terça-feira, 3 de agosto de 2010

A visita da Rainha Elizabeth II ao Recife em 1968

Rainha Elizabeth II, desfila ao lado do Governador Nilo Coelho pelas ruas do Centro do Recife, em 1968. Foto: Revista Nossa História.

18 de novembro de 1968

A visita da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philips era aguardada com grande expectativa pela sociedade pernambucana, que a princípio não constava no roteiro. Eu era um garoto de apenas 5 anos e não tinha a mínima noção desse mega acontecimento, mas tarde, meu pai me contou que houve um grande alvoroço na capital pernambucana, inclusive na Bomba do Hemetério, onde nós morávamos, os coletivos saiam lotados, tão grande era a curiosidade de vê uma rainha de perto.

Foi armado um forte aparato de segurança em torno do trajeto, com um efetivo de aproximadamente 6 mil policiais, 300 investigadores, além de incontáveis guardas civis, 10 jipes e 7 unidades móveis desde o Aeroporto dos Guararapes, Palácio dos Campos das Princesas e o Marco Zero. Policiais britânicos guardavam as réplicas das jóias da rainha exposta na EMPETUR e o iate real atracado no Porto do Recife, onde seguiria após as duas horas de permanência na veneza brasileira, aos portos de Salvador, Rio de Janeiro e Santos. No roteiro da rainha constava também São Paulo e Brasília.

O Recife antigo, hoje é um ponto turístico e totalmente revitalizado, mais em 1968, as edificações de três andares, tinha um aspecto de certo abandono, que durante o dia as partes térreas funcionavam como pontos comerciais e a noite as partes superiores como prostíbulos. Temendo vexames e constrangimentos, foram tomadas medidas radicais e para muitos, discriminatórias. Para esconder da comitiva real parte dos graves problemas sociais da cidade, as medidas adotadas pela prefeitura e secretaria de segurança pública, constaram remoção dos cães e mendigos do Centro; as portas e janelas dos cabarés foram cerradas com pregos para impedir que as prostitutas descessem ou que ocupassem as janelas e as varandas, um verdadeiro cárcere privado coletivo.

O vexame temido pelas autoridades nas ruas não aconteceu, apenas gritos e esterias, o que é de praxe em eventos públicos envolvendo personalidades queridas do Brasil e do mundo, e com a Rainha Elizabeth II não foi diferente, ela distribuiu simpatia, com sorrisos e acenos o tempo todo. Entretanto, o maior vexame de fato, aconteceu no Palácio dos Campos das Princesas onde faltou energia elétrica demoradamente, a rainha demonstrou tranquilidade e elegância dizendo que na sua terra também acontecia tal fato. Mesmo a luz de vela, apreciou e gostou dos quadros de Lula Cardoso Aires, elogiou as obras de arte em cerâmica de Francisco Brennand. O Príncipe Philips encantou-se com o quadro “A Sombra Verde” de Lula Cardoso, sendo presenteado pelo Governador.

Segundo João Alberto, considerado o maior colunista social pernambucano da atualidade, que cobria para o Diário de Pernambuco, relatou que a Rainha não apreciou nenhuma fruta ali disponível, mas tomou suco de pitanga e chupou uvas. O salão nobre e o salão das bandeiras estavam abarrotados de gente, foram distribuídos 300 convites para ilustres convidados, entre eles: o sociólogo Gilberto Freyre e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara. O governador de Pernambuco, Nilo Coelho foi presenteado com um porta-retrato de mesa com a foto colorida autografada da Rainha e do Príncipe. A primeira-dama Maria Tereza Brennand Coelho ganhou um estojo de maquiagem belíssimo em ouro.

A Rainha Elizabeth deixou o Recife ovacionada por aproximadamente 200 mil pernambucanos, deixando saudades a todos que presenciaram aquele dia monárquico.

GALERIA DE FOTOS DA RAINHA ELIZABETH II NO RECIFE

 Comitiva da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philips, recebidos com honras militares no Aeroporto dos Guararapes. Foto: Revista Veja

 Governador de Pernambuco, Nilo Coelho, recebe a Rainha e sua comitiva. Foto: Revista Veja.


 Rainha Elizabeth recebida por autoridades pernambucanas no Aeroporto dos Guararapes. Foto: Diário de Pernambuco.

Comitiva real em cortejo pela Avenida Boa Viagem com destino ao Palácio do Campo das Princesas. Foto: Diário de Pernambuco.


 A Rainha Elizabeth acena para multidão ao chegar no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Diário de Pernambuco.


 O Governador de Pernambuco, Nilo Coelho, apresenta os convidados a Rainha Elizabeth. Foto: Diário de Pernambuco.

Governador Nilo Coelho observa a Rainha Elizabeth conversando com convidados no Palácio do Governo. Foto: Diário de Pernambuco.


 Banda Imperial Inglesa, fez uma apresentação em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Foto: Revista Veja.
 O arcebispo Dom Helder Câmara deixa o Palácio do Governo após visitar a Rainha Elizabeth. Foto: Diário de Pernambuco.


 Multidão acompanhou o desfile da rainha Elizabeth II pelo centro do Recife.

A comitiva da Rainha Elizabeth percorreu as ruas do Recife antigo. Foto: Diário de Pernambuco.

A Rainha Elizabeth passando em frente ao prédio do Diário de Pernambuco, na Praça da Independência. Foto: Diário de Pernambuco.

 Governador Nilo Coelho acompanha a Rainha Elizabeth na saída do Palácio. Foto: Diário de Pernambuco.

 A rainha Elizabeth desembarca do veículo juntamente com o governador Nilo Coelho.

A despedida da rainha ElizabethII e do príncipe Phillips do Recife. Foto: Jornal do Commercio/Recife.

 Rainha Elizabeth em 2010.

 Por: Jânio Odon/Blog Vozes da Zona Norte (DIREITOS RESERVADOS)
 Fonte: Diário de Pernambuco, Revista Nossa História nº8/2004 e Revista Veja.

7 comentários:

  1. isso é bem interessante, é muito orgulhoso saber que somos tão lisongeado.
    bjks .

    ResponderExcluir
  2. É Aline foi sem dúvida um grande acontecimento, só repetido com a visita do Papa João Paulo II em 1980

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontrar mais fotos da chegada da rainha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Edgar, bom dia. As fotos sobre a visita da rainha da Inglaterra ao Recife,vc encontra na própria internet,bibliotecas,arquivo público do Estado e no CEDOC do Diário de Pernambuco.

      Excluir
  4. Eu vi ela quando a comitiva passava pela Barão de Souza Leão , na altura do Mar Hoyel e do Boliche ! Queria fotos dessa quarteirão !

    ResponderExcluir
  5. Muito linda a recepção,tinha 7anos e não residia em Recife

    ResponderExcluir
  6. Era uma manhã de sábado em Recife. Eu e meus dois filhos de 7 e 8 anos estávamos aguardando na Rua da Concórdia esquina com rua Passo da Pátria , a comitiva da Rainha. Naquele momento o carro aberto da Rainha parou a 2 metros do meio fio da rua, (o trânsito fechou com sinal vermelho). Tivemos a ventura de apreciar a bela Rainha, por uns 3 minutos, bem perto. Ainda hoje guardo em minha memória aquele semblante, como se fosse uma bela pintura, uma tela que jamais se apagou de minha memória, após décadas passadas daquele fato original e belo.

    ResponderExcluir