domingo, 29 de agosto de 2010

Tribo Canindé, 100 anos, na Bomba do Hemetério



Tribo Canindé em apresentação na praça da Bomba do Hemetério em 2011. Foto: Jânio Odon.

Muita gente pensa que os “caboclinhos Canindé”, como é chamado pelo povo bomberense, foi fundado na Bomba do Hemetério, inclusive os próprios moradores da comunidade, pois saibam, que o caboclinhos Canindé foi fundado pelos estivadores Libão e Eduardo, na Rua das Crianças, no bairro de Afogados, em 5 de Março de 1897, com o nome de Príncipe do Rio do Rei Canindé”, que era formado só por crianças.

Em 1910, sob liderança do mestre Manoel Rufino, mudou-se para a Bomba do Hemetério, 596, (atual endereço), onde juntamente com seus irmãos, Miguel Batista da Silva e Severino Batista da Silva, trocaram o nome da agremiação para Tribo Canindé do Recife, diga-se de passagem, não é o nome oficial. Pois pelo seu estatuto elaborado pelo dirigente José Silva Araújo em 1957, o caboclinhos chama-se oficialmente Clube Indígena Canindé. José Silva Araújo foi sucedido pelo mestre- carpinteiro, Severino Batista da Silva, o Bibiano.

Em 1994, com o falecimento de Severino, sua filha, Juracy Simões, assumiu a Presidência da agremiação, melhorando a estrutura do caboclinhos, a ponto de transformar a Tribo Canindé no exímio ganhador de títulos, foram nove títulos consecutivos entre os anos de 1996 a 2004. Além disso, Juracy Simões tem um primo na Europa que faz a divulgação da Tribo Canindé no exterior.
A Tribo Canindé sai às ruas com três tocadores de frente, com taró, caracaxá e uma gaita; seguidos por: porta bandeira, caciques, puxantes, batedores de flechas, tapuias, curumins, rei e rainha. Os seus ensaios ultimamente tem sido realizados na Rua do Rio, por questão de espaço.

Sem nenhum exagero, considero o caboclinhos Canindé, o mais belo em sua categoria, lembro que no final dos anos 70 e início dos anos 80, eu freqüentava bastante os ensaios do caboclinhos, que era realizado ao lado da sede em chão de areia, eu na época, solteiro, juntamente com alguns colegas íamos muito aos ensaios para paquerar as belas garotas que ali freqüentavam. Tempos de grande movimentação na nossa querida Bomba do Hemetério, onde a moçada dividia suas atenções entre os ensaios da Tribo Canindé e Gigantes do Samba, que tinha como sede o saudoso São Luiz, onde hoje fica a Igreja Universal.

 GALERIA DE FOTOS DA TRIBO CANINDÉ
 

 A presidente da agremiação Juracy Simões falecida em 2015. Fotos: Acervo do Caboclinhos Canindé.
 

 Membros da Tribo Canindé na década de 40 do século XX.


Juracy Simões em 1959 em uma exibição da Tribo Canindé no município de Pilar, na Paraíba.


Exibição da Tribo Canindé no município de Pilar na Paraíba em 1959.


Integrantes da Tribo Canindé em frente a sede da agremiação na Bomba do Hemetério em 1966. Foto: Katarina Real/Fundaj.


Exibição da Tribo Canindé na praça do Arsenal, no Recife em 2015.

























































Texto: Jânio Odon de Alencar
Pesquisa: Wilkipédia e site da tribo Canindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário