sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Famosa Orquestra Popular da Bomba do Hemetério


A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério é atualmente a instituição cultural mais expressiva do nosso bairro,orgulho do povo bomberense e pernambucano. A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério foi formada em 2002, por um jovem apaixonado pela nossa música e nossa cultura, trata-se do trompetista, compositor e arranjador, Francisco Amâncio da Silva, o popular Maestro Forró. Ele agrupou jovens da comunidade e estudou a linguagem musical acadêmica, pesquisou ritmos e expressões musicais de Pernambuco, do Brasil e do Mundo.

A orquestra participa duas vezes por semana de ensaios, em sua confortável sede na Rua Pastor Benoby de Sousa, na Bomba do Hemetério, o repertório inclui além do frevo, samba, maracatu, caboclinhos, coco, baião, blues e outros ritmos. A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério é conhecida pela sua versatilidade e pela sua pluralidade musical, fazendo dela uma instituição multicultural.

O Maestro Forró é conhecido pela sua irreverência e difere dos maestros tradicionais pelo modo de vestir, apresenta-se com seu próprio figurino, geralmente de bermuda, camisa de manga comprida, gravata, sandália e grande óculo. Ele mantém parceria com DJ Dolores, há pelo menos três anos. A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, conta com a seguinte equipe: Maestro Forró( Direção Artística e Musical); Paulo Ricardo e Pequeno( Sax Alto); Leleu e Everton Lima (Sax Tenor); Daniel Galego(Sax Barítono); Roberto Patrício, Clovis Oliveira, Metralha e Melqui (Trompete); Elexandro- o Gordo, Moacir, Bira Simão e Alexandro- Cazuza (Trombone); Waltinho d’Souza ( Tuba, Cavaquinho, Banjo e Percussão); Albérico José(Baixo);Wellington Jamaica( Bateria e Percussão); Cícero Baton e Renato Teodoro(Percussão); D’Angelo Espíndola e Valéria( Vocalista), Jéferson Farias e Cleones José Rodie(Equipe Técnica).

O Maestro Forró desenvolve um trabalho social de formação musical com crianças, adolescentes e adultos da Bomba do Hemetério, na Escola Comunitária de Música Zé Amâncio do Coco, o grupo denominado de “ Hemetéricos”. A Orquestra da Bomba do Hemetério tem participação na trilha sonora do filme “A Maquina” do cineasta João Falcão, com duas músicas.


Texto: Jânio Odon de Alencar

Fonte: Site da OPBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário