terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Saga da Família Alencar


Tradicional Família Alencar de Pio IX, Piauí, em 1927. (Em pé, da esq. para dir.): Dona, Tomás Zezinho, Arnaldo, Maria Fé, Zezinho Antão, Domiciana (Tinhá), Izaque Antão, Auta, Tomás Isaque, Joaquim Antão, Gerson e Julia; (sentados): Judite, Amélia com Eurípides ao colo; Izaque Antão de Alencar com Raimunda (Munda) ao colo; Maria Raimunda (Senhara) com Francisco Odon ao colo; Odon Gomes de Alencar com Inácio Odon (Inacinho) ao colo. 
Casa de Leonel de Alencar Rego, patriarca da família Alencar, Fazenda Caiçara em Exu- Pernambuco. Aqui nasceu Bárbara de Alencar, revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817. Foto: Juarês Alencar Pereira,de Exu- PE.
Pintura do auto retrato de Bárbara Pereira de Alencar, neta de Leonel, nascida em Exu- PE, em 11 de Fevereiro de 1760, e faleceu em Fronteiras- PI, em 18 de Agosto de 1832, sendo sepultada no município de Campos Sales - CE. Gravura do blog de Auriberto Cavalcante, de Sobral- CE.


Região do Araripe, onde os irmãos Leonel, João Francisco, Alexandre e Marta chegaram em 1709, para criar gado. Foto: Juarês Alencar Pereira, de Exu-PE.
Município de Exu, sertão pernambucano, onde o patriarca da família Alencar, Leonel de Alencar Rego fixou residência e deixou numerosa descendência, é também a terra de Luiz Gonzaga, o rei do baião. Foto: Juarês Alencar Pereira, de Exu- PE.
Igreja de Freixieiro de Soutelo, Portugal, localidade onde nasceram Leonel Pereira de Alencar Rego e seus irmãos. Foto: Remígio Costa, de Lanheses - Portugal.
Capelinha Senhora da Cabeça, Freixieiro de Soutelo, Portugal. Foto: Remígio Costa, de Lanheses - Portugal.
Alenquer, localidade ao Centro de Portugal que foi dominado pelos Alanos por volta do ano 476 D.C e que deu origem ao nome "Alencar". Foto: Jorge Cipriano, de Alverca - Portugal.

A importância de obter um registro, ser um cidadão, ter um nome, é desejo de qualquer pessoa, um ato de cidadania. Imagine constar em seu registro um sobrenome de uma família tradicional onde seus antepassados e seus contemporâneos fizeram e fazem parte da história de sua cidade e de seu país, é motivo de orgulho e curiosidade. Eu que faço parte da tradicional Família Alencar, levo ao leitor do meu blog a conhecer um pouco a fascinante história desta secular família.


Alencar, outrora Alancar, Alanquar, Alamquer, Alenquer ligado a povoação portuguesa. Considera-se que o nome provém de Alan ( dos alanos) e Kerk ( templo ou igreja). Os Alanos eram povos nômades e guerreiros de origem árabe, da região do atual Irã, em virtude destas guerras acabaram dispersando-se por diversas regiões da África e Europa, e no Século V, d.C - chegaram a Portugal e fundaram pequenos povoados, entre eles a Freguesia de Alenquer ( nome adotado por Dorotéa de Alenquer = Alencar, mãe de Leonel de Alencar Rego, patriarca da Família Alencar no Brasil).

Na Nobiliarquia Portuguesa foi atribuído o título de Baronesa de Alenquer, a Da Moniz de Mendonça da Silva (1578- 1621) e na Nobiliarquia Brasileira o título foi atribuído a D. Francisca de Assis Viana Moniz Aragão (1824- 1897). Esses títulos de nobreza eram dedicados as pessoas que não possuíam quaisquer função pública e que prestavam relevantes serviços a Casa Real, ao Monarca, ao País. A Família Alencar não possui brasão, os brasões encontrados como sendo da Família Alencar, na verdade são plágios dos brasões da Famílias Alancastro e Lancaster.

Martinho Francisco do Rego, nasceu na Província de Minho, Braga, Portugal, foi casado três vezes, a primeira com Domingas Alves com a qual tiveram quatro filhos; a segunda com Maria de São Rafael, com ela teve apenas uma filha; em 2 de Abril de 1682, Maria veio a falecer. Em 23 de Setembro deste mesmo ano, Martinho casar-se novamente, desta feita com a também portuguesa Dorotéa de Alenquer, na Freguesia Freixieiro de Soutelo, ao norte de Portugal, que teve dez filhos- Leonel de Alencar Rego ( patriarca da Família Alencar no Brasil), Marta, João Francisco, Maria, Ricardo, Guiomar, Eugênia, Alexandre, Dalício e Fabião. Martinho Francisco do Rego, chegou a morar em Salvador entre 1650 e 1680, depois retornou a Portugal.

Na segunda metade do Século XVII, A Casa da Torre de Garcia D’Ávila, entidade latifundiária baiana, promoveu a exploração do sertão da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará . Dentre estes latifundiários encontrava-se Leonel de Alencar Rego e seus irmãos.
   Os irmãos Leonel de Alencar Rego, João Francisco, Alexandre e Marta, alinharam e combateram os índios expulsando-os de suas terras e fundaram fazendas pelos sertões de Pernambuco. Em 1709, iniciou-se o povoamento das regiões nas encostas sul da Serra do Araripe onde viviam os índios da Tribo Ançu. Do São Francisco, Leonel de Alencar Rego subiu o Riacho da Brígida até as nascentes na Serra do Araripe, chegando primeiramente em Monte Sombrio ( hoje Acaraí), em Várzea, depois Leonel e seus irmãos chegam em Exu, fundam a Fazenda Caiçara, onde tornam-se grandes criadores de gado da Região do Araripe. Depois Alexandre Pereira de Alencar Rego, tornou-se proprietário da Fazenda Bodocó, em Pernambuco; João Francisco Pereira de Alencar, estabeleceu-se em Brejo Seco, no Ceará; Marta de Alencar foi morar no Piauí, onde casou-se. Leonel de Alencar Rego casou-se na Bahia, com uma baiana de Salvador, Maria de Assunção de Jesus e veio morar definitivamente em Exu, na Fazenda Caiçara ou Várzea Grande, que tornou-se célula do atual município de Exu. Caiçara era terra arrendadas à Casa da Torre, então pertencentes ao Coronel Francisco Dias D’Ávila. Até meados do século XVIII, Leonel ainda pagava o arrendamento da Fazenda Caiçara, depois de se tornar proprietário de vasto trecho de terra, Leonel desmembrou sua posse primitiva em outras fazendas, tais como: Araripe, Morro e Caracuri. Leonel de Alencar Rego teve numerosa família que depois migraram para outras cidades de Pernambuco, além do Ceará, Bahia, Piauí e outras cidades brasileiras. Seu filho Joaquim Pereira de Alencar que nasceu na Fazenda Caiçara foi quem herdou a velha fazenda do pai, onde residiu por quase toda vida.

Em 11 de Fevereiro de 1760, nasce na Fazenda Caiçara, aquela que seria a primeira mulher republicana e revolucionária do Brasil, com participação direta na Revolução Pernambucana de 1817, Bárbara Pereira de Alencar, curioso é que ela foi registrada na Freguesia de Cabrobó- PE, com o final “ Alanquer”, outras duas netas de Leonel, Margarida e Francisca foram registradas na mesma Freguesia com o final “ Alanquar”.
   Em 1782, Bárbara de Alencar, casou-se com o capitão português e comerciante do ramo de tecidos na vila do Crato- CE, José Gonçalves dos Santos. Bárbara teve cinco filhos: João Gonçalves de Alencar, Carlos José dos Santos, Joaquina Maria de São José, Tristão Gonçalves Pereira de Alencar e José Martiniano de Alencar ( pai do escritor José de Alencar).

   Em 6 de Março de 1817, eclode a Revolução Pernambucana, onde pernambucanos insatisfeitos com a opressão portuguesa tentam formar uma República Independente. Bárbara de Alencar se envolve na revolução, e mais tarde é presa enquanto tentava fugir do Crato- CE para Campina Grande- PB. Com ela também foram presos, seu filho Tristão Gonçalves e seu irmão Leonel ( que não é o patriarca). Bárbara de Alencar só sai do cárcere em 17 de Novembro de 1821, por ocasião da anistia geral. Em 1823, o filho de Bárbara comanda as tropas que expulsam os portugueses do Maranhão.

   Em 18 de junho de 1822, nascia em Exu-PE, Guálter Martiniano de Alencar do Araripe, O Barão de Exu, título agraciado por decreto do Imperador do Brasil de 15/11/1888. O Barão de Exu era político, sendo eleito diversas vezes deputado províncial por Pernambuco, também era Coronel da Guarda Nacional. O Barão de Exu, faleceu no dia 22 de Julho de 1889.

   Em 1824, durante os conflitos provocado pelo movimento revolucionário denominado de Confederação do Equador, na Província de Pernambuco e estendida a outras Províncias do Nordeste, morre numa emboscada no Vale do Jaguaribe, no Ceará, dois filhos de Bárbara de Alencar, Tristão Pereira de Alencar e Carlos José dos Santos.

   Em 1º de Maio de 1829, nasceu em Messejana, no Ceará, José Martiniano de Alencar, um dos maiores romancistas do Brasil. José de Alencar também era jornalista, político, advogado e dramaturgo; ele era filho do senador da Província do Ceará, José Martiniano Pereira de Alencar, filho de Bárbara de Alencar. José de Alencar, veio a falecer no Rio de Janeiro em 12 de Dezembro de 1877.

Em 18 de Agosto de 1832, morre aos 72 anos, velha e bastante doente na Fazenda Alecrim, em Fronteiras no Piauí, Bárbara Pereira de Alencar, mas ela foi sepultada em Campos Sales, no Ceará.

A saga dos “Alencar” seguem fazendo história neste Brasil Contemporâneo alguns nomes bem quisto, outros nem tanto, citemos alguns nomes: Miguel Arraes de Alencar, Marechal Humberto Castelo Branco, Humberto Alencar, Alencar Furtado,entre outros. É bom deixar bem claro, que algumas pessoas adotaram o “Alencar” sem fazer parte da árvore genealógica da Família Alencar, e sim, para homenagear alguns personagens históricos da família, como por exemplo, o romancista José de Alencar. Existem outros casos, em que as pessoas fazem parte da família, principalmente as do sexo feminino, que ao se casarem, excluem o “Alencar” de seu nome e adotam o da família de seu cônjuge.

Texto: Jânio Odon de Alencar
Fonte: Wikipédia, Site de Aráujo Alencar e Diário de Pernambuco.













139 comentários:

  1. estou a procura da mainha familha dos alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola´Edmar quer se ajuntar aos Alencar no face adiciona o Daniel Pereira Fernandes de Alencar Pereira.

      Excluir
    2. Ola gostaria de saber um pouco de informaçoes ,se possiveis ,ao respeito da minha arvore geneologica ..sou Neilani Pinto Alencar filha de Jorge Viana Alencar ,sendo neta de Luis Rodrigues Viana Alencar e Margarida Viana Alencar.
      sei que toda uma parte de minhas raizes nasceram(vieram)do Cearà em Itapipoca,Trairì ,canaa .gostaria muito de saber o nomes dos meus bisavòs origem ou proveniença, zona ....obrigada

      Excluir
  2. Eu estou a procura da famiia do meu pai , ele se chama Francisco Fernandes Alencar , nao sei muito sobre a familia do meu pai , mais gostaria de saber qualquer coisa sobre a familia do meu pai .So sei que ele saiu muito joven da casa da familia ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Seu pai se chama francisco fernandes alencar? Meu avo tambem se chama francisco fernandes alencar

      Excluir
    2. Oi. Seu pai se chama francisco fernandes alencar? Meu avo tambem se chama francisco fernandes alencar

      Excluir
    3. Estamos aguardando seu contato. Estamos em brasilia. Meu facebook. Jane ester alencar

      Excluir
    4. Meu email
      Janeesterps@yahoo.com.br

      Excluir
    5. Boa noite gostaria de fazer parte do face da família Alencar.

      Excluir
    6. Estou procurando os parentes do meu pai que de chama João Batista Borges de Alencar

      Excluir
  3. Meu avô é Adão Coutinho de Alencar e sua mãe Cacilda Alencar que morava em Exu antes de casar e vir morar em Bodocó cidade vizinha a Exu por isso estou a procura da árvore genealógica da minha família que deve ter tido incio com Leonel de Alencar ou um de seus irmãos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Bom dia
      Vc tem conhecimento deste livro publicado no site www.araujo.eti.br ? Sobre a família seixas alencar?
      Tem fotos nesse livro q minha vo guardavá. Era ela a parte citada no livro q veio para castanhal Pará. Vc tem contato com quem publicou este livro? Gostaria do contato.
      Meu email: g.2013.nascimento@gmail.com
      Grazielly

      Excluir
  4. Olá,

    Também estou a procura da árvore genealógica da minha família. O nome do meu avô é Belisário Elias Alencar e o pai dele Pedro Elias Alencar. Sei que a família do meu avô era de Alagoas, mas ouvindo histórias da minha avó também sei que a nossa família era de Exu-PE.

    A família atualmente mora na região do Cariri do Ceará, em Juazeiro do Norte.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Boa Noite! Alenquer é um nome de origem judaica ou é o nome de localidade onde viviam judeus? Existe comunidade Alenquer no Pará e em Portugal. Gostaria de tirar esta dúvida. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Jânio Boa Noite meu nome é Antonio gostaria de saber se essa Família Alencar é a mesma do falecido Governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar e se você me permite divulgar essa história na página do Facebook Pernambuco Arcaico lógico divulgarei seu blog e seu nome como fonte "Boa Noite Abraços"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antônio Oliveira, boa noite. Leonel Alencar, o patriarca, veio com três irmãos para o Brasil, um ficou em Bodocó-PE, outra foi para o Piauí e João Francisco Alencar estabeleceu-se em Brejo Seco-CE no século XVIII, daí o indício de que José de Alencar, Miguel Arraes fazerem parte desta grande família, com certeza. Um abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Jânio, você sabe o nome do homem de gravata listrada na primeira foto? Desconfio que ele seja meu bisavô. Meu avô (que seria filho dele) já faleceu e portanto, não tenho como confirmar essa suspeita. Se possível, gostaria de saber o nome de todos os presentes naquela foto hehe... Desde já agradeço. Abraço.

      Excluir
    5. Boa tarde, amigo! Esta foto é de 1927, quem me deu de presente foi uma prima minha. Esta foto foi tirada em PioIX, no Piauí. O que sei desta foto é que os dois últimos sentados são meus avós paternos. Raimunda Alencar e Odon Gomes de Alencar. O senhor sentado ao centro com uma criança ao colo e meu bisavô materno, que não sei o nome, o que sei é que a criança que ele segura, é a única que está viva, atualmente com 93 anos.

      Excluir
  8. Jânio bom dia. Meu nome é Jefferson, filho de José Gomes de Alencar e neto de Odilon Gomes de Alencar. Minha família é de Juazeiro do Norte. Gostaria de saber se há ligação da minha família com os que aqui chegaram (Leonel e seus irmãos e irmãs)? Também gostaria de saber se você tem conhecimento sobre a rixa que existia entre a Família Alencar e a Família Sampaio? Parabéns pela sua pesquisa. Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi, Jefferson Alencar, minha família também é de Juazeiro e todos conhecem muito bem a rixa entra os Alencar e os Sampaio.

      Talvez algum parente seu deve lembrar de Raimundo Saraiva (de Juazeiro), que costumava matar o povo e enterrar no próprio quintal. Ele foi assassinado na serra de Caririaçu, e até hoje não encontraram a cabeça dele. A mulher dele ficou paralítica, e ainda deve estar viva. 2 outras pessoas que ajudavam ele a matar o povo dessa rixa, também foram mortas no local.

      Excluir
    4. Ola bom dia, sou cearense da cidade de Jardim-CE, la existem muitos descendentes da família Alencar tem ate uma rua com o nome denominado Rua Leonel Alencar.

      Excluir
    5. Obrigado por participar. Voltando ao assunto, não é atoa que o Ceará é conhecida por "Cidade Alencarina". Um abraço!

      Excluir
  9. Janio boa tarde!
    meu nome é Maryland
    meus avós são da cidade de campos sales ceará descobri agora os nomes deles, visto que meu pai era separado de minha mãe. Descobri o nome de minha avó, ela chamava-se maria Joaquina Alencar, voce pode verificar se faz parte da genealogia da família alencar ?

    ResponderExcluir
  10. Jânio boa noite, meu nome é Katia ,sou do RJ. Queria lhe pedir uma ajuda.Minha mãe se chamava Luzanira Pereira de Menezes,minha avó Donina Pereira de Alencar e meu avô Jose Joaquim de menezes. acontece que tudo que procuro não não bate .a única coisa que sei é eles tinham açude no Araripe .vc pode me ajudar? meu email é Kmferrreira @ oi com br obrigada

    ResponderExcluir
  11. Prezado Jânio, sou filha de Conceição Alencar de Souza (nome de solteira) filha de Albertina Alencar Lima (nome de solteira), filha de Francilina Alencar de Lima, no caso minha bisavó Francilina era do Ceára e mudou-se para PIO IX/PI, gostaria muito de saber se somos descendetes de Leonel, pois minha avó tinha um sonho de fazer um livro com a história da família! Obrigada!https://www.facebook.com/#!/juliana.teixeiracarvalhobeme

    ResponderExcluir
  12. Oi, minha avó se chama Raimunda Alencar Alves, ela veio do Maranhão, será que ela era descendente da família ?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Amigo Jânio,
    Sou natural de Salgueiro-PE, meu nome é Dinamérico de Alencar Santos Junior, e carrego os nomes Dinamérico e Alencar assim como meu pai, avô, entre outros. Vi seu nome, Odon, e meu bisavô se chamava Odon Duperon de Alencar. Sou muito curioso quanto a esses nossos nomes alem do Alencar, como Dinamérico, Odon, Duperon. Você saberia informar algo sobre esses???

    ResponderExcluir
  14. Oi JÂNIO me chamo Sandro de Alencar Sales, neto de Mário Peixoto de Alencar (falecido) ,que nasceu em EXÚ mas foi embora por conta das brigas e do casamento com minha avó Otília que era Bugre, na verdade gostaria de saber mais e conhecer parentes, pois a história do Brasil, foi em parte escrita por nossa família e é muito bom saber obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, me chamo sabrina mariana alencar, minha avó se chamava Maria das dores alencar alves e minha bisavó maria alice alencar não sei o restante do nome dela mas sei que ela tinha uma irmã que se chamava otilia que morou boa parte de sua vida no juazeiro. minha família a que tudo indica se originou no exu.

      Excluir
  15. Eu Neusa Ribeiro de Alencar
    Filha de Artur Ribeiro de Alencar que era filho de Francisco Marques de Alencar e Carolina Marques de Alencar originario de Mata Grande e Olho D'água em AL, segundo meu pai eram mais ou menos 20 irmãos e irmãs, o nome de dois deles: José Ribeiro de Alencar e Getulio Ribeiro de Alencar saiu ele nos anos de 1945 e nunca mais voltou, gostaria se possivel ter noticias da familia do meu pai, pois não conhecemos ninguem | Cuiabá MT , o Email e do meu neto

    ResponderExcluir
  16. OLA JANIO B. TARDE.EU SOU VALTER CIDADE SALTO SP MINHA MAE RITA SUNDOUW DE ALENCAR NOME DE SOLTEIRA.PAI JOSE BENTO DE OLIVEIRA E MAE EXPEDITA SUNDOUW DE OLIVEIRA ELA FALA ,QUE SAO TODOS ORIGEM DE ARARIPE CE. INFORMAÇOES EU FIQUEI SABENDO QUE TEM BASTANTE PESSOA EM ARARIPE PELO CARTORIO DE LA .VOCE SABE ALGO MAIS DESDE JA AGRADEÇO CONTATO 11 4021 2301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel Arraes, o avo de Eduardo Campos, é um Alencar de Araripe. A mãe dele se não me engano morou e teve filhos em Barbalha-CE.

      Excluir
    2. sou da família alencar com muito orgulho e lendo tudo isso é a maesma linhagen minha familia alencar ta taboca pernambuco veio para o Ceara onde conheceu meu bisavõ que é FEITOSA DOS INHAMUNS E HOJE TUDO É UMA FAMÍA MUITO GRANDE

      Excluir
  17. B.DIA agradeço.consegui tirar 2 via cer nasc.da minha mae e fiquei sabendo tem uns parentes la sao da familia Jose Sindeaux de Alencar casada com Maria Duca de Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem? Sou da familia do Jose Sindeaux de Alencar e Maria Duca de Alencar! Conseguiu tirar 2 via da certidão de nascimento de quem? Estou a procura da certidação da Expedita Sindeaux de Alencar. Agradeço se tiver alguma informação :)

      Excluir
  18. EU VALTER DESDE JA AGRADEÇO SE VOSSA PESSOA CONSEGUIR algo mais SOBRE JOSSE SINDEAUX DE ALENCAR OU MARIA DUCA DE ALENCAR FACEBOOK WALTER LIMA SALTO SP

    ResponderExcluir
  19. OLA JÃNIO BOA NOITE ,SERA QUE CONSEGUE POR MAIS INFORMAÇOES.VEJA BEM JOSE SINDEAUX DE ALENCAR CASADA COM MARIA DUCA DE ALENCAR .TEM UM IRMAO POR NOME FRANCISCO SINDEAUX DE ALENCAR E JOANA SINDEAUX DE ALENCAR SE SOUBER DE QUE LINHAGEM É DESDE AGRADEÇE Q.DEUS ABENÇOA.UM GRANDE ABRAÇO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,boa noite. Por fazer parte da família Alencar, resolvi fazer este trabalho de forma séria e objetiva sobre a origem de nossa família. Puro hobby. Por este motivo não tenho nenhuma informação adicional da sequência da linhagem que proliferou pelo país. Mil desculpas e obrigado por visitar o meu blog, um abraço!

      Excluir
  20. Essa atual família Alencar de Messejana, onde estão envolvidos com a política, tem parentesco com a família Alencar de exu?

    ResponderExcluir
  21. Sou de Juazeiro do Norte, minha família Alencar é do Exu, e a gente também tem bastante parente em Fortaleza. O povo costuma mudar pra capital pra terminar os estudos ou trabalho e acaba ficando.

    ResponderExcluir
  22. Olá minha mãe sempre comenta que somos descendentes de José Alencar ,pois o avô dela tinha sobrenome e tinha grau de parentesco com os Alencar ,já o meu avô não herdou o sobrenome Alencar ,mas obteve o sobrenome Ulisses.achei interessante a história e sempre pesquiso sobre minha árvore genealógica é bem interessante nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniella, achei interessante você ter o sobrenome Ulisses pelo fato de meu pai ter nascido em Exu e também ter esse sobrenome por parte da mãe. Será que somos parentes distantes?
      Muito interessante.

      Excluir
    2. Mas qual seu sobrenome Murilo mentir?

      Excluir
  23. Olá Jânio. Pesquiso sobre os Alencar, pois um dos meus hexavôs (Martinho da Costa Agra) era descendente deles. O que me deixou intrigado foi a fotografia da família, pois pelos sites que pesquisei, Leonel de Alencar Rego teria falecido em 1767, décadas antes da invenção das fotografias. Eu não tenho ainda nenhum documento sobre as datas de nascimento e morte de Leonel, portanto é possível que os sites estejam equivocados. Porém, caso as datas estejam corretas, essa foto não seria dele, infelizmente. Você teria mais informações sobre isso?

    Um abraço,

    Paulo Victor Oliveira do Egito

    ResponderExcluir
  24. Paulo Victor, também pesquiso esta família principalmente os da Costa Agra. Segue meu e-mail: origemdafamilia@gmail.com
    Tenho umas coisas sobre eles.
    Graça Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá minha vó é dos alencar e se casou com o meu avó que era dos alves.você têm informação sobre a família alves? não conheci meu avô ele foi embora e levou dois filhos de minha avó para são paulo e de lá ninguém teve mais noticias

      Excluir
  25. PROCURO POR 3 IRMÃOS QUE ATE ONDE SEI MORAVAM NO exu. O NOME DO MEU PAI ERA JOÃO ALENCAR E MEU AVÔ ODOM ALENCAR

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber Qual era o nome do Pai de Adriano Carneiro de Alencar

    ResponderExcluir
  27. Olá, Meu pai, Albino Gomes de Alencarnasceu em Ouricuri -Pe era afilhado do Padre Cícero. chamava -se Albino Gomes de Alencar, minha avó se chamava Josefa,Vieram todos os irmãos para Teresina, Piauí, ainda pequenos só com minha avó. Aqui viveu com até seu falecimento em 1999. Gostaria de saber como encontro a arvore Genealógica da familia.
    Meu Nome é Carlos Alberto G Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos, vc pode pesquisar na internet ou livros. O meu papel foi exclusivamente pesquisar a origem da família Alencar e só. Um abraço!

      Excluir
    2. Grato pela atenção e sugestão.

      Excluir
  28. Jânio de Alencar, obrigada por suas informações.
    Carlos Alberto existem informações dos Alencares na Sociedade Genealógica Brasileira e Na Biblioteca do acervo genealógico da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ambos são gratuitos esta é a 3ª maior biblioteca de genealogia do mundo. Abraço da prima.

    ResponderExcluir
  29. Olá , meu pai é de Pernambuco-exú,ele diz que é descendente da Barbara de alencar , gostaria de saber se procede? O nome dele é José Ribamar Pereira de Alencar e do meu avô é Miguel Pereira de Alencar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, boa tarde. Seu pai tem toda razão. Barbara nasceu em Exu e é Pereira Alencar. Há indício maior do que este?

      Excluir
    2. Minha mãe chama se Francisca coelho Gomes, filha de José Martins coelho pereira de Alencar, hoje ela tem 91 anos.gostaria muito de iniciar uma pesquisa pois ela perdeu toda a família ainda muito pequena, todos morreram de malária no Piauí. Ela fala em alguns nomes como João Martins pereira de Alencar, Miguel Martins pereira de Alencar,Herminio coelho pereira de Alencar.

      Excluir
  30. Me chamo Katiucia venia alencar, minha avo e do piaui , e ela conta que o bisavô dela era português... Enfim andei me pesquisando e me interessei muito sobre a árvore geneologica.Gostaria de saber se faço parte dessa linhagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Katiucia. Com certeza. Há todo indício de que vc faça parte desta linhagem. A história da família começa em Portugal.

      Excluir
  31. Boa tarde.
    Meu sobrenome é Alencar, meu pai é Luis Pereira de Alencar, meus avós paternos eram primos - Raimunda Pereira de Alencar e Benedito Pereira de Alencar. Eu tbm gostaria de saber se faço parte dessa Familia. Gostaria de saber tbm se temos a cidadania portuguesa.

    ResponderExcluir
  32. Faço parte dessas. Família.. gostaria de conhecer mais.

    ResponderExcluir
  33. Opa, minha avó se chama JOAQUINA Ulisses de Alencar, nascida e criada (até seus 17 anos) em Exu-Pe. O pai dela (meu bisavô) chamava-se Alencar...
    Notei que um dos filhos de Leonel de Alencar do Rego se chamava JOAQUIM Pereira de Alencar. É possível que minha avó seja da mesma linhagem da árvore genealógica? Gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite!

    Meu nome completo: Eliseu Pereira Alencar Araripe.
    Meu pai casou com a minha mãe, que se chamava Liduina Pereira Araripe. O nome do meu pai era: Lucas Alencar Araripe e, antes de falecer, meu pai contou à minha mãe que conviveu com mais 3 mulheres e fiquei sabendo que meu pai deixou mais de 40 irmãos do relacionamento com essas 3 mulheres. Quero muito conhecer alguns dos meus irmãos da parte apenas do meu pai. Pode me ajudar nesta busca, Jânio Odon de Alencar? REPITO O NOME DO MEU PAI: LUCAS ALENCAR ARARIPE. Ele nasceu e viveu em FORTALEZA-CE. Forte abraço e att, Eliseu P. ALENCAR ARARIPE

    ResponderExcluir
  35. Meu bisavô se chamava Gualther Pereira de Alencar, nasceu em Crato-CE, entre os anos de 1880 e 1890. Ficou órfão devido a uma seca e foi criado por um tio por nome Leonel de Alencar, com quem migrou para Altos no Piauí. Nosso núcleo familiar está em Santa Luzia do Paruá-MA. Se alguém puder me ajudar com mais informações .....

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, Jânio Odon de Alencar.
    Eu gostaria de entrar em contato com você por e-mail?
    Seria possível?
    Agradeço desde já.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  37. Procuro a família de minha mãe que se chama, Maria José fernandes de alencar. A família é da região dos inhamuns(aiuaba, taua)

    ResponderExcluir
  38. Estou a procura da família do meu pai José Lima de Alencar, de Sobral - CE. Nome da mãe dele era Quiteria Camilo de Alencar e o pai José Lima de Alencar. Quem tiver informações me chame no whatsapp 62 999472884, ou no facebook https://www.facebook.com/amandaralencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Amanda,Wanderley,Cristovão,Luis Magno e Roberto, boa noite! Gostaria muito de ajudá-los, entretanto,apenas narrei a origem dos "Alencar" da qual eu faço parte e quis através deste blog fazer uma singela homenagem. No entanto,não mantenho nenhum contato com membros da família espalhadas pelo país, e sim, só dos parentes próximos. Obrigado pela visitação ao blog e desculpas em não poder ajudá-los.

      Excluir
    2. Poderia me informar sobre quem poderia me ajudar. 9898756-6477

      Excluir
  39. Olá
    Que belo texto. Parabéns
    Meu nome é Cleonice Fernandes Costa, moro em Curitiba e estou fazendo a Árvore Genealógica de minha família e estou com dificuldades para encontrar o nome de meus tataravós e de onde eles vieram ou de quem são seus parentes diretos
    Eu sou filha de Iraci Alencar, neta de Miguel Crispim de Alencar que se casou com Maria Madalena Martins. Meu bisavô pai de minha avó se chamava José Martins Ribeiro que se casou com Francisca Calixto
    e todos eram ou moraram em Bebedouro, hoje Aiuaba no Ceara. Se alguém puder me ajudar com alguma informação eu ficarei imensamente grata
    Abraços
    cleofercosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Meu avô saiu de araripina moço por causa das brigas entre famílias.... Ele sempre contava que viajou de pau de arara várias dias e veio para São Paulo depois veio para Pirassununga... Se casou aqui e voltou buscar minha Biza Antônia Pereira de Lima... Junto com ela também veio outros irmãos dele... Só ficou uma irmã conhecida como Dudu.... Ele disse que não tem o Alencar no nome devido às brigas entre famílias, que no cartório tiraram o Alencar adotando Portugal no sobrenome.... José Alberto Portugal... Gostaria de noticia da irmã dele mais nova Dudu.... dani.fatima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá, me chamo Valdira e sou filha de Joaquim Pereira de Alencar nascido em Enxu,mas ao sair da cidade por motivos de brigas familiares mudou o sobrenome alencar para carvalho. Eu gostaria de saber mais histórias e quem sabe descobrir parentes, sou muito apaixonada pela familia do meu pai.

    ResponderExcluir
  42. Ola, estou a procura da familia da minha avó Azira Teles Alencar, da cidade de Exu-Pe. Ela dizia que o seu pai era delegado na cidade e chamava-se Antonio.

    ResponderExcluir
  43. Olá, conversando hoje com meu avô... soube que minha bisavó nasceu em Exu-PE o nome dela é dorge valina alencar...

    ResponderExcluir
  44. Olá
    Sou tataraneto de José Fidelis, ex combatente da revolução de 1932, que era casado com Cecília de Alencar, gostaria de saber as raízes anteriores dos mesmos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Olá meu nome é Marinês Araújo de Alencar, sou neta de Maria da Conceição Alencar que não tenho certeza se nasceu na região de Exú PE, seu filho meu pai Manoel Araujo de Alencar nasceu em Cabrobó PE e eu gostaria de saber se tenho ligação com a familia Alencar e se é uma única familia mesmo. Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Sou neta de francisco fernandes alencar e de sebastiana coelho de matos. O casal fantastico. Ele tem 102 e ela 101. Uma fonte histórica. Recentemente foram entrevistados no Fantastico da globo. Sao filhos de ana joaquina de alencar e jose francisco silva . Vieram do maranhao mas mi ha bisavo era do Ceara.

    ResponderExcluir
  47. Oi janio bom dia. Como posso localizar uma pessoa pelo blog. Vi pelo seus comentarios alguem procurado meu avô. Ele ainda esta vivo. Tem 102 anos. Foi reportado pelo programa do Fantastico no ultimo domingo.
    Meu email
    Janeesterps@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Mariangela Alencar Costa29 de maio de 2018 às 21:22

    Olá! Boa Noite! Estava procurando achado sobre minha família Alencar! Meu bisavô, Jeferson da Franca Alencar, do sitio Fundão, que no qual,tenho muito orgulho, por ter sido um grande ecologista. Somos do Crato! Um abraço!

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Olá, boa tarde, Estou a procura da família do meu avô, Arnaldo de Castro Alencar, natural de Exu, PE. Ele era do exército e foi morar em João Pessoa, Paraíba, atuando como escrivão. Chegou a escrever crônicas em um jornal. No Aguardo. Abraço.

    ResponderExcluir
  52. Olá Boa noite , sou filha de Núbia Alencar Araújo que e natural do Ceará Crato, sou neta de Eliezer Nunes e Julita leite Nunes nome de casada nome solteira Julieta Alencar Araújo, sou prima de Bárbara Alencar, José de Alencar, somos os alencares de exu , a família da minha avó pertence aos alencares Alencarsomos família de coronéis, e do meu avó aos Nunes, . Gostaria de achar mais parentes meu .soi parente de Mundinho nunes que trabalhava no correio da cidade de Crato Ceará, neta de Desa Essa que morava em frente a à igreja diocese no Crato,

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Sou filha de Francisca Calixto Alencar, neta de Expedito Calixto Alencar e Cista Calixto Alencar, que moravam em Santana do Cariri Ceará. Minha mãe veio para São Paulo à trabalho e desde então não tem mais contato, isso faz mais de trinta anos. Se alguém souber de alguma informação, peço por gentileza que entre em contato.
      nathy.alencarborges@gmail.com

      Conto com o apoio de vocês! :-)

      Excluir
  55. Meu avô se chamava Crisóstomo Geraldo Leite Alencar, de Exu. Minha avó Francisca Bezerra Alencar da Serra Grande.

    ResponderExcluir
  56. Sou neta de João José de Alencar e Maria Gloria Sabino
    o Alencar do interior de Campos Sales,minha vó faleceu quando ia mandar fiar o algodão pois tava gravida de gêmios e a égua q ela montou ainda brava jogou ela numa estaca levando assim numa fatalidade qualquer informação
    agradeço nao conheço nenhum parente.Minha mae foi dada a outra irma pois nasceu de sete meses e essa irmã cassou-se mudando pra outro lugar

    ResponderExcluir
  57. Bom demais ler tantos comentários sobre a família Alencar.
    Sou Sirlene de Alencar Barros, minha mãe Newta Maria de Alencar Barros era de Exu.

    ResponderExcluir
  58. Sou dos Alencar de Pio IX - PI, quando ela faleceu na Fazenda Alecrim, a localidade fazia parte do município de Pio IX e por aqui ela plantou o nome da tradicional família Alencar. Morro de vontade de descobrir minha árvore genealógica até chegar em Bárbara, mas minha não lembra se quer dos nomes dos seus bisavós por parte dos Alencar.

    ResponderExcluir
  59. Olá! Me Chamo MArilza Alencar da Silva, originária de Coari Amazonas, minha Mãe se Marinete de Paula Alencar ,a descendência de minha família até meu conhecimento é do Ceará. Migraram pro Amazonas na época da borracha segundo meus pais contam , fico feliz em saber que somos uma "família" extensa e de costumes diversos...

    ResponderExcluir
  60. Sou o Leandro. Gostei da Matéria, sou da Família Pereira da Silva, de Origem Da região dos Inhamuns ( Ceará) e da Família Pereira da Silva de Serra Talhada - PE Pergunto se o "Pereira" da Família Alencar é o mesmo dessas Famílias. Sou de Oeiras-PI

    ResponderExcluir
  61. Olá, eu gostaria de saber se faço parte da grande família de Alencar. Meu pai se chamava Manoel Pereira Alencar e o pai dele se chamava Manoel Pereira de Alencar, não sei qual é o nome dos meus bisavós e nem tataravôs, eu gostaria de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Maria Fernanda Pereira Alencar

      Excluir
    2. Meu pai nasceu em Petrolina-PE

      Excluir
    3. Interessante. Minha mãe chegou a assinar o nome como Francisca Pereira de Alencar, seu pai foi João Pereira de Alencar e meu bisavô foi Gualter Pereira de Alencar

      Excluir
    4. Boa tarde Tudo bem Você já ouviu fala coronel Francisco Alencar

      Excluir
  62. Olá sou neta de odonel Arnaldo De Alencar e Raimunda Luzanira Arnaldo Alencar. Gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
  63. Boa noite!
    Me chamo José Alencar Leite Neto, nome dos meus avós José Alencar Leite, Ana Ramalho de Alencar, são da Paraíba de Conceição do Piaco

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde
    Sou Evaldo Coelho de Alencar Júnior, filho de Evaldo Coelho de Alencar que teve como pai Francisco Coelho de Alencar que oiê sua vez teve como pai Augusto de Alencar, meu tri avô. Naturais de Messejana, Ceará. Por favor, de qual raiz Alencarina eu pertenço? Há como saber?

    ResponderExcluir
  65. Gostaria de saber um pouco sobre Brígida de Alencar. Existem informações sobre Bárbara de Alencar, mas tenho dificuldade de encontrar informações sobre Brígida. Meu pai me dizia que eram irmãs, mas achei informações de que Brígida era mãe de Bárbara. Poderia tirar esta dúvida. Meu nome é Marilvia Dansa de Alencar. Sou filha de José Coelho de Alencar, já falecido, e minha família está espalhada por Crato, Barbalha, Granito, Exu e outros municípios...

    ResponderExcluir
  66. Meu pai falecido Gregório Alencar dos Santos filho de Brás Alencar de Água Branca Piauí moto em Resende minha família veio do Maranhão. Gostaria de conhecer alguém da família de meu pai .Aldener .

    ResponderExcluir
  67. Olá, gostaria de ter informações sobre os descendentes de Joaquim de Mattos Arraes de Alencar e Raymunda Arraes de Alencar, eles tiveram alguns filhos entre eles o Luiz Arraes de Alencar que nasceu em Crato-CE, que ainda jovem por volta dos seus 17 anos foi tentar a vida no Rio de Janeiro onde casou-se e constituiu familia. meu email é viviane9643@gmail.com. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não posso ajudá-lo. A história revela apenas a origem da família. Um abraço.

      Excluir
  68. Sou descendente dessa família com certeza. Meus avós, bisavós eram de Exu. Nunca saíram de lá. Quando estive lá uma única vez na vida, percebi que viviam ali a pelo menos 250 anos. Mas não não exatamente quem eram as pessoas. Sei que é Alencar, Carvalho/ Caetano e Luna.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite. Gostaria de saber se minha tataravó pertence a essa ramificação da família Alencar. O nome dela é Isabel Chavelina (pode ser Xavelina ou Ameliana - segundo registros) de Alencar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo. Infelizmente, não posso ajudá-lo, pois a pesquisa teve como finalidade, contar apenas a história da origem da Família Alencar. Eu não faço esse acompanhamento. Obrigado pela visitação. Um abraço.

      Excluir
  70. Olá, sou Edivaldo Farias de Alencar, estou sempre pesquisando sobre a família Alencar. Meu bisavós eram do interior de Pernambuco e até então, não tenho informações concretas a respeito da origem da minha descendência Alencar aqui no Brasil. Mesmo assim,acredito que a família Alencar, seja a mesma e até porque , tenho parentes em Portugal. Gostaria de saber se realmente estou certo nas minhas conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Edivaldo. Vc está no caminho certo. Vc é um legítimo Alencar.

      Excluir
  71. Bom dia, me chamo Márcia de Souza Alencar, e os meus pais falecidos Walfrido Monte Alencar casado com Maria do Carmo de Souza Alencar. Meus pais eram Alagoas, e vieram para o Rio, portanto, eu sou carioca. Gostaria muito de encontrar algum parente, já que sou filha única e pouco sei ou lembro de algum tio, tia ou primo. Os Alencares eram políticos lá em Seropédica, dentre eles, conheci o Washington, porém eu era criança. Meus avós se chamavam João Monte Alencar ( morou comigo na infância) e Stephanie Alencar Monte. A minha tia era conhecida como tia Mozinha. Esses Alencares moravam no Rio. Me lembro vagamente de três primas: Dione, Denise e Darla, Fabinho... Tinha outro, mas não me lembro. Queria muito saber dessas pessoas ❤️

    ResponderExcluir
  72. Retificando: A minha vó se chamava Sthefania Alencar Monte. Sempre tive orgulho do meu sobrenome porque lindo e imponente, mas não sabia quase nada da origem. ❤️

    ResponderExcluir
  73. Quem quiser entrar em contato comigo é só falar por esse e mail alencarmarcia23@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Nome de minha avó era Leonila Pereira de Alencar, corrigindo, pois o corretor colocou Leonilda

    ResponderExcluir
  76. Minha Avó é Angelita Alves Fernandes meu Avô Francisco Pereira de Alencar ambos primos.

    ResponderExcluir
  77. Olá boa noite tudo bem meu nome e Luana evangelista de Alencar gostaria de saber sobre a família de José paz de Alencar e Marina Bernardina de Alencar qualquer informação me avisem.no Instagram luanaalencar322 obrigada

    ResponderExcluir
  78. Sou da família Neco e me contaram que meu bisavô que residia em Exú-PE,fugiu do local pois foi ameaçado de morte e também disseram que a família de meu bisavô (que é Neco) vivia em guerra contra a família Alencar. Gostaria de saber mais sobre este assunto mas não sei onde buscar estas informações.

    ResponderExcluir
  79. Ola Sou Anderson, meu avô era Otacilio Freire Alencar e minha Avó Maria Sá de Alencar, sairam de PE e foram para PR.

    ResponderExcluir
  80. Olá sou do Maranhão, mas meu avô parte de pai ROBOAO Alencar é de Alagoas e meu avô parte de mãe é Manaces Sampaio que é do Ceará, meu nome é Jessica Sampaio Alencar, descendente das 2 famílias que tinham conflitos em Pernambuco

    ResponderExcluir
  81. Caro Odon
    Parabens pelo resumo sobre a fa ilia Alencar.
    Ha muitos anos estudo minha genealogia, e gostaria de sugerir o que considero o melhor estudo, escrito por Jose Roberto Alencar, em dois volumes.
    1) Vida e Bravura
    2) As origens da familia Alencar

    Ambos podem ser obtidos com o autor:
    Jose Roberto de Alencar Moreira
    NR Lago Oeste, rua 2 final, chacara 559 A
    Sobradinho
    73100-000 Brasilia- DF

    alencar-moreira@yahoo.com.br

    Ps-usar underline no email.

    ResponderExcluir
  82. Dalmir Alencar da Silva PI

    ResponderExcluir
  83. Olá, procuro informações sobre Cecilia de Alencar (não sei o nome de seus pais) casada com João Batista de Oliveira, o casal viveu na região de Campos Sales, Ceará e tiveram os seguintes filhos: Ozana Batista de Ozana Batista de Alencar (1917-2000), Adalgiza Batista de Alencar (1922-2007), Minelvina Batista de Alencar (1926-?), Pedro Batista de Oliveira (1932-2014), Ana Batista de Oliveira (1934-2021), Gentil Batista de Oliveira (1943-2000).
    Cecilia provavelmente tinha um irmão chamado Rafael e uma irmã chamada Antonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não posso Guik, pq o trabalho foi feito através de pesquisas e não tenho contato com outros membros da família Alencar. Um abraço.

      Excluir
  84. Oi Jânio!
    Tudo bem?
    Gostaria de falar com você!
    Por favor, me passar o seu e-mail.
    Você tem Instagram, ou Facebook?
    A minha Bisavó Teresa Cordolina de Jesus é da Família Pereira Alencar, e o meu Bisavô é o Joaquim Gonçalves da Silva.

    ResponderExcluir
  85. Sou Alencar de Manaus/AM! Até onde eu sei: Isaías Profeta -> João Luis -> Isaías Profeta de Alencar Neto -> João Luis de Alencar Neto -> Eu!

    ResponderExcluir