segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Os encantos da Vila Mendes

A Vila Mendes tem seu valor histórico,pois era um dos povoados que formavam em 16 de junho de 1786, o criado município de Limoeiro através da lei municipal Nº02, juntamente com Urucuba, além dos povoados de Gameleira e Lagoa Comprida. A Vila Mendes fica às margens da PE-90, no agreste pernambucano e a 83 km do Recife. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um marco de sua história. Fotos: Jânio Odon de Alencar

Vista aérea da Vila Mendes. Foto: facebook/2017.

A praça e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no centro da Vila Mendes, local das grandes festividades.

O bem cuidado Cemitério São José, Aqui jaz os entes queridos do Distrito da Vila Mendes.

Cemitério São José, Vila Mendes, às margens da PE-90.

Entrada do Cemitério São José, Vila Mendes.

Vestiário do Campo da Vila Mendes.

Panorama do Campo da Vila Mendes.

Fazenda às margens da PE-90, na Vila Mendes.

Fazenda na Vila Mendes.

O entardecer na Vila Mendes.

Vila Mendes é beleza natural.

A Vila Mendes e a beleza de suas serras.
Vila Mendes com sua bela vegetação e seus açudes.

A primavera revela a beleza natural da Vila Mendes.

Vila Mendes vista do alto.

Vila Mendes vista do alto, de outro ângulo.

A bela primavera da Vila Mendes.

Vista panorâmica da caixa d'água que abastece a Vila Mendes.

A borboleta caiu na teia da aranha, na vegetação rasteira próximo ao Rio Gabiê- Vila Mendes.

A beleza da zona rural da Vila Mendes.

Açude no Gabiê, umas das belas paisagens da Vila Mendes.

A paisagem acima vista de outro ângulo.

A ponte improvisada sob o seco Rio Gabiê, na Vila Mendes.

As garças dividem a beleza de seus pastos com o gado.
O gado se alimenta às margens do açude do Rio Gabiê.

Criação de equinos na Vila Mendes.

Residência na zona rural da Vila Mendes, harmônia com a natureza.

A bela vegetação na primavera da Vila Mendes, árvores com flores avermelhadas dão um tom especial a este paraíso.
A vegetação em torno do açude do Rio Gabiê, magia sem limites.

As pastagens vista dos montes da Vila Mendes traduz uma beleza exuberante.

Vila Mendes é vida e beleza natural.

Vila Mendes beleza e harmônia no agreste pernambucano.






9 comentários:

  1. Gostei da reportagem que foi feita em nossa comunidade, na próxima vez que passar nos Mendes, troque a foto da nossa capela( que foi restaurada) e vc esqueceu de tirar fotos da cha das Escola. obg pela compreensao,

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa apresentação da vila, ilustrada com lindas fotos. Meu avô dizia ser de Olho D'Água dos Mendes, mas, meu pai nunca soube precisar geograficamente esse lugar. Se alguém puder me ajudar ficarei grato. Ele se chamava Manoel Izidoro Mendes, mas, foi atirado no mundo, ainda, menino. Morou e foi sepultado em Umbuzeiro PB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família Mendes tinha um comércio que os tropeiros q vinham da Paraíba paravam para reabastecer. Outro irmão da família Mendes colocou outra mercearia mais a baixo ,e começaram a chamar o lugar de Mendes de baixo e Mendes de cima. Nos Mendes de cima realmente tinha ali por perto umas minas de água. Ficavam onde é hj o trevo da Pe 90 q vai pra Machados.

      Excluir
  4. Meus avós, minha mãe, tios e tias moravam na vila Mendes próximo da pista vinte minutos a pé, eles saíram de lá a mais 45 anos e foram para São Paulo. Família Carlos de Luna meus avós chamavam-se Gercina e Antônio. Muito boas as fotos e melhor ainda a descrição, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Valkries. Sou de Recife e minha esposa nasceu na Vila Mendes. Por isso, a homenagem. Felicidades a Família Carlos de Luna.

      Excluir
    2. Meu avô era desse local. Sebastião José Macena de Luna. Minha bisa também, Maria Mendes. Tenho boas lembranças de um sítio chamado Guabirabinha.

      Excluir
  5. Muito orgulho da minha terrinha. Sou filha dis Mendes, "papa-arroz", com muito orgulho. Morro de saudades de tudo o que vivi ali.

    ResponderExcluir
  6. Minha avó materna nasceu, viveu e morreu nos Mendes. Vovó Ávida era muito conhecida pelo povo da cidade. Ela foi auto didata, aprendeu a ler sozinha, pois o sonho dela era ler a Bíblia. Vovó Ávida, conhecida como Dona Neném, tinha uma espécie de lona, que ela emprestava para que as famílias levassem os parentes que morreram para o cemitério, visto que, nem todos naquela época tinham condições de comprar um caixão. Vovó Ávida era sempre chamada para encomendar (rezar) os mortos. Ela era muito católica e naquela época, não existia a Igreja no Distrito de Mendes. O pároco de Limoeiro ia uma vez por semana, para celebrar uma missa. Ele sempre se acomodava na casa da minha vovó Ávida, a fim de tomar banho e realizar as refeições. Vovó Ávida acordava os filhos de madrugada para irem a missa em Limoeiro, pelo menos uma vez por semana, saíam em grupo de madrugada, caminhando até Limoeiro. Quando a minha avó faleceu, eu era ainda bebê. O povo da época dizia que quando a minha avó morreu, todos ficaram sabendo do fato, pois era um dia ensolarada, mas ocorreu um grande trovão no céu.Não convivi com ela, mas a minha mãe, Maria do Carmo, sempre me contava as histórias da vida da família e ela se orgulhava da força, fé e coragem da sua mãe. Vovó Ávida queria muito que nos Mendes houvesse uma Igreja e ela foi quem fez os tijolos com as suas próprias mãos e cozinhou no forno de lenha da sua casa para construir a primeira igreja dos Mendes! Ela mobilizou a população, para que todos colaborassem na construção da Igreja. Com a reforma, muitos anos depois, eu soube que colocaram um papel com o nome dela, embaixo do altar. Sinto um orgulho imensurável da mulher forte, decidida, trabalhadora e de fé que foi a minha avó. Uma mulher determinada, que com as suas próprias mãos moldou e cozinhou cada tijolo para a edificação da primeira Igreja dos Mendes. O seu nome completo era Ávida Pereira de Araújo. Nos Mendes existe uma rua a qual colocaram o nome do meu avô, casado com vovó Ávida. A rua tem o nome de Sérgio Gomes de Araújo. Um dia, com a graça de Deus, gostaria de rever os Mendes e conhecer essa rua...











































































































































































































































































































































































































































    ResponderExcluir