terça-feira, 15 de março de 2011

A história da introdução do futebol em Pernambuco

Guilherme Aquino da Fonseca, introdutor do futebol em Pernambuco e fundador do Sport Clube do Recife.


Em fins de 1903, chegava ao Recife, precedente da Inglaterra, o jovem Guilherme de Aquino Fonseca que durante cinco anos estudou no Hooton Lown School e ficou fascinado pelo espírito esportivo dos estudantes ingleses. Ele trouxe em sua bagagem não só materiais relacionados ao futebol como: bola, meiões, chuteiras e camisas, como também, apetrechos relacionados ao cricket, rugby e tênis muito popular na terra da Rainha Alexandra. Pois o pensamento de Guilherme era difundir outros esportes na capital pernambucana e fundar um clube. No Recife, do início do século XX, quase não havia atividades esportivas. Para se ter uma idéia, só existiam dois clubes sociais importantes: o Clube Internacional do Recife, que exercia a prática do remo e já em decadência, resumindo-se aos bailes sociais; e o Clube Náutico Capibaribe, fundado em 1901, que antes, já foi Clube dos Pimpões e Recreio Fluvial, um clube exclusivamente de regatas, que realizava competição entre si, por não haver outros clubes para competir. O Turfe, que começou com grande prestígio no final do século XIX, a ponto de surgirem em 1888, ano da abolição da escravatura, três prados: Derby Club, Hipódromo e o Pernambucano ( atual Jóquei Clube de Pernambuco, único em atividade), o gosto pelas corridas de cavalos foram perdendo força, até que em 1900, os dois primeiros prados já não existiam mais. 

Como se sabe, O Futball Association foi fundado na Inglaterra em 1863. No Brasil, alguns dos principais centros esportivos como: São Paulo (1894), Rio de Janeiro (1897), Rio Grande do Sul (1900) e Bahia (1901) já praticavam o futebol. Guilherme de Aquino estava determinado a difundir o futebol a qualquer custo, mesmo com às adversidades. Alguns de seus colegas que estudaram com ele na Europa e praticaram futebol por lá, não tiveram coragem de se exibirem nos campos recifenses, pois os pais não consentiam, por acharem um esporte ridículo, violento e de loucos. 

Guilherme Aquino aproximou-se dos dirigentes do Clube Náutico Capibaribe por diversas vezes, tentando convencê-los a aderirem a prática do futebol, no entanto, grupo contrário, encabeçado pelo influente Bento Magalhães, ligado ao turfe, convenceu os dirigentes do Clube Náutico a não aderirem ao futebol, alegando que o clube era exclusivamente de regatas. Guilherme Aquino não desanimou e aliou-se aos ingleses da Great Western, empresa construtora de ferrovias e da Western Telegraph, empresa responsável pelos cabos telegráficos submarino. Os ingleses já estavam estabelecidos em Pernambuco desde 1873, jogavam suas peladas nos quintais de suas casas e o rigor moral da época inibiam os nativos a arriscarem a jogar o futebol, extremamente discriminado pela alta sociedade recifense. Guilherme Aquino que falava bem a língua inglesa, não teve dificuldades no relacionamento com os britânicos. Logo novos adeptos recifenses começaram a praticar o futebol em campos improvisados e na Campina do Derby. Difícil foi aturar as gozações, xingamentos e até pedradas dos opositores. Mas pouco a pouco, Guilherme Aquino conseguia mais adeptos e em 1904, reuniu onze jogadores e formaram uma equipe, onde confrontaram-se com uma equipe formada por funcionários da Western Telegraph, não há registro do resultado da partida, mas o primeiro passo foi dado.


A primeira foto sobre futebol publicada em Pernambuco pelo Jornal Pequeno do Recife em junho de 1909, do Sport Club do Recife.

A nova meta de Guilherme Aquino era fundar um clube, e seu objetivo foi realizado em 13 de Maio de 1905, quando foi fundado o Sport Clube do Recife. No dia 28 de Maio do corrente, Elysio Alberto Silveira, tornaria o primeiro presidente do clube e Guilherme Aquino da Fonseca assumiria a pasta de Diretor de Esportes Terrestres. Após a fundação do clube e posse da diretoria, só faltava o jogo inaugural. Que só aconteceu no dia 22 de junho de 1905, no antigo Prado da Estância, onde no século passado havia servido de Hipódromo e de pista para corridas de bicicletas. Na ocasião do jogo, o cenário chamava-se Campina do Derby (Atual Campo do Derby, da Polícia Militar), o jogo estava previsto para às 16 horas, mas só começou às 17 horas, por causa das solenidades. O resultado do jogo foi 1 x 1, e a equipe do Sport Clube do Recife estava mesclado de jogadores ingleses, mas a maioria de pernambucanos. O Sport jogou com: L.F.Lthatan, L.Parrot e Nosworthy; A.G.Silva, Colander e Ramiro; Guilherme Aquino, Coimbra, Alberto Amorim, J. Gonçalves e Torquato Gonçalves. O English Eleven formou com: Pratt, Chandler e Dauwson; Pickwood, Clack e Mielar; Rowley, Cook, Bradford, Oliver e Sthelin.


A primeira equipe de futebol do Clube Náutico Capibaribe formada em 1909.

Depois de sacramentada a introdução do futebol em Pernambuco, era preciso popularizar o esporte bretão no Estado, mas os primeiros anos foram muito difíceis, a imprensa não dava muita importância, para se ter uma ideia, as primeiras fotos publicadas sobre futebol só surgiu em 1909, pelo Jornal Pequeno do Recife, que publicou as fotos das equipes de futebol do Sport Recife. Neste mesmo ano, o Clube Náutico Capibaribe que foi fundado em 7 de Abril de 1901, como clube de regatas (remo), resistiu durante quase oito anos contra a introdução do futebol no clube. Mas muitos atletas do remo do Náutico, não concordavam com a atitude dos dirigentes e se misturavam com atletas do Sport Recife para jogarem futebol na Campina do Derby, o que provocou uma reação do Presidente do Clube Náutico, Ernesto Pereira Carneiro, que temendo uma debandada de atletas e associados para o clube leonino, juntamente com o seu irmão, Camilo Pereira Carneiro, modificou o estatuto do clube numa Assembléia Geral realizada em 14 de Julho de 1909, aderindo ao futebol, com uma ressalva, atletas negros não vestiam a camisa alvirrubra. Após a adesão, o Presidente Ernesto Pereira acertou um amistoso contra o Sport Recife, que foi realizado no British Club, em Ponte D’Uchoa, no dia 24 de Julho de 1909, atraindo grande público, o Clube Náutico Capibaribe jogou de camisa branca com distintivo e calção branco, formou com: H.King, E.Montagne Smith e H.A.Ávila; R.Ramage, F.M.Ivatt e John Cook; A.Silva, H.Grant Anderson, R.Maunsell, D.Thomaz e João Maia- reservas: MacPherson, Linesman e A.Chalmers. O Sport Clube do Recife jogou de camisa vermelha e preta e calção branco, formou com: L.Latham, N. Oliver, W.Muller, Frank Fellows, W.Pickwood e Willie Robson; Alberto Amorim, S.T.Marsh, L.Griffith, C.Chalmers e J.Amorim. – Reservas: O.Von Sohsten, A.Lundgren, Linesman e Guilherme Aquino. O Náutico venceu pelo surpreendente escore de 3 x1. Começava aí a grande rivalidade do denominado “Clássico dos Clássicos”

Em 16 de Junho de 1915, na Estrada João de Barros, era fundada a Liga Sportiva Pernambuca, que tinha o objetivo de organizar e desenvolver o futebol no Recife, e em 1º de Agosto de 1915, começava o primeiro Campeonato Pernambucano de Futebol. 

O introdutor do futebol em Pernambuco e fundador do Sport Clube do Recife, Guilherme Aquino da Fonseca faleceu em 28 de Agosto de 1958, aos 73 anos.

Por: Jânio Odon. 
Fonte:Diário de Pernambuco e do livro "História do futebol em Pernambuco" de Givanildo Alves.

3 comentários:

  1. Pesquisando sobre o início do futebol em Pernambuco encontrei um anúncio no ano de 1902 do Soccorro Foot-ball Club para um encontro assinado pelo capitão "A. G da Silva".
    "Anúncio esse anterior ao retorno de Guilherme de Aquino Fonseca da Inglaterra".
    Não encontrei mais nada sobre o Soccorro F. B. C. porém encontrei A. G. Silva na escalação do Sport Club Recife em 1905.
    Depois não encontrei mais nada de A. G. da Silva porém encontrei um jogador chamado Américo Silva na escalação do Náutico a partir de 1909.
    Será que A. G. da Silva pode ser Américo Silva? Mesmo que não seja a mesma pessoa, A. G. da Silva seria um pioneiro do futebol de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  2. Caro Moisés, boa noite. Sabemos que o que está registrado ninguém pode contestar. O fato é que desde 1873, já era visto ingleses jogando em nossas praias e em locações inglesas no Recife. O clube Socorro e o jogador Américo Silva sem dúvida foram os pioneiros pelo fato da própria publicação,no entanto, quanto ao introdutor do futebol em Pernambuco é inegável que foi Guilherme Aquino que lutou, correu atrás para a aceitação e desenvolvimento do esporte na cidade, coisa que Américo Silva e o Socorro F.C. não fez. Deixou que seu feito que na época era insignificante, caísse no esquecimento. Mais parabéns pela descoberta. O comentário vai ficar aqui para todo leitor vê. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto! Sou sobrinho neto de Guilherme, que era irmão do meu avô Aprigio de Aquino Fonseca.

    ResponderExcluir