sexta-feira, 11 de março de 2011

O Vibrante Carnaval da Bomba do Hemetério


Neste 8 de Março de 2011, resolvi prestigiar o Carnaval da Bomba do Hemetério, localidade onde nasci. Foram apenas duas horas para verificar o quanto é rico o carnaval de meu bairro e o quanto era injusto, nós não termos nosso próprio Polo carnavalesco. Um bairro como a Bomba do Hemetério que tem: Orquestra Popular da BH, Reisado Imperial, Caboclinhos Canindé, Gigantes do Samba, Abanadores do Arruda entre outros, jamais poderia ficar de fora deste foco. Lembro-me que há 30 anos atrás, o então e único vereador e morador deste bairro, eleito que tenho conhecimento, Ireno Tibúrcio Cavalcanti, patrocinou o carnaval local, onde o palanque ficava ao lado da ponte do canal da Praça Castro Alves( ou Praça da Bomba) que teve o mesmo efeito deste Polo. Parabéns Prefeitura do Recife pela iniciativa.

O carnaval da Bomba do Hemetério, teve a presença do Rei e Rainha do Carnaval...
... e japoneses documentando tudo, deste rico Carnaval bomberense.
A brilhante apresentação do Caboclinhos Tribo Canindé demonstra a riqueza cultural da Bomba do Hemetério.
Uma apresentação de gala do Caboclinhos Canindé, marcou a apresentação desta agremiação carnavalesca no Polo da Bomba do Hemetério. Muita beleza na evolução desta agremiação de 114 anos de existência.
O Boi Teimozo provou pra todos, como se faz Carnaval, apesar das dificuldades, fez uma majestosa apresentação.
O Boi Teimozo com "z" foi a agremiação mais humilde a se apresentar. Com fantasias simples e sem luxo, mostrou muita animação e alegria contagiando a comunidade bomberense.
O Boi Malabá demonstrou no Polo da Bomba do Hemetério, como se faz um verdadeiro Boi Carnavalesco, com excelente apresentação.
A apresentação do Boi Malabá de Água Fria, tinha de tudo, Catirina, Mateus, pastoril, morto carregando vivo, caçador, burrinha, criancinhas... muita empolgação, vibração. Uma apresentação de tirar o chapéu.
A beleza e a evolução no Polo do Maracatu Cambinda Estrela encantou a platéia.
O Maracatu Cambinda Estrela foi uma das mais belas apresentações do dia, e a corte composta pelo rei e rainha estava simplesmente belíssima.
Os batuqueiros do Maracatu Cambinda Estrela composto por crianças deram show e mostraram que a tradição do maracatu está cada vez mais viva.
No Polo da Bomba do Hemetério as atrações não paravam, enquanto o Maracatu Cambinda Estrela saía o Caboclinho Pena Branca entrava.
O Cabloclinho Tribo Pena Branca, muito colorido e bela apresentação.

Fotos: Jânio Odon de Alencar

3 comentários:

  1. A Senhora Maria José Cavalcanti e filhos agradecem a atenção dessa equipe pelo registro histórico referente ao Senhor Ireno Tibúrcio Cavalcanti e sua participação na consolidação do Carnaval Multicultural da Bomba do Hemétério. Com profunda satifação agradecemos, afinal, continuamos sendo moradores dessa área da cidade de profundas raízes culturais. Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ivanice, Sra.Maria José Cavalcanti e família, obrigado pelo comentário,eu que nasci e me criei aí na Bomba, não poderia deixar de mencionar a figura importante de Ireno Tibúrcio no carnaval bomberense. Um grande abraço a todos e que DEUS os abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Jânio, a missa de sétimo dia de papai será sexta-feira, às 19 horas, na Igreja do Espinheiro e no sábado na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Mangabeira, às 19 horas e 30 minutos. Que Deus continue lhe abençoando. Ivanise Tibúrcio e família.

    ResponderExcluir