quarta-feira, 30 de maio de 2012

Navio João Candido, o maior petroleiro fabricado no Brasil

Navio João Candido no Porto de Suape

RECIFE - O presidente da Transpetro, Sergio Machado, informou nesta sexta-feira que a empresa multou o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) devido à demora de quase dois anos na entrega do navio João Cândido, o maior petroleiro fabricado no Brasil e que foi lançado hoje ao mar do Porto de Suape, no litoral sul de Pernambuco. Ele não disse o valor da multa por causa do sigilo contratual, mas informou que o valor ainda pode ser modificado dependendo da defesa do estaleiro, que tem um prazo de um mês para justificar a demora.
Ele disse, no entanto, que as dificuldades serão superadas e que o Brasil, que tem atualmente a quarta carteira de petroleiros do mundo, deve chegar nos próximos dois anos na terceira posição, ultrapassando o Japão.
O navio entregue hoje tem capacidade de carregar 1 milhão de barris de petróleo e saiu para a plataforma P-38, na Bacia de Campos, de onde irá para São Paulo. O maior navio brasileiro sofreu muitas dificuldades na sua construção devido à falta de especialização da mão de obra, dificuldade de aquisição de materiais e ao pioneirismo, mas Sergio Machado lembrou que em outros países também houve atrasos.
- Quando diziam que vocês estavam fazendo torto nós sofremos juntos e vamos provar que vocês sabem fazer navios em Pernambuco. Quando o brasileiro quer, é como dizia Lula, ninguém segura - afirmou.
Durante a solenidade, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos reconheceu as falhas durante a construção do navio, mas comparou a situação com figuras famosas do Brasil:
-Não me diga que Luiz Gonzaga fez sucesso ao cantar a primeira música nem que Roberto Carlos teve sucesso ao cantar a primeira canção nem Pelé fez sucesso no primeiro jogo - afirmou.
O EAS é hoje o detentor da maior carteira de encomendas do setor naval do Brasil. Atualmente está construindo mais dois petroleiros e, em 2013 inicia o corte de chapas para a construção dos primeiros navios-sondas a serem construídos no Brasil.

Por: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário