segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Uma eleição em Malhadinha (Cumaru)

Igreja de São Sebastião, em Malhadinha (Cumaru) que elegeu um vereador. Foto: Jânio Odon.


7 de outubro de 2012 (Domingo)

Ontem foi um dia muito especial para mim. Participei de mais uma eleição, de mais um ato democrático. Pena que não pude votar, pois trabalhei no policiamento das urnas eletrônicas e do pleito. Depois de trabalhar em Rancharia, em Araripina; Pimenta, em São Bento do Una; Palmeirina e Bom Jardim. Agora foi a vez de Cumaru, cidade de gente ordeira, gentil e educada. Sentir uma inveja muito grande de ver as ruas limpas, as escolas públicas organizadas, limpas e sem pichações, principalmente a Escola Manoel Gonçalves de Melo, muito bem cuidada e que tem um diretor muito gente boa (não lembro o nome), escola esta, onde fiquei na sexta-feira, muito diferente das ruas sujas e escolas pichadas do meu querido Recife e região metropolitana, entregue aos vândalos.
Vista da barragem no povoado de Campos Novos (Cumaru-PE). Foto: Jânio Odon.

No sábado pela manhã, seguimos com o pessoal do Fórum para instalações das urnas eletrônicas na zona rural de Cumaru-PE. Primeiro passamos por Campos Novos onde deixamos uma urna, depois seguimos para Malhadinha, local onde trabalhei. Fiquei numa escola municipal, onde fui muito bem recebido pela população local. Povo humilde, mas muito acolhedor. Conheci seu Manoel, o velho da cela rasgada, pessoa da melhor qualidade, onde conversamos um bocado. Conheci também, uma pessoa muito especial, dona Ciça, era assim que o chamavam. Muito gentil e bastante inquieta, preocupada com o filho, Gilvan da Malhadinha que concorria ao pleito como candidato a vereador. A verdade é que dona Ciça, não deixava ninguém que chegava ao povoado sem se alimentar, lá comia, o policial, o advogado, os correligionários e até mesmo os adversários políticos, só bastava querer. Ela sem dúvida é uma mulher muito especial, que o diga seu João Ivo, marido dela. Um senhor também muito gente boa, tanto quanto os filhos.
(Esq/Dir): Gilvan, Marcos de Neco, Dona Ciça, Eduardinho, André de Paula... 

A verdade é que a eleição em Malhadinha foi tranquila e o povo se comportou com civilidade, apesar da euforia, comum em todas as cidades e povoados onde há eleições municipais. Malhadinha deixou saudades. Mas uma eleição e o sentimento do dever cumprido. Gostaria de ter visto a alegria que deve ter ocorrido com Dona Ciça e seu João Ivo, após a apuração final do pleito, onde seu filho Gilvan da Malhadinha (PSD) se elegeu com 719 votos e o candidato a prefeito Eduardinho (PSD), do mesmo partido, também foi eleito pela terceira vez, com 6.113 votos, contra 5.678 votos de Roosevelt (PSB). Agora Dona Ciça vai poder carregar a bateria sossegada.

Por: Jânio Odon de Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário