sábado, 12 de janeiro de 2013

Conjunto Residencial Passarinho, o bairro mais abandonado do Recife

Sr. Odon (mão enfaixada) líder comunitário que fundou o Conjunto Residencial Passarinho (Alto). Esta foto de 1992, mostra lideranças comunitárias e velhos moradores do Alto Santa Terezinha e Bomba do Hemetério, com um político, na ocupação do terreno que era o antigo Campo do Atlético. Esta casa era de Gildo, da Granja Ribeiro, na atual Rua Gaivota. Foto: VZN (clique na foto para ampliá-la).

 Se existe um bairro abandonado pelo poder público, este lugar chama-se Conjunto Residencial Passarinho, ou simplesmente, Passarinho Alto. Para se ter uma ideia, durante a campanha eleitoral para prefeito da cidade do Recife, nenhum candidato ao cargo majoritário apareceu por estas bandas para pedir votos. Fato inédito. Apenas dois candidatos a vereador do Recife, estiveram aqui. Me parece que o discurso deles não convenceram muita gente, pois eles não se elegeram.

A Comunidade do Conjunto Residencial Passarinho (Alto), Recife, surgiu em 1989, após a doação dos terrenos aos moradores que moravam de favores e de aluguel, na Bomba do Hemetério, Alto Santa Terezinha e Córrego São Domingos Sávio, pelo então governador Miguel Arraes de Alencar e que fica  nas divisas dos municípios de Olinda e Paulista. Começando no final do Alto da Bondade (Olinda), onde ficava o campo do Atlético e terminando na BR-101 Norte, próximo a Boite Bariloche. A Comunidade de Passarinho Alto já vem sofrendo a bastante tempo. No início de sua habitação, os moradores não tinham energia elétrica. Puxavam clandestinamente através de gambiarras de postes fixados no Alto da Bondade. A Celpe só implantou o sistema de energia elétrica, seis anos depois (1995), após muitos prejuízos com os curtos-circuitos.

A questão da água foi bem pior. Os moradores iam  buscar o precioso líquido em carros de mão, carroças ou em galões, a quase dois quilômetros de distância, no Alto da Bondade ou Alto do Sol Nascente, após a escola ministro Marcos Freyre. O sistema de esgoto já havia sido implantado desde o início, entretanto, o sistema de água só veio surgir em 1999, mesmo assim, a caixa d’água apresentou rachaduras e a distribuição de água ficou comprometida até que lentamente a Compesa concretizasse o conserto.

De lá para cá, muita coisa mudou. A população da comunidade cresceu bastante, a demanda aumentou e o sistema de distribuição de água continua o mesmo. Isso tem provocado precariedade no abastecimento em algumas residências, já que muitas ligações irregulares foram feitas neste período e o desperdício é gritante. A Comunidade de Passarinho Alto espera uma breve providência da Compesa.
Posto de Saúde da Rua das Rosas: muitas reclamações dos moradores. Foto: VZN

Em relação a saúde, a comunidade conta com um posto médico mantido pela Prefeitura da Cidade do Recife e conta com três médicos, mas que vem precisando de uma fiscalização melhor das autoridades de saúde, já que moradores vem se queixando que o posto vem abrindo tarde, às vezes de 08:00h, às vezes de 09:00h,  e também do péssimo atendimento por parte das atendentes e agentes de saúde. Recentemente um cidadão precisou aferir a pressão arterial e não havia ninguém no posto credenciado para tal procedimento. Resultado: o cidadão voltou para sua residência sem ser atendido e sofreu um AVC. Um absurdo. Outra reclamação de muitos moradores, é que já faz mais de dois anos, que as agentes de saúde não passam em suas residências. Cadê a fiscalização Distrito Sanitário III?
Excrementos vindo de uma residência da Rua Gaivota, espalhando-se pela Rua da Linha. É uma ameaça a saúde da população. Foto: VZN.

Não bastasse a precariedade da saúde na Comunidade de Passarinho Alto, os moradores vem sofrendo com o despejo de um esgoto de uma residência na Rua Gaivota que está  espalhando excrementos indesejáveis por toda Rua da Linha. O fedor é insuportável, focos de muriçocas já começam a aparecer nas residências. Além dos moradores, as pessoas que frequentam as Igrejas evangélicas que ficam após o campo de Ideck, sofrem, pois tem que entrar na igreja com os pés emporcalhados, imagine!

A verdade é que os moradores da localidade vem sofrendo com a sujeira e a fedentina provocada pela exposição destes dejetos em via pública. A vigilância sanitária precisa passar por lá, o caso é sério.
A empresa Caxangá não vem servindo bem a população do Alto da Bondade e Passarinho Alto. Moradores reclamam dos poucos ônibus circulando, muita demora e superlotados. Foto: Diego Barbosa.

A Conjunto Residencial Passarinho (Alto) não dispõe de linha exclusiva de ônibus, depende dos coletivos que servem  a linha do Alto da Bondade/Joana Bezerra, Alto da Bondade/ Vila Nossa Senhora da Conceição e Alto do Sol Nascente, todas da empresa Caxangá. Os moradores se queixam que durante o período escolar, são disponibilizados poucos ônibus diante da grande demanda. Os ônibus já saem cheios do terminal. E para se ter uma ideia, num percurso de 13 a 15 Km, tanto para o bairro do Derby quanto para o Centro do Recife, o usuário chega a passar de 50 minutos a uma hora dentro do coletivo. Isso diariamente e muitas vezes em pé. Na volta, a mesma coisa. Fora do horário de pico, o usuário chega a passar de 40 a 50 minutos, aguardando um ônibus ou até mais tempo, principalmente o ônibus da linha Bondade/Joana Bezerra. Um grande absurdo. O trabalhador chega já cansado no trabalho e na volta, morto em casa. A Grande Recife e a Empresa Caxangá precisam rever isto. A comunidade não pode ter o pior serviço de transporte coletivo da Região Metropolitana, como é atualmente.
Terreno destinado a área de lazer, começa a ser ocupado de forma errada. O Centro Comunitário foi construído dentro do terreno. As crianças já não podem mais brincar no local. Esta foto foi tirada em julho de 2012. Foto: VZN

O bairro de Passarinho Alto não dispõe de nenhuma área de lazer para pratica de esportes, a área reservada aos poucos vem sendo invadida, sob o olhar do próprio Centro Comunitário, que nada faz, nem cobra das autoridades competentes. Enquanto isso, os jovens vivem na ociosidade, a mercê das drogas, que ao contrário do poder público, chega com muita facilidade. Principalmente o crack. O governo  precisa agir e agora, enquanto há tempo.
1.800 metros da Rua da Linha precisam ser asfaltada para que as 40 ruas arteriais, possam  ser pavimentadas um dia. Foto: VZN

Dizem que uma comunidade para se desenvolver rápido, depende de uma estrada asfaltada. E é isto, que a Comunidade de Passarinho mais almeja atualmente. São apenas 1.800 metros para serem pavimentados ligando a Rua da Linha à Boite Bariloche (BR 101-Norte). Pois sem a sua pavimentação, as quarenta ruas existentes na comunidade, dificilmente serão asfaltadas. O que significa que os moradores  terão de conviver por muito tempo, com a sujeira  em suas casas, provocada pela incessante poeira. Além do mais, os problemas respiratórios  que isso acarreta, principalmente nas crianças. Além da buraqueira, lama e muito prejuízo para os motoristas que circulam com seus veículos por esta estrada.

Em campanha para prefeitura da cidade do Recife em 2008, João da Costa, de passagem por esta comunidade, foi interpelado por mim, sobre a possível pavimentação da estrada. Ele foi taxativo: “Não há condições de pavimentá-la, pois a obra, pelos estudos feito por minha equipe, estar orçada em 1 milhão de reais, não temos dinheiro”. Diante da resposta evasiva, perguntei: “O que o senhor estar fazendo aqui?”. Ele deu às costas, e sem responder seguiu em sua caminhada com seus correligionários.

A de convir, que a liderança comunitária anterior à atual, já colocou em pauta a Estrada da Rua da Linha (no trecho pertencente ao Recife), como sua principal prioridade. Salientando que a referida estrada já foi inclusa no Orçamento Participativo desde a gestão do prefeito João Paulo, em 2001 e 2003, e na gestão de João da Costa, em 2005. A Comunidade do Conjunto Residencial Passarinho (Alto) não pode aceitar tal situação. O bairro de Passarinho detém o pior IDH entre todos os bairros do Recife. Estar na hora de mudar este quadro. Senhor prefeito Geraldo Julio, o senhor precisa descobrir nossa comunidade, estamos no município do Recife. A comunidade exige respeito.
Algumas ruas, as galerias de esgoto são salientes, impedindo que veículos possam circular. Foto: VZN

Para se ter uma idéia, o Recife terá um investimento de R$ 1,6 bilhão de reais para serem empregados em infraestrutura até a Copa de 2014. O programa de revitalização do Rio Beberibe, o Prometrópole. Terá um investimento total de R$ 63 milhões de reais. Diante dos fatos, podemos dizer  que Passarinho Alto está entregue a própria sorte, abandonado pelos governos: federal, estadual e municipal.

A Comunidade espera que em 2013, seja o ano da redenção, que tanto o Governador Eduardo Campos, quanto o atual prefeito Geraldo Julio, reavalie a situação do Conjunto Residencial Passarinho (Alto), para que posamos ter dias melhores e menos injusto.

Telefones importantes para comunidade:

Delegacia de Peixinhos- 3184-3678/ Delegado: 3184-3679

Delegacia do Alto do Pascoal- 3184-3480/Delegado: 3184-3483  

1º BPM- 3181-1720 (área de Olinda)

11º BPM- 3181-3520 (área de Recife/Passarinho Alto)

Disque-Denúncia- 3421-9595
Rua do Cupim, 259, Graças- CEP: 52011-070

Distrito Sanitário III- 3355-5400/ 3355-5401 (Reclamações contra o Posto de Saúde, Rua das Rosas)
Rua Paula Batista, 541, Casa Amarela

Prefeitura do Recife- 3423-1184
Denúncia contra aterros, desaterros, desmatamentos e ocupações irregulares.

DIRCON- 156
Denúncia contra poluição domiciliar e comercial

Por: Jânio Odon/Blog Vozes da Zona Norte (DIREITOS RESERVADOS).



    

3 comentários:

  1. Olá Senhor Jânio, nós alunos do 1º período de enfermagem da UPE e nossos professores, com apoio da Equipe de Saúde local, estivemos nos meses de março, abril e maio na comunidade de Passarinho Alto realizando ações de mapeamento, cadastramento e promoção de saúde. Nesse mês de junho estamos desenvolvendo um Relatório que será entregue para a comunidade e para a prefeitura, em parte desse relatório será descrita a História da Comunidade e os dados do seu blog estão sendo muito úteis. Caso o senhor possa nos ajudar contando um pouco mais sobre a história da comunidade e outras informações, envie essas para o e-mail da nossa turma enfermagemupe2013.1@hotmail.com. Somos gratos desde já.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo, bom dia.

    Gostei muito de sua matéria, seria interessante realizar entrevista novamente com os moradores e verificar se algo melhorou nesse período (2013) e analisar agora (2021) pois precisamos ainda de algumas ruas que sejam asfaltadas e principalmente a escassez de água, mais eu acredito que tiveram algumas melhorias pequenas mais teve. Fico no aguardo do seu feedback.

    Parabéns pelo seu excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Igor. Como eu trabalho com pesquisas. O tempo fica curto. Mais fica o registro. Um abraço.

      Excluir