quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quem pode com o carnaval da Bomba do Hemetério ?

Alceu Valença foi a maior atração do carnaval do Pólo da Bomba do Hemetério em 2013. Foto: Jânio Odon.


Mas uma vez,  o carnaval da Bomba do Hemetério foi show de bola. Nesta segunda-feira (11), acompanhei de perto o já tradicional carnaval bomberense no Pólo da Bomba do Hemetério, situado na Praça Castro Alves, o primeiro da administração do prefeito Geraldo Julio.  A partir das 16 horas, começou as apresentações, primeiro foi o Clube Carnavalesco Bola de Ouro, depois se apresentaram na sequência, Clube Girassol da Boa Vista, Troça Abanadores do Arruda, Urso Cangaçá e Troça Batutas de Água Fria que completou 73 anos de existência.

À noite, a praça da Bomba do Hemetério superlotou, tinha gente de toda região do Recife. Não podia ser diferente, todos aguardavam ansiosamente a atração principal, o genial Alceu Valença. Todavia, as atrações que antecederam o mestre de São Bento do Una, barbarizaram. Carlinhos Monteverde, Tadeu Jr e Nonô Germano não deixaram ninguém parado, foi muita animação e muito frevo, os caras foram excepcionais, sabem tudo de carnaval. Quem veio não se arrependeu. Não é atoa que a Bomba do Hemetério é o bairro mais cultural do Recife. Pergunte para algum morador se alguém quer sair de lá, e quem saiu, não quer voltar. Durante todo show que acompanhei nesta segunda-feira, não houve se quer, um incidente. O povo bomberense deu um grande exemplo de civilidade e cidadania. Jovens, velhos e crianças curtiam na praça da Bomba, o carnaval com a maior tranqüilidade, sem violência e com muita paz.

À uma hora e dez minutos, da terça-feira, Alceu Valença sobe ao palco ovacionado pela multidão que se cumprimia de todos os lados. Alceu que se apresentou fantasiado de Carlitos, personagem do ator e cineasta britânico Charlie Chaplin, arrancou gargalhadas da platéia e ele próprio pediu para que todos o vaiassem. A contra gosto, a multidão o vaiou sorridente. Pois é, o cara é tão genial que é difícil até vaiar. Alceu Valença cantou seus velhos sucessos e suas canções carnavalescas que não deixou ninguém parado. O mestre Alceu aos 66 anos, demonstrou muita vitalidade no palco do Pólo da Bomba do Hemetério e deixou saudades. O carnaval do Pólo da Bomba do Hemetério teve de tudo, maracatus, bois e ursos carnavalescos, blocos, troças, afoxés, samba e muito frevo. Além dos artistas já citados, se apresentaram Zeh Rocha, o sambista Belo Xis e o grande homenageado do carnaval pernambucano, o percussionista Naná Vasconcelos.

A Bomba do Hemetério dos velhos carnavais em seus palanques de madeira e iluminação a base de gambiarras e  sons precários dos anos 80, deram lugar a sofisticados equipamentos de som e luz e um palco magnífico do tamanho e da grandeza do carnaval do povo bomberense. A Prefeitura do Recife está de parabéns mais uma vez. Agora na gestão de Geraldo Julio. Por garantir o Pólo da Bomba do Hemetério, a comunidade agradece não só ao prefeito, como também aos coordenadores, técnicos, seguranças, a Dircon, os garis, os policiais do Batalhão 17 de agosto da Polícia Militar e a recrutada do CEMET pelo excelente trabalho realizado neste carnaval.   
O palco do Pólo da Bomba do Hemetério estava bem localizado, porém a base de controle de som e iluminação ficou postado dentro da praça, como também os cabos de ligação, que cruzavam o terreno, prejudicando a exibição das agremiações e diminuindo o espaço durante a evolução. Foto: Jânio Odon
O Bloco Bola de Ouro fez a primeira apresentação da segunda-feira. Foto: Jânio Odon
O Bloco Bola de Ouro, muito frevo no Pólo da Bomba do Hemetério. Foto: Jânio Odon
Grande exibição e muita beleza na evolução do Bloco Bola de Ouro. Foto: Jânio Odon
A beleza das passistas do Bloco Bola de Ouro. Foto: Jânio Odon
Passistas do Bloco Girassol da Boa Vista entram no Pólo da Bomba do Hemetério. Foto: Jânio Odon
Pierrots, passistas e porta-estandarte do Bloco Girassol. Exibição com muito brilho e muito frevo. Foto: Jânio Odon
A Troça Abanadores do Arruda e suas baianas multicoloridas na praça da Bomba do Hemetério. Foto: Jânio Odon
Exibição das passistas da Troça Abanadores do Arruda. Foto: Jânio Odon
A dupla de puxadores de canções folclóricas do Urso Cangaçá deu show no Pólo da Bomba do Hemetério. Foto: Jânio Odon
A Troça Batutas de Água Fria comemorou seus 73 anos com muito brilho. Foto: Jânio Odon
À noite, o novo prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio, foi desejar um ótimo carnaval aos presentes no Pólo da Bomba do Hemetério. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.
O palco visto da rua Visconde de Sabugosa, durante o show de Nonô Germano. Foto: Jânio Odon
Nonô Germano, velho conhecido dos bomberenses, fez uma excelente apresentação, com muito frevo. Foto: Jânio Odon
A praça Castro Alves ficou pequena pra tanta gente, que veio vê o cantor Alceu Valença. A varanda da minha amiga Gorete virou camarote vip. Foto: facebook/Alceu Valença.
 Alceu Valença fantasiado de Carlitos fez uma apresentação apoteótica. Foto: Jânio Odon
O show de Alceu Valença no Pólo da Bomba do Hemetério foi sensacional. Foto: Jânio Odon

Por: Jânio Odon.











Nenhum comentário:

Postar um comentário