domingo, 19 de abril de 2015

Teliana Pereira, a tenista de Águas Belas- PE, conquista torneio da WTA em Bogotá e quebra jejum após 27 anos

Teliana Pereira conquista o torneio da WTA em Bogotá, vencendo Yaroslava Shvedova, do Casaquistão na final. Fotos: Leonardo Muñoz/EFE.



Atual número 130 do ranking mundial, a pernambucana de Águas Belas - PE, Teliana Pereira, que foi morar no Paraná aos oito anos, derrotou a cazaque Yaroslava Shvedova, 75ª do mundo, por 2 sets a 0, parciais de  7/6(2) e 6/1, na decisão do WTA de Bogotá e terminou com um jejum que durava desde 1988. É o primeiro título de uma tenista brasileira em torneios da primeira linha da WTA desde que Niege Dias, que conquistou o título no WTA de Barcelona, em abril de 1988. Nesta época, Teliana nem era nascida ainda. Ela só veio ao mundo três meses depois, no dia 20 de julho. 
- Estou me sentindo muito feliz. Svitolina é uma ótima jogadora e foi um jogo muito difícil.  Eu apenas tentei jogar o meu melhor e aproveitar este momento especial. Este é um dia inesquecível para mim, para a minha família, para todos do meu time. Eu não tenho muito o que falar. Só sei que estou muito feliz com o título - disse Teliana, que nunca havia chegado a uma final de WTA (ela tinha três semifinais no currículo).

O primeiro set foi bastante equilibrado com a brasileira venceu apenas no tie-break após 52 minutos. Mas depois, Teliana controlou todo o segundo set e chegou a abrir 5 a 0. Após perder um match point e a chance de aplicar um pneu na adversária (6 a 0), ela teve tranquilidade para fechar a partida no game seguinte. A brasileira não perdeu nenhum set durante toda a competição.

A campanha deve garantir à brasileira uma vaga na lista das 100 primeiras da WTA. Ela deve aparecer na 81ª colocação do ranking mundial que vai ser divulgado nesta segunda-feira, o que seria a melhor colocação da sua carreira. O recorde pessoal de Teliana foi a 87ª posição, em 2013. Com o título, Teliana ficará muito perto também de atingir o melhor ranking do tênis feminino brasileiro desde a 76ª posição de Andrea Vieira, em 1989. 

Foi uma semana inesquecível para Teliana Pereira. A tenista brasileira bateu na estreia do torneio a experiente italiana Fracesca Schiavone, campeã de Roland Garros em 2010 e atualmente 70ª do ranking mundial. Depois, venceu com tranquilidade Mandy Minella (número 195) e eliminou a espanhola Lourdes Dominguez (120ª do ranking) nas quartas de final. Na semifinal, uma vitória surpreendente sobre a Elina Svitolina, número 27 do ranking, por 2 sets a 0. Na final, nova vitória sem perder sets sobre Yaroslava Shvedova.
No pódio, Teliana Pereira ficou muito emocionada, agradeceu o apoio do público falando em espanhol e recebeu além do troféu o cheque de US$ 43 mil dólares (cerca de R$ 130 mil) de premiação. 
 
 Teliana e Yaroslava ergue seus troféus no pódio na Colômbia.

CAMPANHA DE TELIANA PEREIRA EM BOGOTÁ

1º Rodada
Teliana Pereira 2 x 0 Francesca Schiavone (ITA) - 6/1 e 6/4
Oitavas
Teliana Pereira 2 x 0 Mandy Minella (LUX) - 7/5 e 7/5

Quartas
Teliana Pereira 2 x 0 Lourdes Dominguez-Lino (ESP) - 6/0 e 6/4

Semifinal
Teliana Pereira 2 x 0 Elina Svitolina (UCR) - 7/6 (9/7) e 6/3

Final
Teliana Pereira 2 x 0 Yaroslava Shvedova (CAZ) - 7/6 (7/2) e 6/1

Por: Globo Esporte e VZN


Nenhum comentário:

Postar um comentário