terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A carreira e o adeus ao pernambucano Cleber Santana, o capitão da Chapecoense

O Capitão da equipe da Chapecoense foi cremado no município do Paulista-PE. Ricardo Fernandes/DP.

4 de dezembro de 2016

Depois do terrível acidente aéreo na Colômbia, na última terça-feira, onde morreram 71 passageiros, sendo 19 jogadores da equipe da Chapecoense. Entre eles, estavam dois pernambucanos: Kempes que nasceu em Carpina e foi morar no sul do país ainda garoto, sendo sepultado no Rio de Janeiro. O outro, foi Cléber Santana que nasceu em Abreu e Lima e começou a carreira futebolística na base do Sport Club do Recife em 1997. Ele foi velado na  sede social do Sport Recife entre 11 horas às 16 horas. Em clima de forte emoção, Cleber Santana foi saudado por familiares e torcedores rubro-negros e até tricolores e alvirrubros que se dirigiram ao velório para dá o último adeus ao capitão da Chapecoense. Os presentes cantaram músicas evangélicas. Dona Marinalva, mãe de Cléber, estava bastante emocionada. O irmão do jogador, Cleydson, passou mal e teve que ser acompanhado por uma equipe médica presente.

No deslocamento para o cemitério Morada Da Paz, no município do Paulista, a torcida cantava "Dale, dale Chape" e o tradicional "Cazá, cazá". O cortejo foi acompanhado por muitos carros e o corpo foi velado por mais uma hora, depois foi cremado.

Cléber Santana ganhou seu primeiro título como jogador profissional em 2003, pelo Sport Recife.

A CARREIRA DE CLÉBER SANTANA

Começou na base do Sport Recife em 1997, o volante Cleber Santana tinha como características: jogava de cabeça erguida, driblava muito bem, tinha excelente passe, conduzia bem a bola, chutava bem, de curta e longa distância. Profissionalizou-se em 2001. Ganhou sem primeiro título como profissional em 2003, onde foi campeão pernambucano. Na carreira, Cléber Santana ganhou oito títulos: Uma Copa Sul-Americana concedida pelo Atlético de Medellín e Commebol, seis estaduais e uma Copa do Brasil.

Em 2004, foi para o Vitória da Bahia jogar ao lado de Adilson,Vampeta e Obina, onde foi campeão baiano. Em 2005, foi para o Japão jogar no Kashima Reysol. Lá ele foi o artilheiro do time com 8 gols, mas a equipe não foi bem e terminou na 16ª posição entre os 18 participantes. Em 2006, no Santos, acrescentou o "Santana", pois já havia o lateral- esquerdo Kléber. Foi campeão paulista após 22 anos de jejum. No Santos jogou 97 jogos e marcou 23 gols. Em julho de 2007, foi jogar no Atlético de Madri do uruguaio Diego Forlán e do argentino Sergio Aguero. Neste time, chegaram a "Champions League". Em 2008, foi emprestado ao Mallorca (ESP), onde fez o gol mais bonito de sua carreira no campeonato espanhol de 2009. Jogando contra o Real Madri no Estádio Santiago Bernabéu. Cleber driblou quatro adversários e tocou a bola por cima do experiente goleiro Casillas, na vitória de virada por 3 a 1. 

Em 2010, voltou para o Atlético de Madri, ainda no mesmo ano, retornou para o Brasil contratado pelo São Paulo, após ano e meio sem ganhar nada, foi para o Atlético Paranaense. Em 2012, voltou a ganhar mais um título estadual pelo Avaí (SC) depois, em 2013, foi para o Flamengo e ganhou o seu maior título, a Copa do Brasil. Neste mesmo ano retornou para o Avaí. Em 2014, chegou ao Criciúma e em 2015, chegou a Chapecoense, onde foi campeão estadual este ano e chegou a final da Copa Sul-Americana quando aconteceu esse terrível acidente. O Atlético de Medellín, da Colômbia abriu mão do título, cedendo o título a equipe da Chapecoense que agora tem o seu primeiro título continental.

Por: Jânio Odon

GALERIA CLÉBER SANTANA

Acidente aéreo que culminou com a morte de Cléber Santana e mais 70 pessoas. Reuters

Saída da Ilha do Retiro rumo ao Morada da Paz. Muita tristeza.

Caixão envolvido pelas bandeiras do Sport, Chapecoense, Abreu e Lima e do Estado de Pernambuco. Pércio Campos/EFE.

Cléber Santana no Vitória, campeão baiano de 2004, com Vampeta, Edilson e o novato Obina.

Apesar de ser o principal artilheiro do Kashima Reysol do Japão (2005), o time ficou nas últimas posições.
Em 2006, ajudou o Santos a conquistar o Paulistão após 22 anos de espera.

Em julho de 2007 foi jogar no Atlético de Madri e classificou a equipe para Liga dos Campeões.

Em 2009, jogando pelo Mallorca da Espanha, fez o gol mais bonito da carreira.

Em 2010, retornou para o futebol brasileiro para jogar pelo São Paulo. Não ganhou nada.

Pelo Flamengo, conquistou a Copa do Brasil em 2013.

Em 2014, no Criciúma jogando contra o clube que o revelou, o Sport Recife, do capitão Durval.










Nenhum comentário:

Postar um comentário