domingo, 30 de outubro de 2016

Raquel Lyra vence Tony Gel no 2º Turno e torna-se a primeira mulher prefeita em Caruaru

A deputada estadual Raquel Lyra, torna-se a primeira mulher a assumir a prefeitura de Caruaru.

Raquel Lyra vence eleição apertada em Caruaru. Quarta maior população entre os municípios pernambucanos e quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, Caruaru elegeu com 53,15% dos votos válidos, o equivalente a 93.803 votos. O candidato Tony Gel obteve 82.679 votos ou 46,85% dos votos.

O segundo turno na cidade foi marcado por críticas à falta de segurança pública - que cresceu em paralelo ao aumento populacional - e à precariedade da feira de artesanato, uma das alavancas econômicas da cidade. A feira movimenta mais de R$ 30 milhões por semana, de acordo com a Associação de Sulanqueiros. Não à toa, os dois temas foram elencados como prioridades pelos candidatos que disputavam o cargo do Executivo caruaruense.

O duelo na cidade representa adversários históricos, já que Raquel Lyra é filha João Lyra, ex-prefeito de Caruaru e vice-governador do estado no governo Eduardo Campos. Tony Gel também governou Caruaru por oito anos e travou embates históricos com José Queiroz, atual prefeito, e com João Lyra.

Raquel Lyra em campanha com o seu pai João Lyra (dir.)

Biografia

Reeleita em outubro de 2014 com 80.879 votos, Raquel Lyra (PSDB) foi, pela segunda vez, a deputada estadual mulher mais bem votada de Pernambuco. 
Em janeiro de 2011, após tomar posse no seu segundo mandato, o governador Eduardo Campos a convidou para assumir a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ). Após dois anos no comando da SCJ, Raquel retornou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em fevereiro de 2013.

Raquel é formada em Direito e pós-graduada em Direito Econômico e de Empresas, iniciou a carreira como advogada concursada do Banco do Nordeste. Em seguida, também admitida por concurso público, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde atuou até 2005. Naquele ano, prestou sua terceira prova pública bem-sucedida, sendo aprovada para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), à qual está vinculada até hoje, embora licenciada para atuar como deputada estadual.

Por: Diário de Pernambuco.

2 comentários: