20 de dezembro de 2014
(Sexta-feira)
Nenhuma metáfora de bar, tristeza
ou desilusão conseguirá traduzir, nesta sexta-feira, às 9h25, a dor da partida
do Rei do Brega, o cantor Reginaldo Rossi. O artista pernambucano de 70 anos
morreu depois de permanecer 23 dias internado no Hospital Memorial São José, na
Boa Vista, no Recife. Ele havia sido internado com dores no tórax e nas costas,
mas descobriu a existência de um tumor no pulmão, enfrentou sessões de
quimioterapia, hemodiálise e precisou de sedação e ajuda de aparelhos para
tratar a doença.
A informação foi confirmada pelo
médico Murilo Guimarães, pneumologista do cantor e compositor. Ele teve
falência de múltiplos órgãos.
Reginaldo Rossi estava internado no Memorial São José, na Av. Agamenon Magalhães, no Recife.
Reginaldo Rossi entra para a história da música como uma das vozes mais
românticas do país. Em mais de 50 anos de carreira, ele cantou os desencontros
do sentimento humano, especialmente ilusões, fetiches, dores e desamores comuns
aos relacionamentos. Contemporâneo de uma geração tachada de brega por cantar
canções idolatradas pelo povo, ao lado de Odair José, Amado Batista, Wando,
Agnaldo Timóteo, Fernando Mendes, entre outros, Rossi inverteu a lógica do
rótulo e abriu espaço para um gênero musical marginalizado no Brasil.
O cantor reformulou o conceito de brega e, com músicas e declarações, esfregou na cara da sociedade a incoerência entre a crítica e a vida real. Democratizou os sentimentos, uniu pobres e ricos nas emoções e na mesa do bar, universalizou a dor, o amor, o chifre e a alegria da roedeira ao pé de um garçom, definido por ele como o confessor da humanidade, personagem inspiração para o maior sucesso musical. "Quando o chifre dói, o diploma cai da parede", "Não há quem não bregue depois de três doses" e "No mundo inteiro, é romântico, mas, aqui, quem faz romantismo é brega" foram frases de uma filosofia levada adiante em mais de 300 composições gravadas ao longo da carreira.
O cantor reformulou o conceito de brega e, com músicas e declarações, esfregou na cara da sociedade a incoerência entre a crítica e a vida real. Democratizou os sentimentos, uniu pobres e ricos nas emoções e na mesa do bar, universalizou a dor, o amor, o chifre e a alegria da roedeira ao pé de um garçom, definido por ele como o confessor da humanidade, personagem inspiração para o maior sucesso musical. "Quando o chifre dói, o diploma cai da parede", "Não há quem não bregue depois de três doses" e "No mundo inteiro, é romântico, mas, aqui, quem faz romantismo é brega" foram frases de uma filosofia levada adiante em mais de 300 composições gravadas ao longo da carreira.
A esposa Sirleide e o filho Roberto Rossi, no velório na ALEPE.
Dono de uma uma cabeleira fora dos padrões de beleza, de uns óculos escuros
onipresentes, camisa sempre aberta no peito e uma voz inconfundível, Reginaldo
fez sucesso incontestável para além das fronteiras do estado. Começou com o
rock e o balanço da Jovem Guarda no grupo Silver Jets. Depois, em carreira
solo, enveredou pelas músicas românticas. Dominou o Norte e o Nordeste. Com a
canção Garçom, lançada em 1986, chegou ao restante do país e se consolidou como
artista nacional.
Reginaldo Rossi assumiu a condição de popular das músicas às declarações. Orgulhava-se de preferir os termos usuais para compor, em vez de se valer das palavras rebuscadas agradáveis apenas à crítica. "Eu canto para o povão", mandou avisar por meio dos médicos, já do leito do hospital. As letras sempre remeteram à simplicidade: a tristeza depois de ser deixado pela pessoa amada, os suspiros nas carícias do casal, a traição, o bailinho, a ausência e a canalhice. Vieram A raposa e as uvas, Mon amour, meu bem ma femme, Tô doidão, Deixa de banca, Garçom.
Reginaldo Rossi assumiu a condição de popular das músicas às declarações. Orgulhava-se de preferir os termos usuais para compor, em vez de se valer das palavras rebuscadas agradáveis apenas à crítica. "Eu canto para o povão", mandou avisar por meio dos médicos, já do leito do hospital. As letras sempre remeteram à simplicidade: a tristeza depois de ser deixado pela pessoa amada, os suspiros nas carícias do casal, a traição, o bailinho, a ausência e a canalhice. Vieram A raposa e as uvas, Mon amour, meu bem ma femme, Tô doidão, Deixa de banca, Garçom.
Cantando, fotografando, chorando, fãs se despedem de Reginaldo Rossi na saída da ALEPE.
Com o microfone nas mãos, desferiu golpes duros no machismo, ao exigir
igualdade amorosa para as mulheres, criticou a hipocrisia homofóbica, deu
leveza ao chifre, calo social brasileiro muitas vezes combustível para atos de
violência. "Por que o homem pode chifrar, chifrar, chifrar e a mulher não
pode fazer nada?”. Rossi deu transparência ao sentimento.
O cantor havia se apresentado pela última vez em João Pessoa, depois de enfrentar três apresentações seguidas no Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, no Recife. Estava com show marcado no revéillon, no Pina, Zona Sul do Recife, cidade cujo hino informal é uma de suas composições mais adoradas: "Recife, a minha cidade, o meu lugar". Fumante inveterado de mais de dois maços de cigarro ao dia, consumidor de uísque misturado com Coca-Cola e jogador contumaz de pôquer, Reginaldo deixa a esposa Cileide e o filho Roberto. Mais: deixa órfã uma legião de fãs acostumados a cantar, sorrir e chorar ao som de letras capazes de desvendar e espalhar cada retalho da alma humana.
O cantor havia se apresentado pela última vez em João Pessoa, depois de enfrentar três apresentações seguidas no Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, no Recife. Estava com show marcado no revéillon, no Pina, Zona Sul do Recife, cidade cujo hino informal é uma de suas composições mais adoradas: "Recife, a minha cidade, o meu lugar". Fumante inveterado de mais de dois maços de cigarro ao dia, consumidor de uísque misturado com Coca-Cola e jogador contumaz de pôquer, Reginaldo deixa a esposa Cileide e o filho Roberto. Mais: deixa órfã uma legião de fãs acostumados a cantar, sorrir e chorar ao som de letras capazes de desvendar e espalhar cada retalho da alma humana.
Uma multidão acompanhou o carro dos bombeiros até o cemitério Morada da Paz, em Paulista. Foto: A cara de Vitória.
21 de dezembro de 2013
(Sábado) O Sepultamento
Ao som de Recife minha cidade o corpo do cantor Reginaldo Rossi foi sepultado perto das 19h30 no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Após as honras militares e aplausos de uma multidão que não abandonou o local em nenhum instante, familiares e fãs deram o último adeus ao Rei.
Ao chegar no cemitério o corpo do cantor e compositor de 70 anos ficou dentro da Capela Central, onde foi realizada uma missa apenas para os amigos e familiares. Depois foi a vez dos súditos saudarem, pela última vez, o seu Rei.
Por: Tiago Barbosa/ Diário de
Pernambuco.
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