quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Acidente aéreo com a equipe da Chapecoense

Acidente aéreo com a equipe da Chapecoense deixa o mundo do futebol de luto. Foto: Raul Arboleda/AFP.

29 de novembro de 2016 (terça-feira)

Setenta e seis pessoas morreram na queda do avião da delegação do time de futebol Chapecoense, na Colômbia. Apenas cinco pessoas sobreviveram ao acidente e estão em hospitais de cidades próximas à Medelín. A informação foi confirmada pelo general Azevedo, da polícia colombiana, que acompanhou o resgate na região de Antioquia, em local de difícil acesso. "Infelizmente, não há mais sobreviventes", afirmou o general em entrevista à radio Caracol de Medlín.

Entre os mortos estão os jogadores pernambucanos Kempes e Cleber Santana, que atuavam pela Chapecoense. De acordo com o general Azevedo, seis pessoas foram retiradas com vida do local do acidente, mas uma morreu a caminho do hospital. Os sobreviventes são o lateral esquerdo Alan Ruschel, os goleiros Danilo Padilha e Jackson Follman, a comissária de bordo Jimena Suárez e o narrador da rádio Oeste Rafael Henzel. Os feridos estão em hospitais das cidades de Rionegro e La Ceja.

Equipe da Chapecoense- Da esquerda para direita: 3º de pé Cleber Santana e 1º agachado, Kempes

O avião, da empresa boliviana Lamia, transportava 81 pessoas, sendo 72 passageiros (48 membros do time, 21 jornalistas e três convidados) e 9 tripulantes. O avião se partiu em três ao cair na madrugada desta terça-feira, a apenas cinco minutos do aeroporto de Rionegro. O resgate dos sobreviventes foi bastante difícil, já que a região da queda é montanhosa e chovia bastante. Três equipes com trinta pessoas cada participaram das buscas, que foram suspensas temporariamente após a confirmação das 76 mortes.

Em nota oficial o aeroporto de Medelín afirma que a causa da queda foi uma falha elétrica. Informações ainda não confirmadas indicam que o piloto do avião teria entrado em contato com a torre de controle e informado que a aeronave estava sem combustível suficiente para chegar ao aeroporto.

O avião havia saído de Guarulhos, por volta das 18h de ontem, e seguiu para a cidade de Santa Cruz de La Sierra, onde fez uma parada técnica. O Chapecoense iria jogar nesta quarta-feira contra o Atlético Nacional pela final da Copa Sul-Americana. 

Cleber Santana no Sport Recife em 2003.

CLEBER SANTANA

Cleber Santana Elton Victor, O capitão do time tem 36 e é pai de dois filhos, um de 14 e outro de 11 anos. Nascido em Abreu e Lima, no Grande Recife, Cleber deu início a sua carreira no Sport Clube do Recife em 2003. Antes da Chapecoense, onde está há dois anos, ele jogou pelo Vitória, Santos, São Paulo, Atlêtico Paranaense, Avaí, Flamengo, Criciúma, o japonês Kashiwa Reysol, e os espanhóis Atlético de Madrid e Mallorca.

Ele coleciona títulos como Campeonato Pernambucano e Nordeste pelo Sport, Campeonato Baiano e Taça Estado da Bahia pelo Viória, Campeonato Paulista pelo Santos, Liga Europa e Copa Intertoto da EUFA pelo Atlético de Madrid, Campeonato Catarinense pelo Avaí e Chapecoense, além de Melhor jogador do Campeonato Catarinense em 2012.

Kempes melhor momento na Chapecoense.

KEMPES

O pernambucano da cidade de Carpina, na Mata Norte, Everton Kempes dos Santos Gonçalves, de 31 anos, jogador do Chapecoense, está entre os mortos no acidente aéreo dessa madrugada de terça-feira. Ele viajava com a delegação para Medellín, onde iria participar da disputa final da Copa Sul-Americana, jogando contra o Atlético Nacional, na Colômbia. Kempes estava no clube Chapecoense desde o ano passado e disputava a série A do brasileirão na posição de atacante. Ele iniciou sua carreira no futebol da Portuguesa, depois atuou no Vitória, onde foi campeão Capixaba em 2006, sendo autor de um dos gols da vitória por 3 a 1 na final sobre o Estrela do Norte. 

Em 2010, o jogador foi emprestado ao Ceará para a disputa do Campeonato Brasileiro e, em 2011, Kempes jogou no América Mineiro. Em 2012, assinou contrato com o Cerezo Osaka, no Japão, e em dezembro de 2015 Kempes foi anunciado como novo reforço da Chapecoense para a temporada 2016, assinando contrato até dezembro deste ano. A cidade de Carpina está em luto. A população lamenta a morte do jogador, que estava em plena desenvoltura na carreira.

Everton Kempes dos Santos Gonçalves teve o nome inspirado no atacante da seleção argentina, Mario Kempes, que foi campeão e goleador na Copa de 1978, com seis gols. Seu pai, Amaro Gonçalves, era fã do jogador argentino e, além de Everton, batizou outros dois filhos com o mesmo nome, Erick Kempes e Cleber Kempes. Filho do meio, Everton decidiu investir no gramado aos 17 anos, já em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde morava com a família.

Por: Jânio Odon
Fonte: Diário de Pernambuco e G1-Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário