segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"Gigante do Samba" faz a Bomba tremer

A bela Dryelle Walesca, madrinha da bateria 2009 do Gigante do Samba, no pátio da agremiação na Bomba do Hemetério (foto: flickr.com)
 A mulata arrasando na passarela, acompanhada pela melhor bateria de Pernambuco que é a de Gigante do Samba. Foto: Jornal do Commercio/ Recife-PE



Escola de Samba Gigante do Samba, sem sombra de dúvida, depois da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, é a maior agremiação do bairro em importância. pela sua grandiosidade e valor cultural, a majestosa esmeralda da Bomba do Hemetério mexe com as pessoas ligadas ao samba e admiradores como eu. Durante o período de Momo, a atmosfera do bairro muda, a movimentação que vem dos morros do Alto Santa Terezinha, Alto do Pascoal, Alto do Deodato e Alto dos Coqueiros, redutos do samba alvi-verde, cores do Gigante do Samba é inquestionável. A rivalidade com a Escola de Samba Galeria do Ritmo, do Morro da Conceição, sua maior rival, é comparável ao clássico das multidões entre Sport e Santa Cruz, com as devidas proporções.

A Escola de Samba Gigante do Samba, foi fundada em 16 de Março de 1942, no Alto do Céu, bairro de Água Fria, pelos senhores Luiz Ferreira de França e Luiz Rodrigues da Silva Melo. Entretanto, a escola de samba surgiu inicialmente com outro nome: Garotos do Céu, permanecendo até 1974, quando passou a se chamar Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante do Samba, tem a águia como símbolo, neste ano, com o novo nome, já sagrou-se campeão com o enredo, “ O Mundo Encantado das Crianças” do carnavalesco Jaquaré. Gigantes do Samba teve outros carnavalescos famosos no mundo do samba como: Tony Oliveira, João Bosco, André Paiva, Hilário Silva entre outros.

Gigantes do Samba, atualmente tem sua , sede localizada na Rua das Crianças, na Bomba do Hemetério, antes funcionou no Clube São Luiz Show também da Bomba (atual Igreja Universal). Em 1975, a Escola Gigantes do Samba perdeu o tricampeonato para a Escola Estudantes de São José e viveu sua maior crise. Em setembro, o carnavalesco Jaguaré foi agredido dentro do São Luiz Show durante os ensaios da escola, após querer defender uma pessoa que estava sendo detida de forma abrupta. Em novembro, Ana do Alto do Pascoal, considerada a melhor sambista de Pernambuco é dispensada por indisciplina, e em abril de 1976, Gigantes do Samba é despejado do São Luiz e para complicar, Estudantes de São José torna-se bicampeã do carnaval e passa a ensaiar no local. Depois de algum tempo sem ter onde ensaiar, o América da Estrada do Arraial cede sua quadra. Seu Presidente é Rivaldo Figueiredo de Lacerda e o intérprete oficial é nada mais, nada menos que Belo Xis, considerado por muitos o melhor cantor de samba de Pernambuco. 

Por: Jânio Odon de Alencar
Fonte: Wikipédia




Nenhum comentário:

Postar um comentário