terça-feira, 19 de abril de 2011

O Primeiro Clube de São Paulo a jogar em Pernambuco

A Associação Atlética das Palmeiras em 1917


No dia 5 de Outubro de 1917, a convite do Clube Náutico Capibaribe e do América Futebol Clube, chegava ao Recife, a primeira equipe de futebol de São Paulo a jogar no Nordeste. Tratava-se da Associação Atlética das Palmeiras (que não tem nada haver com a Sociedade Esportiva Palmeiras, que só veio jogar aqui em Pernambuco em 1955) clube fundado em 1909, situado num bairro nobre da capital paulista, equipe elitista, onde só jogavam doutorandos, engenheiros e bacharéis em direito e que já foi campeão paulista da 1ª divisão por três vezes, em 1909, 1910 e 1915. Sendo extinto em 1930. Mas no Recife, a Associação Atlética das Palmeiras jogou muita bola e venceu à todos os jogos. A delegação paulista era composta por: Gondinho Cerqueira (chefe da delegação); jogadores: Turffy, Alex, Bernardo, Morely, Artur, Sistini, Bermudes, Paulo, Celso Dias, Demóstenes, Nazaré, Gustavo Carvalho, Jorge Almeida, Luiz Marcondes, Godinho e Hugo Fragorelli, além do jornalista Fernando Higino, representando o Correio Paulistano.

Os ingressos foram colocados a venda nas Casas Regulador da Marinha, na Rua Nova; Brasileira, Rua da Imperatriz e Livraria Universal na Avenida Rio Branco. Era interesse do Náutico e do América que os jogos fossem realizados no Campo da LSP, no bairro do Aflitos, mas a Liga exigiu 20% da renda bruta de cada partida, o que não foi aceita pelos organizadores que levou os jogos para o British Club, na Avenida Rui Barbosa. A Associação Atlética das Palmeiras se hospedaram na Pensão Landy, tomaram banho de mar em Olinda e foram conhecer a cidade. Realizaram quatro jogos, marcaram impressionantes 22 gols e sofreram apenas 4 gols. Os jogos foram os seguintes:

8/10/1917- Náutico 0 x 10 A.A.Palmeiras
Gols: Nazaré(4), Gondinho(3), Jorge, Demóstenes e Amarinho(contra)
Náutico- Euclides, Arruda e J. Maia; Amarinho, Cavalcanti e Bibi; Mario, Anagan, Manoel Lopes, Fernando e Máximo. A.A.Palmeiras – Tuffy, Morelli e Alex; Fragorelli, Bermudes e Sistini; Celso, Demóstenes, Nazaré, Godinho e Jorge.

12/10/1917- América- PE 2 x 5 A.A.Palmeiras
Gols: Tasso e Rômulo(AME); Nazaré(3), Godinho e Demóstenes.

14/10/1917- Seleção Pernambucana 0 x 1 A.A.Palmeiras
Gol: Godinho.
Seleção Pernambucana- Ilo Just, Duca e Paulino; Arruda, Tobias e Teague; Pitota, Poncy, Briant, Monteath e Arnaldo.

18/10/1917- Sport Recife 2 x 6 A.A.Palmeiras
Ficha técnica não divulgada.

Fonte: História do futebol em Pernambuco,de Givanido Alves,Ed. Bagaço;Diário de Pernambuco.

Por: Jânio Odon de Alencar.

Um comentário:

  1. só foi esquecido de mencionar que em 1929 ao receber jogadores do clube atletico paulistano, a equipe deixou de existir dando origem ao glorioso são paulo futebol clube

    ResponderExcluir