Flamengo do Recife (1915), o primeiro campeão pernambucano formou com: (E/D) Em pé, Osvaldo Lins (Diretor), Francisco, Luiz Cavalcante (goleiro), Rubens e João Elias (Diretor e árbitro); 2ª fila: Frederico, Ruy Gouveia e Zezé; (sentados): Arlindo Lelys, Percey Fellows, Taylor, Gastão e Waldemar.
Em 1915,O Presidente da República era Wenceslau Brás; governava o Recife, Emílio Dantas Barreto, que estava no poder desde 1911, e permaneceu até 18 de dezembro deste ano, quando assumiu Manuel Antônio Pereira Borba; a Prefeitura do Recife passava por uma transição, saía Eudoro Correia e assumia Moraes Rego. O Recife começava a ter energia elétrica, o saneamento básico começava a modernizar-se; os ingleses construíam nossas ferrovias e telégrafos, a cidade começava a rumar ao progresso; o remo e o turfe ainda eram os esportes mais apreciados pelos recifenses. O sertão nordestino vivia uma das piores secas até então. A 1ª guerra mundial entrava em seu segundo ano na Europa. 1º/5- Grandes manifestações operárias pelo Brasil, declaram: "Guerra a guerra". 2/6- A batalha de Ypres, na Bélgica, inaugura o uso militar de gases tóxicos. 19/7- O escritor Gilberto Amado mata em público o poeta Aníbal Teófilo. 28/8- Lei de emergência frente a desmoralização financeira criada com a inundação do mercado pelos bônus sabinos. 8/9- F. Manso de Paiva mata o senador gaúcho Pinheiro Machado, no Rio de Janeiro. Em outubro, Olavo Bilac viaja a São Paulo para intensificar sua luta pela campanha em prol ao serviço militar obrigatório.
No dia 1º de agosto de 1915, começava o primeiro campeonato pernambucano de futebol, em jogo realizado na Campina do Derby (atual campo da Polícia Militar), iniciou-se a primeira partida do Campeonato Pernambucano entre Santa Cruz e Coligação Sportiva Recifense, vencida pelo primeiro, pelo placar de 1 x 0, gol de Mário Rodrigues. O campeonato foi disputado por seis equipes: Santa Cruz, Torre, João de Barros (que trocou de nome ainda neste certame, para América), Peres, Coligação Sportiva Recifense e Flamengo. Todas as equipes eram da capital. O Náutico e o Sport Recife não participaram do campeonato. A disputa foi realizada em turno único. Todavia, era para acontecer o returno, mas com a chegada da equipe do América do Rio de Janeiro em excursão na Veneza Brasileira, onde realizou alguns amistosos. O presidente da Liga Sportiva Pernambucana (LSP), Henriques Jacques, cancelou o returno e realizou um triangular final com as três equipes melhores classificadas. Tendo o Sport Club Flamengo do Recife, fundado em 20 de abril de 1914, conquistado o primeiro e único título (invicto) do campeonato pernambucano com 5 vitórias e 2 empates. O Campo do British Club ( que ficava em Ponte de Uchôa) pertencente aos ingleses passou a ser utilizado para os jogos do Campeonato Pernambucano. O Flamengo virou saco de pancada nos demais certames. Em 1945, o Náutico aplicou a segunda maior goleada da história do campeonato pernambucano no Flamengo-PE, 21 x 3, com 10 gols de Tará (segundo ele), que foi ídolo do Santa Cruz. O Flamengo disputou o campeonato até 1949.
As grandes goleadas: 28/11- Santa Cruz 5 x 0 Torre, as outras foram: Flamengo 6 x 2 Santa Cruz e Santa Cruz 4 x 0 América.
As surpresas: Torre 2 x 0 América, Santa Cruz 0 x 0 Torre, Santa Cruz 0 x 0 Flamengo, América 0 x 0 Perez, Flamengo 1 x 0 América e Flamengo 6 x 2 Santa Cruz.
O clássico: 10/10- Santa Cruz 4 x 0 América.
O artilheiro do Campeonato: Não há registro.
A Seleção do Campeonato:
Goleiro: Luiz Cavalcante (Flamengo-PE)
Zagueiro: Rubens Farias (Flamengo-PE)
Zagueiro: Rômulo Seixas (América)
Lateral-Direito: Luiz Lima (Santa Cruz)
Lateral-Esquerdo: Lelis (Flamengo)
Volante: José Luiz (Torre)
Meia: Gastão (Flamengo)
Meia: Álano (Torre)
Atacante: Arruda (América)
Atacante: Brito (América)
Atacante: Alcindo Wanderley, o Pitota (Santa Cruz).
TRIANGULAR FINAL:As grandes goleadas: 28/11- Santa Cruz 5 x 0 Torre, as outras foram: Flamengo 6 x 2 Santa Cruz e Santa Cruz 4 x 0 América.
As surpresas: Torre 2 x 0 América, Santa Cruz 0 x 0 Torre, Santa Cruz 0 x 0 Flamengo, América 0 x 0 Perez, Flamengo 1 x 0 América e Flamengo 6 x 2 Santa Cruz.
O clássico: 10/10- Santa Cruz 4 x 0 América.
O artilheiro do Campeonato: Não há registro.
A Seleção do Campeonato:
Goleiro: Luiz Cavalcante (Flamengo-PE)
Zagueiro: Rubens Farias (Flamengo-PE)
Zagueiro: Rômulo Seixas (América)
Lateral-Direito: Luiz Lima (Santa Cruz)
Lateral-Esquerdo: Lelis (Flamengo)
Volante: José Luiz (Torre)
Meia: Gastão (Flamengo)
Meia: Álano (Torre)
Atacante: Arruda (América)
Atacante: Brito (América)
Atacante: Alcindo Wanderley, o Pitota (Santa Cruz).
Santa Cruz 5 x 0 Torre
Data: 28/11/1915- Domingo
Local: British Club
Arbitro: o inglês Mr. Foster
Gols: Alberto Campos(3), Dória e Pitota
Santa Cruz- Ilo Just; Bibi e Crócia; Luiz Lima, Carvalho e Manoel; Jorge, Alberto Campos, Pitota, Mário e Dória.
Torre- Mário Pinto, Zé Luiz e Antunes; Reis, Austragésilo e Barroso; Barreto, Álano, Manoel Lopes, Gátis e Cleto.
Flamengo-PE 6 x 2 Santa Cruz
Data: 5/12/1915
Local: British Club
Arbitro: Mr. Foster
Gols: Taylor (2), Pitota, Percy Fellows, Ruy, Chico (contra), Gastão e Lelys.
Expulsões: Luiz Lima do Santa Cruz e Arlindo Lelys do Flamengo por jogo violento. A Liga suspendeu os dois por um ano.
O Flamengo venceu com: Luiz Cavalcante, Rubens e Chico; Abdon, Ruy e Zezé; Arlindo, Percy Fellows, Taylor, Gastão e Lelis. O Santa Cruz perdeu com: Ilo Just, Braz e Silva; Manoel Pedro, Carvalho e Anagan; Jorge, Mário, Pitota, Alberto e Dória.
Flamengo 3 x 1 Torre
Data: 12/12/1915- Domingo
Arbitro: José de Arruda
Local: British Club
Gols: Taylor (2) e Frederico (Fla) e Barreto (Torre)
Flamengo- Luiz Cavalcante, J. Albuquerque e Francisco Alves; Frederico, Ruy e Abdon; Farias, Percy Fellows, Taylor, Gastão e Waldemar.
Torre- Lopes, O. Antunes e Austregésilo; Barroso, Mário Pinto e Luiz Barros; Barreto,Cleto, Álvaro, Gatis e Sidney.
Classificação Final:
1º Flamengo- 12 pontos
2º Santa Cruz- 10 pontos
3º Torre- 8 pontos
4º América e Peres- 3 pontos
5º Coligação Recifense- sem pontuação
Outros campeões estaduais pelo Brasil, em 1915: o Flamengo foi campeão estadual no Rio de Janeiro; Em São Paulo houve dois campeões em virtude de haver duas ligas, o Germânia e a Associação Atlética das Palmeiras; o Atlético Mineiro foi o campeão estadual em Minas Gerais; o Grêmio ganhou o Gaúchão; na Bahia , o campeão foi o Fluminense de Salvador; no Ceará, o campeão foi o Ceará; no Paraná, o campeão estadual foi o Internacional-PR e no Pará, o estadual ficou com o Clube do Remo.
Por: Jânio Odon de Alencar.
Fonte: Diário de Pernambuco, Wikipédia e História do futebol em Pernambuco, do jornalista Givanildo Alves, Ed. Bagaço.
O 1º PAI DO SARNA CRUI
ResponderExcluir