segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A primeira transmissão de TV ao vivo para o Recife

4 de março de 1970, a primeira transmissão de TV ao vivo para o Recife. Foto: bgnejr.org


Em 1970, o Brasil tinha 90 milhões de habitantes e apenas 25% possuía um aparelho de televisão em casa. A população pobre ainda não podia adquirir um aparelho, era muito comum, encontrar uma televisão preto e branco, em algumas praças do Recife.  Em nossa cidade, a primeira emissora de TV, só veio a surgir oficialmente em 1960. Era a TV Rádio Clube de Pernambuco (Canal 6), isto é, dez anos depois que a primeira rede de TV se instalou em São Paulo. Mas é importante salientar que a TV Jornal do Commercio (Canal 2) já funcionava em caráter experimental meses antes, com imagens melhores que a pioneira Clube. Em 1968, surgiu a TV Universitária (Canal 11), que era mantida pela UFPE. A Rede Globo Nordeste, só foi implantada em Pernambuco, em 1972.

A TV Clube de Pernambuco em 1970, retransmitia a programação da TV Tupi de São Paulo. Quem tinha TV, já podia curtir os famosos filmes dos três patetas, zorro, Batman, a feiticeira e perdidos no espaço, tudo em preto e branco, pois a primeira transmissão colorida só aconteceu em 1975.

Em 4 de março de 1970, uma quarta-feira, o Recife se preparava para assistir a primeira transmissão de TV ao vivo, direto de Porto Alegre. O grande evento esportivo estava previsto para às 21 horas no Estádio Beira-Rio, entre as seleções de futebol do Brasil e da Argentina. O Brasil se preparava para a Copa do Mundo a ser realizado no México. Já a Argentina não se classificou para copa, mas era um adversário muito perigoso, como é até hoje. A seleção brasileira na ocasião, passava por uma crise, tudo porque o presidente da República, Emilio Garastazzu Médici não aceitou que Dadá Maravilha ficasse de fora da relação dos 22 convocados para a copa, relacionados pelo técnico João Saldanha, que não gostou da intromissão do presidente e renunciou ao cargo, assumindo Zagalo.
Imagem original do jogo do Beira-Rio, transmitido ao vivo para o Recife.

O Diário de Pernambuco de 5 de março de 1970, publicou desta forma, o grande acontecimento.

O milagre da microonda uniu ontem o Nordeste ao Rio Grande do Sul, permitindo que milhões de brasileiros desta região do país assistissem pela TV, em transmissão direta e instantânea do Beira-Rio, ao jogo treino Brasil e Argentina, que terminou com as derrota das “feras” (a imprensa chamava os jogadores de feras do Saldanha) por 2 a 0. O presidente da República, General Médici, esteve presente à partida.

No Recife, ao interesse de ver a seleção jogar em Porto Alegre, milhares de telespectadores somaram o entusiasmo em testemunhar uma das maravilhas da técnica: a transmissão em cima da hora, trazendo pela primeira vez ao norte imagens do extremo sul do Brasil. Por isso, não cessaram os telefonemas para as redações dos jornais e, particularmente, para as emissoras de TV, perguntando como tal se tornava possível. O jogo também foi transmitido para o México e Inglaterra. De João Pessoa e Maceió chegaram telefonemas a redação do DIÁRIO informando que o Canal 6 estava proporcionando aos telespectadores alagoanos e paraibanos excelentes imagens do match.

Enquanto o governador Nilo Coelho, atarefado com os trabalhos da penitenciária*, não assistiu ao jogo, o prefeito do Recife, Geraldo Magalhães pôde acompanhá-la pelo Canal 6, ressaltando que a transmissão marcava uma nova era nas comunicações do Brasil. O Sr. Antiógenes Tavares, diretor da TV Rádio Clube, disse, por sua vez, que o feito técnico descortina  novas perspectivas para o desenvolvimento do país, “unindo brasileiros de Norte a Sul”.

 A TRANSMISSÃO

Para conseguir a transmissão da partida de ontem, a Embratel teve que efetuar um trabalho arrojado de moderna técnica em comunicações. De Porto Alegre, onde a partida, no Estádio Beira-Rio, foi realizada, as imagens eram  retransmitidas pelo serviço de microondas  para os estúdios da TV Gaúcha e imediatamente levada por esse mesmo veículo para a rede da Embratel, em Porto Alegre. Ao sair da capital gaúcha para chegar ao Recife, a imagem teve que passar por 76 transmissores, percorrendo um total de 3.542 quilômetros. Do lugar de origem foi levada para Curitiba, onde funcionaram três canais de televisão, depois para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e finalmente Recife. De Curitiba a imagem ainda foi desviada para Blumenau-SC, onde funciona apenas um canal de televisão, e de Belo Horizonte para Brasília, onde estiveram em funcionamento mais três canais. Ao todo, retransmitiram o jogo da canarinha, 27 canais de televisão.

*O governador Nilo Coelho não assistiu ao jogo, porque estava elaborando um plano para transferência  dos primeiros 54 detentos da Casa de Detenção (atual Casa da Cultura) que começava a ser desocupada, para a Penitenciária Industrial de Paulista (atualmente desativada). A transferência começou a ser feita no dia 7 de março de 1970, mas a Casa de Detenção só foi esvaziada em definitivo em 1973.

Por: Jânio Odon./Blog Vozes da Zona Norte (DIREITOS RESERVADOS)
Fonte: Diário de Pernambuco e Revista Veja.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário