segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Professor Lupércio a grande surpresa, enfrenta Antônio Campos no 2º turno em Olinda

A surpresa, Professor Lupércio enfrenta Antônio Campos no segundo turno pela Prefeitura de Olinda. Foto: NE10.UOL.

Após 16 anos no comando de Olinda, o PC do B não disputará o segundo turno para prefeito da cidade. A disputa será entre Antônio Campos (PSB) 55.995 votos,  e Professor Lupércio (SD) com 46.476 votos, que tiveram  28,17% e 23,38% dos votos, respectivamente. O resultado das urnas surpreendeu e mostra a rejeição à atual gestão na cidade, já que as últimas pesquisas apontavam a candidata do PC do B, Luciana Santos, como a primeira colocada. A deputada federal ficou em quarto lugar com 32.929 votos (16,57%). A terceira candidata mais votada foi Izabel Urquiza (PSDB), com 36.584 votos (18,40%),

A candidata Teresa Leitão (PT) obteve 11.800 votos (5,94%), seguida por Ricardo Costa (PMDB), com 7.778 votos (3,91%), João Luiz (PPS), com 3.476 (1,75%), Jesualdo (PSOL), com 2.435 (1,22%) e Guga (PV), com 1.304 (0,66%). O balanço das urnas mostra ainda que um quantitativo de 43.593 pessoas anularam ou votaram em branco e  16.958 pessoas não compareceram às urnas.

Para os dois candidatos que continuam na disputa, hoje tem início as conversas sobre os próximos passos da campanha e o apoio dos demais partidos. O PV já confirmou que vai apoiar a candidatura de Antônio Campos. O anúncio foi realizado ontem no comitê do candidato. Segundo Campos, uma reunião será realizada hoje no início da tarde com o comando da campanha e o conjunto de partidos que apóiam a candidatura. A ideia é definir as diretrizes do segundo turno.

“Também trataremos da estratégia política do marketing desta nova etapa, que é mais curta, porém mais intensa. Queremos preparar a interlocuação política para trazer os projetos que Olinda merece”, pontuou Campos. O candidato acompanhou a votação “em um local reservado”. Após o resultado foi até o comitê, localizado na Rua do Amparo.

Quando perguntado se a campanha continuará utilizando o nome de Arraes, mesmo que o apoio da família esteja sendo constantemente questionado, o candidato foi enfático: “Não vou mudar time que está vencendo. É meu avô e meu irmão. Tenho orgulho disso. Não vou discutir parentesco. Vou discutir uma gestão para Olinda”. Campos é neto do ex-governador Miguel Arraes e irmão de Eduardo Campos. Formado em direito, é a primeira vez que concorre a um cargo eletivo.

Com os resultados das urnas, o Professor Lupércio disse que ainda não tem conversas sobre coligações e que agora irá “engrossar o caldo”. “Iremos buscar partidos que venham agregar mas não vai ser daquela forma aleatória. Vamos filtrar. Buscar aqueles que agreguem e comunguem com nosso pensamento. Uma Olinda melhor, porque está estagnada”, afirmou o candidato em discurso no comitê, na orla de Olinda.

De acordo com o candidato, ainda não há nada desenhado com os partidos adversários, porém, uma coligação com o PC do B está descartada. “Sou oposição ao PC do B. Se não fosse, teria dado apoio na eleição para deputado”, disse. O candidato, que é evangélico, também foi firme ao dizer que a religião em nada atrapalha a candidatura. “Antes de tudo sou cristão. Cristão é católico, é evangélico, todas as religiões. Vamos governar como olindense. E vamos apoiar o que é da cultura para nossa cidade, como o carnaval, que é uma referência, incentiva o turismo, gera emprego e renda”, disse.

Por meio de nota, a deputada federal Luciana Santos afirmou que o PC do B ainda não decidiu seu posicionamento no segundo turno. Disse ainda que se pronunciará após reunião com sua direção e com lideranças que compuseram a coligação Olinda Frente Popular. 

Mizael Prestanista
VEREADORES ELEITOS DE OLINDA EM 2016:

Mizael Prestanista/PSB* 
5.499 Votos

Professor Marcelo/PTB
4.506 Votos

Algério a Nossa Voz/PSB
4.419 Votos

Saulo Holanda/PTC
3.748 Votos

Neto da Beira Rio/PSD
3.423 Votos

Jesuino Araujo/PSDB
3.173 Votos

Marcio Barbosa/PC do B
3.000 Votos

Marcelo Soares/PC do B*
2.730 Votos

João Pé no Chão/PMDB 
2.728 Votos

Denise Almeida/PRB
2.719 Votos

Jorge Federal/PR
2.600 Votos

Ricardo Sousa/PMDB
2.590 Votos

Biai/PC do B
2.540 Votos

Edmilson Fernandes/PSD 
2.246 Votos

Graça Fonseca/PMB
2.241 Votos

Labanca/PTC
2.127 Votos

Irmão Biá/PSDB
1.392 Votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário