terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que é ser campeão pela primeira vez?

Taça e medalha de campeão do Torneio da Amizade 2012, que eu conquistei pela primeira vez em 48 anos de vida. Foto: Jânio Odon.


26 de agosto de 2012 (Domingo)

Foi realizado nesta data, no Campo de Ideck Barbosa, próximo a Assembléia de Deus, o Torneio da Amizade de Futebol de Cinco, em Passarinho Alto. Promovido de forma brilhante e competente pelo meu amigo Moab, grande precursor dos eventos esportivos e recreativos da comunidade. O torneio contou com a participação da moçada da própria comunidade, como também, a moçada do Alto da Bondade; do Alto do Sol Nascente; da Mário Juruna; do Cafeeiro e convidados da empresa RM, pela qual Moab trabalha.

O torneio foi bastante disputado e repleto de emoções. Não houve jogo fácil, todos queriam ser campeão. Apesar do espírito fair play dos participantes, alguns atletas se excederam, é verdade, mais o juizão estava lá aplicando o velho cartão vermelho pra o neguinho esfriar a cabeça lá fora do campo.

É verdade que o torneio não distribuiu grandes prêmios, nem tinha lá sua grande importância dentro do contexto do bairro; do município e muito menos do Estado. Mas ser campeão de uma competição esportiva, sempre é emocionante, não importa a dimensão de sua importância, principalmente quando você conquista pela primeira vez. O ganho pessoal é muito valioso. Mas emocionante ainda, é quando esta primeira vez acontece quando se tem 48 anos, beirando os 49, e muitos de seus adversários estão na faixa etária de vinte e poucos anos, e muito mais ainda, quando você reconhece que é um jogador limitado, mais dentro da competição você percebe que dá pra chegar lá, que o time tem garra , força e um matador lá na frente que decide na hora H. Esse era meu time, doando-se a cada momento, a cada instante. Não havia bola perdida. O time predestinado a ser campeão, uma jornada perfeita.

O melhor de tudo isso, é o reconhecimento e a surpresa de muitos, que não acreditavam em meu feito, ou melhor, do nosso feito. Eu não conquistei o Torneio da Amizade sozinho. Todos fizeram a sua parte. Eu sem modéstia alguma, acho que joguei muito, boa colocação, ótimo nas antecipações  e desarmes, não teve bola perdida pra mim. O outro companheiro da zaga Jamerson da RM, o mais jovem do time, estava sempre atento nos lances, bom na cobertura, distribuiu bens as jogadas de ataque e foi muito bem na defesa. Outro gigante dentro de campo foi Hélio, aparenta ser gordinho, mais é muito habilidoso e foi muito importante nas jogadas de ataque, contribuindo decisivamente nesta conquista. Outro gigante dentro de campo, foi Carlos, que dominou o meio- de- campo, fez gols e foi excelente nos passes para os atacantes. Marcos revezou com Hélio no gol e foi o grande matador do time. Fez gols decisivos, muito veloz e com chutes potentes foi o grande nome do torneio e decisivo na final.

Depois da conquista, só foi erguer o troféu de campeão e comemorar. A
recepção foi na casa de Moab, a chamada “resenha”, com piscina pra criançada, discurso de políticos e muitos comes e bebes. Foi show o Torneio da Amizade. 

Eu posando com a taça e medalha de campeão do Torneio da Amizade pela primeira vez em 48 anos e 11 meses. Foto: Gabriel J.O. Alencar.


O Torneio da Amizade teve a participação de oito equipes de cinco, revezando entre si na posição de goleiro. Os jogos foram eliminatórios e em caso de empate, a decisão ia para os pênaltis.

O primeiro jogo foi entre o Time-1  formado com: Beto, Fábio, Toinho, Luciano e Manga. O Time-2 formou com: Guilherme, Mimô, Nô, Sandro e Dombe. O jogo terminou empatado em 1 x 1, nos pênaltis o Time-2 ganhou.

O segundo jogo foi entre o Time-3 formado com: Jamerson, Júnior Corrinho, Edinaldo (de seu Nezinho), Moab e César. O Time-4 que era minha equipe, formou com: Marcos, Hélio, Jamerson da RM, Carlos e Jânio. O Time-4 venceu por 1 x 0.

O terceiro jogo foi entre o Time-5 formado com: Luiz, Joelson, Edmilson, Zeca e Edinaldo Pezão. O Time-6 formou com: Natan, Eduardo, Del, Demir e Izaías. Foi um dos melhores jogos do torneio, bem disputado e com muitos gols. O Time-6 venceu por 3 x 2.

O quarto jogo foi entre o Time-7 formado com: Júnior 40, Dery, Paulo Passarinho, Carnaval e Biu Uga-Uga. O Time-8 formou com: BabY, Ninho, Joelson Barão, Inaldo e Luciano da RM. O time-7 venceu o jogo e o mesário esqueceu de colocar o placar na súmula.

SEMIFINAIS
Time-2 empatou em 1a 1 com o Time-4. Na disputa de pênaltis o Time-4 foi o vencedor.
No outro jogo o Time-6 venceu o Time-7 e avançou na competição.

FINAL
O Time-4 venceu por 2 a 1 o Time-6 e sagrou-se Campeão do Torneio da Amizade.

Por: Jânio Odon    

Nenhum comentário:

Postar um comentário