quarta-feira, 2 de julho de 2014

Grande incêndio em posto de gasolina, na Estrada Velha de Água Fria

Posto de gasolina na Estrada Velha de Água Fria sofreu grande destruição. Foto: Folha de Pernambuco.

28 de maio de 2014 (Quarta-feira)


Contrariando as informações iniciais de que o incêndio no posto de gasolina localizado em Água Fria, Zona Norte do Recife, não provocou vítimas, a auxiliar de dentista Cristiane Silva foi até o local, na manhã desta quinta-feira (29), para mostrar as queimaduras provocadas pelo fogo. Ela estava em uma moto abastecendo no local e contou que viu muita gasolina no chão antes de o incêndio começar. O dono do estabelecimento, Franscisco Brás, afirmou que o caminhão que estava no local sequer havia começando a abastecer os tanques.

O acidente aconteceu por volta das 20h30 da quarta, de acordo com testemunhas. Ao chegar no local, Cristiane conta que viu um líquido no chão e chegou a questionar ao namorado se era água. Uma moto que teria passado pelo líquido teria provocado o fogo. "Ela soltou uma
faísca e imediatamente pegou fogo. Eu só senti aquela coisa quente vindo em todas as minhas costas. Saí correndo desesperada pensando que eu estava pegando fogo, assim como todo mundo que estava no local", comentou. A auxiliar de dentista teve queimaduras superficiais no braço e perna e foi socorrida por uma tia para a o Policlínica da Campina do Barreto, onde foi medicada e liberada em seguida.

O dono do posto, que obteve informações através de funcionários que estavam no local, comentou que o caminhão ainda não estava abastecendo, já que o motorista precisava verificar ainda o volume do tanque antes de iniciar o trabalho. "Não quero me adiantar, vamos esperar  o IC [Instituto de Criminalística] para saber o que de fato aconteceu. Mas o motorista passa por um curso de preparação e estava habilitado para fazer o serviço", contou. O empresário deixou em dúvida se a gasolina vista no chão vazou do caminhão ou de uma moto que estaria no local.
O incêndio assustou os moradores vizinhos, da Estrada Velha e da Rua São Bento. Foto: G1.

O incêndio tomou maior proporção após os frentistas, assustados, largarem as bombas no chão para correr, espalhando a gasolina pelo local. Pelo menos 30 pessoas estavam no local no momento do acidente, mas não há informações de outros feridos, além de Cristiane Silva. Quatro motos e cinco carros, além do caminhão, ficaram totalmente destruídos. Outros quatro veículos foram parcialmente atingidos. A  moto de Cristiane está no meio dos escombros, e ela informou que irá acionar a Justiça.
Segundo o Corpo de Bombeiros, não há risco de novas explosões no posto porque não há mais fogo nem calor. O local amanheceu rodeado de moradores curiosos que tentavam entender a explosão. A chuvas da madrugada e manhã colaboraram para diminuir a temperatura no ambiente.

As chamas chegaram a
dez metros de altura, atingindo a fiação elétrica. Muitos moradores de imóveis vizinhos não puderam voltar para casa, por recomendação dos bombeiros. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) cortou a energia do estabelecimento depois da explosão.

No local ainda estão as carcaças de carros, motos e do caminhão-tanque, veículos que ficaram destruídos pelo fogo. Os caixas eletrônicos e loja de conveniências, que ficaram mais afastados do foco do incêndio, ficaram quase intactos.

Segundo a assessoria de comunicação da Defesa Civil do Recife, nenhum imóvel no entorno do posto corre risco de desabamento. Uma equipe esteve no local na quarta para fazer uma vistoria parcial; a Defesa Civil ainda vai vistoriar se a estrutura do posto corre o risco de desabar.
A recomendação para qualquer pessoa que for abastecer o veículo é de desligar o motor; não fumar na área do posto; não atender o celular próximo ao ponto de abastecimento; e evitar tudo que emita calor ou tenha fogo.
O Sindicato dos Postos de Combustíveis de Pernambuco (Sindicombustíveis) informou quevai oferecer apoio técnico e jurídico ao proprietário do posto.

Explosão destrói 13 veículos
Cinco carros, três motos e um caminhão-tanque ficaram carbonizados depois que o posto de combustíveis explodiu no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, na noite da quarta. Outros quatro automóveis, além de duas bombas para abastecimento e o teto do estabelecimento, foram danificados pelo fogo, segundo o Corpo de Bombeiros.

Por: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário