segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Acidente em rodovia na Bahia, abala o Município de Buíque

Acidente na Bahia deixa 33 pernambucanos mortos

3/12/2011- Sábado
Pelo menos 33 pessoas morreram em um acidente de ônibus registrado na madrugada de hoje na altura do quilômetro 583 da BR-116 entre os municípios de Milagres e Brejões, na Bahia. A colisão envolveu um ônibus que trazia trabalhadores de corte de cana do estado de Mato Grosso do Sul para a cidade de Buíque, no Sertão de Pernambuco, um caminhão que carregava gesso e uma carreta, por volta de 0h30 da manhã deste sábado (3).
Ainda não há uma relação de vítimas. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buíque, ao menos 16 são da região. O ônibus, que teria sido fretado, trazia trabalhadores de uma temporada de trabalho em Mato Grosso do Sul.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta teria perdido o controle do veículo e colidido de frente com o ônibus, que atingiu o caminhão. A causa teria sido uma ultrapassagem irregular, mas a polícia ainda não sabe de qual dos veículos.
Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico legal das cidades de Jequié e Vitória da Conquista, na Bahia, onde devem ser identificados. Há dificuldade de reconhecimento, dada a gravidade do acidente. A PRF afirma que a Secretaria de Saúde de Buíque está articulando ônibus para transportar os corpos das vítimas pernambucanas até as suas cidades.
Ainda segundo a PRF, 32 pessoas morreram no local e mais quatro a caminho do hospital. Outras 13 pessoas estão feridas e foram encaminhadas para hospitais dos municípios de Jequié e Jaguaquara, localizados na região. A polícia não soube informar o estado de saúde delas.
Segundo a polícia, o local é de difícil comunicação e telefones celulares não funcionam. No momento, a perícia investiga as causas do acidente. O trecho da pista ficou interditado, nos dois sentidos, de 1h até as 8h da manhã deste sábado.
Comoção em Buíque Foto: Alexandre Gondim/JC
Secretário Estadual da Casa Civil, Tadeu Alencar, disse esta tarde em Buíque que a investigação do acidente que deixou 33 mortos na BR-116 será realizada na Bahia. Entre as vítimas, 32 eram trabalhadores rurais pernambucanos, naturais de Buíque e cidades próximas que voltavam de uma temporada de trabalho no Mato Grosso do Sul. A 33ª vítima do acidente foi o motorista que conduzia o ônibus, Ivo Elio Alves, que era natural do Ceará. Ainda segundo Alencar, o ônibus levava os trabalhadores de maneira irregular, já que não tinha autorização para fazer o transporte interestadual.
Alencar e o Secretário de Defesa Social, Wilsom Damázio, estão na cidade para ajudar as famílias das vítimas do acidente. Eles esperam a chegada dos 14 corpos trazidos esta tarde da Bahia para Caruaru em um avião da FAB e de caminhão do IML para Buíque, onde devem chegar ainda esta noite. Os corpor serão velados no Clube Municipal da cidade e devem ser enterrados amanhã.
Os custos do traslado dos corpos estão sendo pago pelo Governo do Estado. Já o funeral das vítimas ficará a cargo da Prefeitura de Buíque. Neste momento, um grande número de pessoas aguarda a chegada dos corpos, entre amigos, familiares e curiosos.
Corpos chegam à Buíque em avião da FAB
Forte comoção marcou a chegada à cidade de Buíque, no Agreste do estado, neste domingo (4) de 13 corpos de trabalhadores rurais mortos em um acidente no último sábado (3) na BR-116, na Bahia. Parentes e amigos receberam os caixões entregues por dois caminhões do Corpo de Bombeiros na sede do Clube Municipal da Cidade, de onde seguem para serem velados em suas casas. Os enterros serão realizados nesta segunda-feira (5), em Buíque e cidades próximas.

Na tarde deste domingo, 14 corpos foram trazidos em um avião da FAB da Bahia até Caruaru, em Pernambuco. Um dos corpos ficou na cidade, onde residia, e os outros 13 seguiram para Buíque.

Nesta segunda-feira (5) pela manhã, mais 11 corpos são esperados na cidade, somando 25 as vítimas trazidas para serem enterradas em Pernambuco. As oito vítimas restantes do total de 33 mortos ainda estão sendo identificadas na Bahia.

Os horários dos sepultamentos ainda não estão confirmados, mas está certa a presença do governador Eduardo Campos amanhã em Buíque para acompanhar os sepultamentos.

Por: Felipe Falcão/ DP 
Fonte: Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio e Itaberaba Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário