sábado, 15 de outubro de 2016

Santo Amaro do Recife, Vice- Campeão Brasileiro de Futebol da "Série C" em 1981

O Santo Amaro do Recife, do excelente goleiro Pimenta (penúltimo em pé) e do experiente Rubem Salim (o 5º ajoelhado). Vice-Campeão da Taça de Bronze. Só eles acreditavam nesta façanha. Foto: Revista Placar.


A Associação Atlética Santo Amaro foi fundado em 1º de janeiro de 1950, no bairro recifense de Santo Amaro, com a denominação de “Clube das Vovozinhas” em virtude de seu fundador Alcides Teixeira ter sido radialista da Rádio Clube de Pernambuco e ter um programa de grande audiência dedicado as vovós. Ele também foi vereador do Recife e deputado estadual. O clube alvirrubro tem uma história curiosa. Em 1966, o Vovozinhas profissionalizou-se e para disputar pela primeira vez o Campeonato Pernambucano, mudou de nome para Santo Amaro. Muitas vezes, disputou com o Íbis (considerado o pior time do Brasil) a lanterna do campeonato e sofreu muitas e humilhantes goleadas. A mais famosa em 1976, quando Dadá Maravilha do Sport Recife fez dez gols contra o Santo Amaro na goleada por 14 a 0. 

Em 1994, passando por uma crise financeira, o Santo Amaro foi vendido para Jorge Chacrinha, dono da rede de farmácias Casa Caiada. Passando a se chamar Associação Atlética Casa Caiada, depois veio a mudar de nome  e de cidade. Passou a se chamar Recife Futebol Clube e transferiu-se para o município de Goiana. E por final, transformou-se no Manchete Futebol Clube. Chamado de clube camaleão por trocar de cidade constatemente, pois já foi do município de Timbaúba e Paulista. Participou do Campeonato Pernambucano pela última vez em 2005. A única coisa que nunca mudou no clube foram as cores. Sempre foram vermelho e branco. 

Mais a história do Santo Amaro não foi só de vexames, em 1981, o clube alvirrubro viveu o seu melhor momento em toda sua trajetória. Disputou o primeiro Campeonato Brasileiro da Série C, denominado de “Taça de Bronze”. O Santo Amaro contava com o excelente goleiro Pimenta, que depois foi jogar no Clube Náutico Capibaribe; Rubem Salim que era técnico e jogador experiente do time, pois já havia vestido as camisas do Sport Recife, Santa Cruz e Porto de Portugal; e Fabinho, co-artilheiro da competição. O presidente do Santo Amaro era João de Lima Neto e o diretor de futebol era Antônio Pimenta Machado. No Campeonato Pernambucano de 1981, o Santo Amaro acabou na 7ª colocação entre os dez participantes, mas coseguiu dois empates supreendentes contra o Náutico (0 x 0) e Sport Recife (1 x 1). 

A Taça de Bronze (Brasileirão- Série C) contou com 24 equipes. A 1ª Fase foi um mata-mata com 12 confrontos onde se classificaram 12 equipes. Na 2ª Fase outro mata-mata com 6 confrontos onde se classificaram 6 equipes que foram para as semifinais divididos em 2 grupos de 3, onde se classificava apenas 1. Sendo o Grupo A composto por: Olaria (RJ) que foi o vencedor do grupo, seguido pelo São Borja (RS) e o Dom Bosco (MT). O Grupo B foi vencido pelo nosso Santo Amaro (PE), seguido pelo Izabelense (PA) e o Guarani (MG). A campanha do Santo Amaro foi a seguinte: 10 jogos, 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Marcou 10 gols, sofreu 9 gols.

OS ARTILHEIROS: Müller, do São Borja (RS) e Fabinho, do Santo Amaro (PE) com 5 gols.

A CAMPANHA  DO SANTO AMARO

1ª Fase
7/3/81- Santo Amaro 1 x 0 Auto Esporte (PB), no Arrudão, Recife
Gol: Fabinho
15/3/81- Auto Esporte (PB) 3 x 3 Santo Amaro, no Almeidão, João Pessoa
Gols: Pedrinho (2) e Carlos Brasília para o (A.E) e Eliel, Derivaldo e Fabinho para o (S.A).

2ª Fase
21/3/81- Santo Amaro 1 x 1 Baraúnas (RN), na Ilha do Retiro, Recife
Gols: Eliel (S.A) e Tom (B).
28/3/81- Baraúnas (RN) 0 x 1 Santo Amaro, em Mossoró (RN)
Gol: Fabinho.

Semifinais
2/4/81- Guarani (MG) 0 x 0 Santo Amaro, em Divinópolis (MG)
5/4/81- Santo Amaro 1 x 0 Izabelense (PA), no Arrudão, Recife
Gol: Fabinho
11/4/81- Santo Amaro 2 x 0 Guarani (MG), no Recife
Gols: Eliel e Luiz Carlos.
16/4/81- Izabelense (PA) 1 x 1 Santo Amaro, em Belém
Gols: Fabinho (S.A) e Tuíca (Iza)

FINAIS

1º Jogo

Olaria (RJ) 4 x 0 Santo Amaro
Data: 25/4/1981
Local: Marechal Hermes – Estádio Mané Garrincha (RJ)
Árbitro: Nei Andrade Maia (BA)
Expulsão: Zé Ica, do Olaria.
Gols: Chiquinho aos 13 min. do 1º Tempo; Zé Ica aos 14 min., Leandro aos 23 e 25 min do 2º Tempo. 

Olaria venceu com: Hilton, Paulo Ramos, Pino, Marcos e Gilmar (Edvaldo), Ricardo, Lulinha e Leandro; Chiquinho, Sérgio Luís (Aurê) e Zé Ica. Técnico: Duque.
Santo Amaro perdeu com: Pimenta, Lula e Figueroa; Moacir e Zuza; Rubem Salim, Luís Carlos e Valtinho; Savinho, Fabinho e Eliel. Técnico e jogador: Rubem Salim.

2º jogo

Santo Amaro 1 x 0 Olaria (RJ)
Data: 1º/5/1981
Local: Estádio do Arruda (Recife)
Árbitro: José Leandro Serpa (CE)
Gol: Derivaldo, aos 35 min. do 2º Tempo.

Santo Amaro venceu com: Pimenta, Lula, Moacir, Figueroa e Zuza; Eliel, Betuca (Rubem Salim) e Luís Carlos; Savinho, Fabinho e Birino (Derivaldo). Técnico e jogador: Rubem Salim.
Olaria (RJ) perdeu com: Hilton, Paulo Ramos, Salvador, Mauro e Gilcimar; Ricardo, Lulinha e Orlando; Chiquinho, Aurê (Nunes) e Leandro (Serginho). Técnico: Duque.

*Com este resultado o Olaria (RJ) sagrou-se o primeiro campeão do Brasileirão- Série C (Taça de Bronze). O Santo Amaro foi o vice- campeão. Por essa grande campanha do clube recifense, a Prefeitura do Recife premiou a equipe com a quantia de CR$ 200.000,00 (duzentos mil cruzeiros).

Por: Jânio Odon/Blog Vozes da Zona Norte- DIREITOS RESERVADOS
Fonte: Revista Placar e Diário de Pernambuco.

GALERIA DE FOTOS DO SANTO AMARO

Alcides Teixeira, radialista, vereador e deputado estadual, fundador do clube das vovozinhas.

Betuca(esq.) marca o atacante do Auto Esporte- PB no primeiro jogo, realizado no Arrudão.

O presidente do clube, Antônio Pimenta Machado, palestra durante treino. Foto: João Carlos/DP.

D. Maria Helena, esposa do presidente, aplicando injeção em um jogador do Santo Amaro. Foto: João Carlos.

Associação Atlética Santo Amaro do goleiro Pimenta, Vice-Campeão da Taça de Bronze.

O governador de Pernambuco, Marco Maciel entrega a taça de campeão ao capitão do Olaria.

O capitão do Olaria, Marcos Rezende, ergue a taça de campeão no Estádio do Arruda. O black power  é o grande repórter esportivo Pedro Luiz.







5 comentários:

  1. Quando o santo amaro foi vice campeão do BRASIL

    ResponderExcluir
  2. Muito legal eu queria informação sobre Coríntios que foi goleiro do América tô esquecida década

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, tem certeza que o nome do goleiro era Coríntio. Esse eu não conheci.

      Excluir
  3. Santo amaro tem historia pra contar.

    ResponderExcluir