19 de janeiro de 2016
Após um hiato de 16 anos, o Sport voltará a ter a honra de ceder um jogador para a Seleção Brasileira principal. Nesta quinta-feira, o técnico Tite anunciou a lista com 23 atletas para o amistoso da próxima quarta-feira, contra a Colômbia, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, em partida de homenagem às vítimas da tragédia com o voo da Chapecoense, em novembro do ano passado. E entre os nomes, o meia Diego Souza, artilheiro da Série A do ano passado, com 14 gols e que retorna à Canarinha após seis anos. O interesse é que o DS87 foi convocado pelo treinador como atacante. Rithely, que também tinha a expectativa de ser convocado, ficou de fora da lista.
O último jogador do Sport convocado para a seleção brasileiro havia sido o volante Leomar, em 2001, para jogos das eliminatórias e da Copa das Confederações, sob o comando do técnico Emerson Leão. A convocação de Diego Souza já vinha sendo especulada nos bastidores. Nos últimos dias, a diretoria e a comissão técnica do clube rubro-negro foram consultadas por integrantes da CBF para saber sobre os aspectos físicos e técnicos de Diego, bem como Rithely, que tiveram seus contratos renovados recentemente com clube pernambucano, com Diego Souza esticando seu vínculo até o fim de 2018 e o volante até 2022. A parte física foi um dos pontos mais levados em consideração por Tite, já que os clubes brasileiros ainda estão em pré-temporada. Segundo o treinador, 48 atletas foram consultados no total.
Diego Souza volta a vestir verde e amarelo após seis anos. A sua última partida defendendo o Brasil foi em setembro de 2011, contra a Argentina, no Superclássico das Américas, quando também apenas atletas que estavam atuando dentro do país puderam ser chamados pelo então técnico da seleção, Mano Menezes. O Brasil venceria por 2 a 0 e ficaria com a taça. Além desse, outra partida de Diego Souza pela seleção foi na derrota por 2 a 1 para a Bolívia, em 2009, em La Paz, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Dunga era o técnico.
Em toda a históra, 12 jogadores do Sport já tiveram a honra de defender a seleção brasileira. Desses, cinco fizeram parte do grupo que disputou o Sul-Americana extra do Equador, em 1959, formado apenas por jogadores que atuavam no futebol pernambucano, na time que ficou conhecido como "Cacareco".
Desfalques
Com a convocação, Diego Souza desfalcará o Sport na estreia da Copa do Nordeste, que acontece também na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, contra o Sampaio Corrêa. No entanto, estará em campo normalmente no domingo, no amistoso contra o The Strongest, na Arena Pernambuco, pela Taça Ariano Suassuna. A apresentarão ao técnico Tite está marcada apenas para manhã da terça-feira, dia do único treino antes da partida. Já na quinta, todos os jogadores estarão de volta aos seus clubes. Toda a renda do amistoso contra a Colômbia será revertida às famílias das vítimas do voo da Chapecoense.
* O jogo no Engenhão terminou com vitória da Seleção Brasileira por 1 x 0. gol de Dudu, do Palmeiras. Diego Souza dividiu com o goleiro colômbiano. A bola espirrou para o alto e sobrou para Dudu marcar de cabeça. No primeiro minuto do 2º Tempo.
Diego Souza teve participação direta no gol da Seleção Brasileira.
Os jogadores do Sport já convocados para a seleção brasileira
Édson (zagueiro) – 1959, Copa América no Equador
Elcy (atacante) – 1959, Copa América no Equador
Traçaia (atacante) – 1959, Copa América no Equador
Zé Maria (meia) – 1959, Copa América no Equador
Bria (zagueiro) – 1959, Copa América no Equador
Roberto Coração de Leão (atacante) – 1981, amistoso
Betão (lateral-direito) – 1983, amistoso
Adriano (zagueiro) – 1995, amistoso
Chiquinho (meia) – 1996, amistoso
Jackson (meia) – 1998, amistoso
Bosco (goleiro) – 1999, Eliminatórias da Copa
Leomar (volante) – 2001, Eliminatórias da Copa e Copa das Confederações
Por: Daniel Leal/Diário de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário