quinta-feira, 28 de julho de 2011

América do Recife, Campeão Pernambucano de 1921


Sede do América no passado: bailes e badalações.
                                                                          
Os grandes acontecimentos de 1921, destaca-se: a fundação do Partido Comunista Chinês. No Recife, os correios adquire um belo prédio na rua Marquês de Olinda e funda o Centro Cultural dos Correios. Nasce em 27/2, no município de Carnaíba-PE, o grande parceiro de Luiz Gonzaga, o compositor José Dantas. Em 19/9, nascia o grande educador pernambucano, Paulo Freire.

A 7ª edição do Campeonato Pernambucano de Futebol em 1921, foi realizado entre 24 de abril à 12 de fevereiro de 1922, em turno único, com jogos de ida e volta. O 3º Torneio-Início aconteceu no Campo da Jaqueira, vencido pelo América, que derrotou o Náutico no jogo final pelo placar de 1 a 0. A maioria dos jogos foram realizados no Campo da Jaqueira, mas também houve jogos no Campo da Avenida Malaquias, palco da final, e no Campo do “Aflitos.” O campeonato foi marcado por uma grande confusão. Tudo começou quando o ex- jogador do Náutico, Geraldo Bastos transferiu-se no final do ano anterior para o Sport Recife. A diretoria rubro-negra inscreveu o jogador em abril de 1921, na Liga Pernambucana de Desportos Terrestres (LPDT), a Liga por sua vez, não registrou o atleta, não se sabe até hoje, se agiu por descuido ou por má fé de alguns de seus dirigentes. O fato é que a entidade não assumiu o erro e prejudicou o Sport Recife, que escalou Geraldo Bastos no jogo do dia 14/8, contra o Santa Cruz, onde o venceu no Campo da Avenida Malaquias pelo placar de 4 x 2. A equipe coral sabendo da irregularidade, pediu os pontos perdidos na partida, sendo atendido pela LPDT. O caso repercutiu por alguns meses, o problema foi parar no Rio de Janeiro, na sede da CBD que não tomou partido da situação, alegando que o caso tinha de ser resolvido pela Liga, já que era um assunto interno. A Liga por sua vez, assegurou os pontos ao Santa Cruz.. Se o Sport Recife não houvesse perdido os pontos, seria finalista do campeonato.

No dia 31 de julho, o Varzeano abandona o campeonato. A grande surpresa do campeonato foi o Torre que venceu o Sport Recife e o Náutico, superando este último na classificação final. A classificação geral ao final do returno: 1º) América com 19 pontos e um saldo positivo de 27 gols; 2º) Santa Cruz também com 19 pontos e um saldo positivo de 25 gols; 3º) Sport Recife com 17 pontos e um saldo positivo de 18 gols; 4º) Torre também com 17 pontos e um saldo positivo de 6 gols; 5º) Náutico com 12 pontos; 6º) Flamengo do Recife com 9 pontos; 7º) Peres com 5 pontos; 8º) Varzeano sem pontuação, pois abandonou o campeonato.
Fábio Nogueira fez um na final.

As grandes goleadas: Sport 7 x 0 Varzeano; América 6 x 0 Peres; Náutico 5 x 0 Varzeano; Sport 5 x 1 Peres; Santa Cruz 4 x 0 Torre; Torre 4 x 0 Peres.

As surpresas: Flamengo 1 x 1 Sport; Flamengo 3 x 0 América; Peres 1 x 0 Santa Cruz; Torre 3 x 0 Náutico; Torre 3 x 1 Sport.

Os Clássicos: 24/4- Sport 3 x 2 Santa Cruz; 22/5- América 2 x 0 Náutico; 29/5- Santa Cruz 2 x 1 Náutico; 12/6- Sport 2 x 1 Náutico; 3/7- Santa Cruz 2 x 2 América; 24/7- América 3 x 1 Sport; 14/8- Sport 4 x 2 Santa Cruz; 11/9- Náutico 2 x 2 América; 25/9- Santa Cruz 1 x 0 Náutico; 2/10- Sport 0 x 0 Náutico; 16/10- Santa Cruz 0 x 0 América; 6/11- América 2 x 2 Sport e a final em 12/2/1922- América 4 x 1 Santa Cruz.

Artilheiro do Campeonato: Não há registro

Não houve escolha da seleção do campeonato.

O América sagrou-se campeão pernambucano de futebol com 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas

Jogo da final
América 4 x 1 Santa Cruz
Data: 12/2/1922
Local: Campo da Avenida Malaquias
Árbitro: Manuel Lopes
Gols: Juju (2), Zé Tasso e Fabinho para o América e Pitota para o Santa Cruz.
América foi campeão com: Novinho; Ayres e Rômulo; Lindolpho, Licor e Zizi; Fabinho, Lapinha, Zé Tasso, Juju e Araújo.
O Santa Cruz formou com: Ilo Just; Bebé e Mário Rosas; Júlio, Manuel Pedro e Graciliano; Firmino, J. Sá, Zé Castro, Pitota e Eurico.

Outros campeões estaduais pelo Brasil em 1921: Em São Paulo, o campeão foi o Paulistano; no Rio de Janeiro, o Flamengo conquistou o bicampeonato. Em Minas Gerais, o América tornou-se hexacampeão mineiro. No Rio Grande do Sul, o Grêmio foi o campeão. No Paraná, o Britânia conquistou o tetracampeonato. No Ceará, o Fortaleza sagrou-se bicampeão. Na Bahia, o Ypiranga tornou-se bicampeão e no Pará, o Payssandu chegou ao bicampeonato.

Por: Jânio Odon de Alencar
Fonte: Wikipédia e Diário de Pernambuco.






    


Nenhum comentário:

Postar um comentário