segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Gripe Espanhola de 1918,chega ao Brasil pelo Porto do Recife

 
A Gripe Espanhola chega pelo Porto do Recife

No Brasil, a Gripe Espanhola chegou ao final de setembro de 1918, marinheiros que prestavam serviço militar durante a 1ª Guerra Mundial em apoio à França, em Dakar ( Senegal), na costa atlântica da África, chegaram doentes no porto do Recife. Em pouco mais de duas semanas, surgiram casos de gripe espanhola em outras cidades do nordeste, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e focos da doença em todo o país, vitimando fatalmente até o Presidente da República, Rodrigues Alves. No Recife, de setembro a outubro, foram registrados 1.893 mortes pela epidemia, entre elas o diretor de higiene pública do Recife, Dr. Abelardo Baltar que foi substituído pelo Dr. Otávio de Freitas, que já havia combatido a epidemia dos Males, que matou milhares de nordestinos no final do século XIV.

No Recife a Gripe matou 1.893 pessoas

Os sintomas da Gripe Espanhola eram terríveis: A vitima começava sentindo uma imensa dor de cabeça. Os olhos começavam a arder. O corpo começava a sentir calafrios, levando-o à cama, e que por mais enrolado com cobertores que ficasse, o frio era intenso. Adormecia-se  sem repousar, delirava-se e tinha pesadelos à medida que a febre aumentava. E quando a vitima começava a despertar num estado de semi-consciência, os músculos doíam e a cabeça latejava. O corpo esmorecia e o sentimento de morte vinha à mente. Os médicos não sabiam como deter  a doença, apenas reconhecer os sinais. O rosto assumia um tom castanho arroxeado escuro, as pessoas não conseguiam distinguir se as vitimas eram brancas ou negras, de tão deplorável que ficavam a pele. A vitima começava a tossir sangue. Os pés ficavam pretos. Quando o fim estava próximo, sentia-se uma terrível falta de ar. A saliva tingida de sangue saía da boca. A vitima morria afogada pela própria saliva e um liquido avermelhado que enchia-lhes os pulmões. Na autópsia, o médico constatava que a vitima estava com os pulmões pesados e encharcados em seu peito, saturados de um líquido sanguinolento ralo, com pequenos pedaços de fígado.


Rodrigues Alves

A Gripe Espanhola (1918-1919), como ficou conhecida devido ao grande número de mortos na Espanha. Apareceu em duas ondas diferentes durante 1918. Na primeira, surgiu no Estados Unidos e Europa durante a 1ª Guerra Mundial onde as condições de higiene eram precárias. Em fevereiro, embora bastante contagiosa, era uma doença branda não causando mais que três dias de febre e mal-estar. Já na segunda, em agosto, tornou-se mortal e devastou o mundo inteiro: o vírus influenza espanhola atingiu também a população da Índia, sudeste asiático, Japão, China e Américas Central e do Sul. Calcula-se que 40 a 200 milhões de pessoas morreram no mundo todo. Os dados não são precisos porque a Índia e a China informaram dados imprecisos e não confiáveis


Por: Jânio Odon de Alencar/Blog Vozes da Zona Norte (DIREITOS RESERVADOS)
Fonte: Fio Cruz e Estudos Acadêmicos de Eduardo Alexandre de Farias/UFPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário