Júlio Burlay foi o pioneiro/1862 |
No dia 25 de outubro de 1862, os recifenses ficaram maravilhados com as acrobacias arriscadas em seu trapézio, do francês Júlio Burlay em seu balão Montgolfier sobre a Rua das Florentinas (atual Av. Dantas Barreto, no trecho que compreende a Rua Siqueira Campos até a Praça da República), que caiu suavemente nas próximidades da Campina dos Coelhos, segundo noticiou o Jornal do Recife no dia seguinte. Júlio Burlay repetiu a façanha uma semana depois deste voo pioneiro, sem o mesmo brilho, mas despertando o mesmo entusiasmo na multidão, que trouxe da Rua Velha até o Teatro Santa Izabel, na Rua das Florentinas em alegre cortejo. Burlay pertencia a uma companhia de acrobatas da França que estava fazendo uma turnê pelo Brasil. Júlio Burlay, foi o primeiro homem a sobrevoar o céu de Pernambuco.
No dia 7 de outubro de 1906, o recifense José Pereira da Luz, o Zé da Luz, navegou com seu pequeno balão da Rua do Sebo (atual Barão de São Borja), até um descampado do bairro de Tejipió, um voo de alguns minutos, belo e de deslizar suave.
Na manhã de 5 de junho de 1922, após três tentativas, os militares da marinha portuguesa Carlos Viegas Gago Coutinho (navegador) e Artur Sacadura Freyre Cabral (piloto) pousaram suavemente com seu monomotor Hidroavião Santa Cruz, um Fairey III- D, motor Rolls- Royce no do Porto do Recife, numa aventura que exigiu muita coragem e perícia da dupla portuguesa que decolou do Tejo, em Lisboa. Após 6.343 quilômetros , 44 horas e 23 minutos. Assim, estava realizada a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. A chegada magistral de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, foi anunciado pela sirene do navio inglês Candidate que estava ancorado no porto recifense. Os sinos das igrejas de Recife e Olinda começaram a repicar festivamente. O povo explodiu de entusiasmo e girândolas espocaram por toda cidade. Nesta data começavam as viagens transatlânticas pelo ar. Atualmente, existem dois monumentos comemorativos a este feito histórico, um na Praça 17, na Rua Martins de Barros, no bairro de São José e outro na Praça da Encruzilhada, no Recife.
Sacadura Cabral e Gago Coutinho/1922 |
Hidrovião amerissando no Porto do Recife/1922 |
7 de março de 1927 , a correspondência aérea entre Recife, Rio de Janeiro e Buenos Aires teve início com aviões da Companhia Latecoére, depois denominada Aeropostale, que seria embrião da Air France. Os aviões de correio e passageiros (poucos) da Condor (Lufhtansa) e Panair (Panamerica), mais ou menos na época, intensificaram os voos para Recife e amerissavam também na Bacia do Pina- Santa Rita. O destino pioneiro da cidade se expressava na ligação aérea regular com o Rio de Janeiro, a Argentina e até os Estados Unidos.
5 de junho de 1927, Os aviadores paulistas João Ribeiro de Barros, Newton Braga, João Negrão e Vasco Cinquini conduziram o hidroavião monomotor de fabricação italiana, batizado de Jaú no audacioso voo Gênova- São Paulo, amerissando no ancoradouro interno do Porto do Recife, sendo recebido com festa pelos recifenses.
Dois pernambucanos de grande importância na história de nosso transporte aéreo foi o comandante Severiano Lins, pioneiro da aviação comercial brasileira, e comandante Lourenço Miranda que foi brevetado no Aeroclube Clube de Pernambuco, no Recife e foi o primeiro aviador brasileiro a realizar a travessia Brasil- Europa no comando de um Constellation da Panair. Os dois nascidos no município de Palmares.
Graf Zeppelin atracando na Torre de Jiquiá/1930 |
O moderno Aeroporto dos Guararapes/2004 |
O Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, foi inaugurado em 18 de janeiro de 1958. Sua capacidade anual atual é de 9 milhões de passageiros, mas em 2010, recebeu 5.933.137 passageiros e 77.325 aeronaves. É o maior complexo aeroportuário do Nordeste em capacidade anual de passageiros, sendo o segundo terminal mais movimentado da região em voos nacionais e o terceiro do país em voos internacionais . Possui o maior e mais moderno sítio aeroportuário do Nordeste, conforme dados da Infraero. O terminal de passageiros atual conta com uma área de 52 000 m² . Futuramente, será anexada uma área adicional de 24 000 m² , proveniente do antigo terminal, o que elevará a capacidade do complexo aeroportuário para 11,2 milhões de passageiros por ano. Além disso, conta com um pátio com 26 posições para aeronaves e 11 pontes de embarque, 64 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento. Está localizado no bairro do Ibura no Recife, capital de Pernambuco, a 11 km do centro.
Antigo Aeroporto dos Guararapes/1975 |
O aeroporto foi citado pela Revista TAM entre os cinco melhores do mundo junto com Madri (Barajas), Munique (Franz Josef Strauss),Cingapura (Changi) e Londres (Heathrow). Segundo a publicação, estes são aeroportos que fazem a viagem valer a pena antes mesmo do embarque.
Parte interna do Aeroporto dos Guararapes/2004 |
O aeroporto já havia sido destaque na edição de setembro/outubro da revista inglesa Airports of The World, com uma reportagem de sete páginas. A matéria abordou a importância do Guararapes como hub nordestino, exaltou aspectos arquitetônicos do terminal de passageiros e opções compras e serviços à disposição dos usuários, além de divulgar o destino Recife para os leitores da publicação. O jornalista italiano Marco Finelli foi o autor da matéria que mostrou as belezas do aeroporto pernambucano em diversas fotos feitas por ele mesmo e outras assinadas por Carlos Pantaleão, profissional da Comunicação Social da Infraero.
O terminal também recebeu elogios do presidente da Infraero, que declarou sua intenção em inscrever o Aeroporto Internacional do Recife para servir como referência no Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), entidade americana que co-relaciona e compara aeroportos internacionais pela qualidade dos serviços prestados aos passageiros.O 1º Jumbo B-747 atraiu muitos curiosos/Recife/1980 |
O supersônico Concorde no Guararapes/1985 |
Em 20 de outubro de 1932, foi iniciada a construção do primeiro campo de aviação de Petrolina, em terreno doado pela prefeitura, na administração de Pacífico da Luz. Em 25 de abril de
O Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho é um aeroporto que serve ao município de Petrolina, Lagoa Grande, Afrânio e Dormentes, em Pernambuco, e também ao município de Juazeiro, Casa Nova Sobradinho e Curaça, na Bahia. O Aeroporto de Petrolina possui a segunda maior pista de aterissagem do Nordeste com
Os investimentos que a Infraero, administradora de 67 aeroportos, implementou em Petrolina, transformaram o aeroporto no segundo maior do Nordeste.
São quatro as companhias aéreas que operam com voos regulares no aeroporto: a GOL, Avianca Brasil, TRIP linhas aéreas e a TAM. As obras, encerradas em outubro de 2004, também foram responsáveis pelo reforço asfáltico da pista e do pátio de aeronaves, ampliado para
O belo avião do Iron Maiden/Recife-2011 |
O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho é totalmente climatizado, com equipamentos de segurança modernos, como o circuito interno de TV e o sistema informativo de voo, além de 18 pontos comerciais dentro do conceito de Aeroshopping. O aeroporto tem lanchonetes, restaurante, lojas de artesanato e de produtos regionais, locadoras de veículos e terminal de saque eletrônico.
Aeroporto Senador Nilo Coelho- Petrolina/2010 |
Por: Janio Odon de Alencar
Fonte: Infraero e Wilkipédia
Fotos: Flickr, Skyscrapercity e Fundaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário