quarta-feira, 6 de julho de 2011

A conquista do céu pernambucano

Júlio Burlay foi o pioneiro/1862
No dia 25 de outubro de 1862, os recifenses ficaram maravilhados com as acrobacias arriscadas em seu trapézio, do francês Júlio Burlay em seu balão Montgolfier sobre a Rua das Florentinas (atual Av. Dantas Barreto, no trecho que compreende a Rua Siqueira Campos até a Praça da República), que caiu suavemente nas próximidades da Campina dos Coelhos, segundo noticiou o Jornal do Recife no dia seguinte. Júlio Burlay repetiu a façanha uma semana depois deste voo pioneiro, sem o mesmo brilho, mas despertando o mesmo entusiasmo na multidão, que trouxe da Rua Velha até o Teatro Santa Izabel, na Rua das Florentinas em alegre cortejo. Burlay pertencia a uma companhia de acrobatas da França que estava fazendo uma turnê pelo Brasil. Júlio Burlay, foi o primeiro homem a sobrevoar o céu de Pernambuco.
No dia 7 de outubro de 1906, o recifense José Pereira da Luz, o Zé da Luz, navegou com seu pequeno balão da Rua do Sebo (atual Barão de São Borja), até um descampado do bairro de Tejipió, um voo  de alguns minutos, belo e de deslizar suave.


Sacadura Cabral e Gago Coutinho/1922
 Na manhã de 5 de junho de 1922, após três tentativas, os militares da marinha portuguesa Carlos Viegas Gago Coutinho (navegador) e Artur Sacadura Freyre Cabral (piloto) pousaram suavemente  com seu monomotor Hidroavião Santa Cruz, um Fairey III- D, motor Rolls- Royce no do Porto do Recife, numa aventura que exigiu muita coragem e perícia da dupla portuguesa que decolou do Tejo, em Lisboa. Após 6.343 quilômetros, 44 horas e 23 minutos. Assim, estava realizada a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. A chegada magistral de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, foi anunciado pela sirene do navio inglês Candidate que estava ancorado no porto recifense. Os sinos das igrejas de Recife e Olinda começaram a repicar festivamente. O povo explodiu de entusiasmo e girândolas espocaram por toda cidade. Nesta data começavam as viagens transatlânticas pelo ar. Atualmente, existem dois monumentos comemorativos a este feito histórico, um na Praça 17, na Rua Martins de Barros, no bairro de São José  e outro na Praça da Encruzilhada, no Recife.

Hidrovião amerissando no Porto do Recife/1922
Em 1926, O Recife recebia, pela segunda vez, um voo transatlântico no cais do porto, amerissou o Dornier-Wal pilotado pelo capitão espanhol Ramón Franco, irmão do ditador espanhol Francisco Franco.
7 de março de 1927, a correspondência aérea entre Recife, Rio de Janeiro e Buenos Aires teve início com aviões da Companhia Latecoére, depois denominada Aeropostale, que seria embrião da Air France. Os aviões de correio e passageiros (poucos) da Condor (Lufhtansa) e Panair (Panamerica), mais ou menos na época, intensificaram os voos para Recife e amerissavam também na Bacia do Pina- Santa Rita. O destino pioneiro da cidade se expressava na ligação aérea regular com o Rio de Janeiro, a Argentina e até os Estados Unidos.
5 de junho de 1927, Os aviadores paulistas João Ribeiro de Barros, Newton Braga, João Negrão e Vasco Cinquini conduziram  o hidroavião monomotor de fabricação italiana, batizado de Jaú no audacioso voo Gênova- São Paulo, amerissando no ancoradouro interno do Porto do Recife, sendo recebido com festa pelos recifenses. 
Dois pernambucanos de grande importância na história de nosso transporte aéreo foi o comandante Severiano Lins, pioneiro da aviação comercial brasileira, e comandante Lourenço Miranda que foi brevetado no Aeroclube Clube de Pernambuco, no Recife e foi o primeiro aviador brasileiro a realizar a travessia Brasil- Europa no comando de um Constellation da Panair. Os dois nascidos no município de Palmares.

Graf Zeppelin atracando na Torre de Jiquiá/1930
No dia 22 de maio de 1930, chegava pela primeira vez ao Recife, após 59 horas de viagem, o dirigível alemão Graf  Zeppelin. Naquela tarde, o piloto alemão Eckener sobrevoou com seu “peixe prateado” ou “charuto voador”, como chamavam os recifenses que se acotovelavam no terraço do Diário de Pernambuco, no teto do Moinho Recife, no terraço do Palácio da Justiça, nas janelas das torres das igrejas, nas ruas e nas pontes,  em toda parte. Depois de sobrevoar o Recife o dirigível seguiu rumo a torre de atracação do Campo do Jiquiá, que ainda existe . Era a primeira das 63 viagem que o Graf  Zeppelin fazia a cada dois meses entre as cidades alemã de Friedrischafen para o Rio de Janeiro, com escala no Recife. O Graf Zeppelin era um verdadeiro transatlântico de luxo, com camarotes confortáveis, sala de refeições e salão de fumar. O grande dirigível media 236 metros de comprimento, 30 metros de diâmetro, era cheio de hidrogênio, estava equipado com 5 motores de 550 HP cada um e desenvolvia a velocidade de 128 Km/h.  

O moderno Aeroporto dos Guararapes/2004

O Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, foi inaugurado em 18 de janeiro de 1958. Sua capacidade anual atual é de 9 milhões de passageiros, mas em 2010, recebeu 5.933.137 passageiros e 77.325 aeronaves. É o maior complexo aeroportuário do Nordeste em capacidade anual de passageiros, sendo o segundo terminal mais movimentado da região em voos nacionais e o terceiro do país em voos internacionais . Possui o maior e mais moderno sítio aeroportuário do Nordeste, conforme dados da Infraero. O terminal de passageiros atual conta com uma área de 52 000 m². Futuramente, será anexada uma área adicional de 24 000 m², proveniente do antigo terminal, o que elevará a capacidade do complexo aeroportuário para 11,2 milhões de passageiros por ano. Além disso, conta com um pátio com 26 posições para aeronaves e 11 pontes de embarque, 64 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento. Está localizado no bairro do Ibura no Recife, capital de Pernambuco, a 11 km do centro.

Antigo Aeroporto dos Guararapes/1975
De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional dos Guararapes possui a maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, com 3 305 metros. Sua extensão permite a operação de grandes aviões, como o 747-400, que comporta cerca de 350 passageiros e 62 toneladas de carga.
O aeroporto foi citado pela Revista TAM entre os cinco melhores do mundo junto com Madri (Barajas), Munique (Franz Josef Strauss),Cingapura (Changi) e Londres (Heathrow). Segundo a publicação, estes são aeroportos que fazem a viagem valer a pena antes mesmo do embarque.

Parte interna do Aeroporto dos Guararapes/2004

O aeroporto já havia sido destaque na edição de setembro/outubro da revista inglesa Airports of The World, com uma reportagem de sete páginas. A matéria abordou a importância do Guararapes como hub nordestino, exaltou aspectos arquitetônicos do terminal de passageiros e opções compras e serviços à disposição dos usuários, além de divulgar o destino Recife para os leitores da publicação. O jornalista italiano Marco Finelli foi o autor da matéria que mostrou as belezas do aeroporto pernambucano em diversas fotos feitas por ele mesmo e outras assinadas por Carlos Pantaleão, profissional da Comunicação Social da Infraero.
O terminal também recebeu elogios do presidente da Infraero, que declarou sua intenção em inscrever o Aeroporto Internacional do Recife para servir como referência no Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), entidade americana que co-relaciona e compara aeroportos internacionais pela qualidade dos serviços prestados aos passageiros.
O 1º Jumbo B-747 atraiu muitos curiosos/Recife/1980

Em abril de 1980, pousava no Aeroporto Internacional dos Guararapes- Gilberto Freyre, o primeiro Jumbo, o B-747- Lufthansa da França. Já em 18 de junho de 1985, foi a vez da comitiva e do Presidente francês François Mitterand, aterrizar seus dois Concordes, era a única aeronave de passageiros supersônica a fazer voos regulares e capaz de voar duas vezes a velocidade do som. A primeira aeronave ficou pronta em 1969, apenas 16 aeronaves foram fabricadas. O Governo francês deixou de fabricá-las porque o gasto de combustível era muito grande e seu custo era bastante alto. Suas turbinas faziam tanto barulho que vidraças de edifícios vizinhos aos aeroportos quebravam, e em muitos aeroportos pelo mundo, o Concorde era proibido de aterrizar. Outra grande aeronave que chamou a atenção pela sua beleza no Aeroporto do Recife, foi o da Banda de Rock inglesa Iron Maiden em 3 de abril de 2011.                                                                                                                      
O supersônico Concorde no Guararapes/1985
                                                                     
Em 20 de outubro de 1932, foi iniciada a construção do primeiro campo de aviação de Petrolina, em terreno doado pela prefeitura, na administração de Pacífico da Luz. Em 25 de abril de 1980, a Infraero anunciava um investimento de 120 milhões de cruzeiros, no prolongamento da pista de pouso e decolagem em 500 metros que possibilitou  a operação de aviões maiores em voos internacionais. Em maio de 1980, os primeiros boings 737 e 707, começaram a aterrizar no Aeroporto de Petrolina. Em 11 de dezembro de 1981, o Aeroporto Nilo Coelho foi reenaugurado totalmente reformado.
O Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho é um aeroporto que serve ao município de Petrolina, Lagoa Grande, Afrânio e Dormentes, em Pernambuco, e também ao município de Juazeiro, Casa Nova Sobradinho e Curaça, na Bahia. O Aeroporto de Petrolina possui a segunda maior pista de aterissagem do Nordeste com 3.250 metros. Se firma como um dos principais do Nordeste, impulsionado pela produção do Vale do São Francisco, maior exportador de frutas do Brasil e responsável pela maior taxa de crescimento econômico da Região.
Os investimentos que a Infraero, administradora de 67 aeroportos, implementou em Petrolina, transformaram o aeroporto no segundo maior do Nordeste.
São quatro as companhias aéreas que operam com voos regulares no aeroporto: a   GOL, Avianca Brasil, TRIP linhas aéreas e a TAM. As obras, encerradas em outubro de 2004, também foram responsáveis pelo reforço asfáltico da pista e do pátio de aeronaves, ampliado para 18.212 metros quadrados, com cinco posições de estacionamento para aviões de grande porte.

O belo avião do Iron Maiden/Recife-2011
O terminal de cargas do Aeroporto de Petrolina, com dois mil metros quadrados, está preparado para atender a demanda de exportação de frutas da região. A estrutura é toda preparada para atender à produção perecível, com seis câmeras frigoríficas, com capacidade de armazenamento de 17 mil caixas cada uma, e dois túneis de resfriamento.
O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho é totalmente climatizado, com equipamentos de segurança modernos, como o circuito interno de TV e o sistema informativo de voo, além de 18 pontos comerciais dentro do conceito de Aeroshopping. O aeroporto tem lanchonetes, restaurante, lojas de artesanato e de produtos regionais, locadoras de veículos e terminal de saque eletrônico.

Aeroporto Senador Nilo Coelho- Petrolina/2010




O Aeroporto de Petrolina atende a mais de 53 municípios nos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Em 2010, o aeroporto recebeu mais de 254 mil passageiros, 100 mil a mais que sua capacidade atual.


Por: Janio Odon de Alencar
Fonte: Infraero e Wilkipédia
Fotos: Flickr, Skyscrapercity e Fundaj

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