quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sport Recife, Campeão Pernambucano de 1916


Equipe do Sport Recife, Campeão Pernambucano de Futebol de 1916, formada por: Cavalcanti, Briant e Paulino; Town, Robson e Smethurst; Asdrubal, Mota, Anagam, Vasconcelos e Smith ( a formação não está de acordo com a fotografia).

Grandes acontecimentos de 1916: O Presidente da República Wenceslau Brás combateu e finalmente foi encerrada a Guerra do Contestado, conflito entre os estados do Paraná e Santa Catarina por disputa de terras. Manuel Borba, governador de Pernambuco e Moraes Rego, prefeito do Recife entram no segundo ano de mandato. Alemanha declara guerra a Portugal, a 1ª Guerra Mundial já durava três anos. Em 26/10- nascia François Miterrand, que foi presidente da França, entre 1981 e 1995. 12/11- Morria o astrónomo norte-americano Percival Lowell, que descobriu a existência do planeta Plutão.

No 2º Campeonato Pernambucano em 1916, participaram 9 equipes. As 5 que participaram do campeonato de 1915, que foram: Santa Cruz, América, Flamengo, Torre e Perez e os estreantes: Sport, Náutico, Paulista e Casa Forte. O Campeonato Pernambucano de Futebol, foi realizado entre 30 de abril e 24 de dezembro, em turno único, com jogos de ida e volta, dividido em dois grupos, no Grupo A ficaram as equipes que participaram do campeonato do ano anterior e no Grupo B as equipes estreantes. 
O primeiro escudo do Sport Recife

Todas as equipes que disputaram o Campeonato Pernambucano de 1916, eram do Recife e todos os jogos foram disputados no Campo do British Club, em Ponte d' Uchoa, no Recife. A grande polêmica do campeonato ficou por conta do jogador Paulino, do América do Rio de Janeiro, que o Sport contratou para jogar a final do Campeonato, e que a imprensa pernambucana criticou bastante, por considerá-lo atleta profissional.  

No Grupo A, o Santa Cruz superou o América e o Torre, que nos anos seguintes seriam fortes equipes do campeonato e futuros campeões, bem antes da Cobra Coral. Mas o Santa Cruz revelou um grande jogador, Pitota, que foi o goleador do Campeonato e considerado pela imprensa pernambucana como o primeiro craque da história do nosso futebol. Já o Flamengo do Recife, que havia sido campeão pernambucano do ano anterior, ficou em terceiro no grupo.

No Grupo B, o grupo dos estreantes, o Sport Recife e do Náutico travaram um embate sensacional, disputando ponto a ponto. O Sport Recife que contava com a experiência de Paulino que veio de um centro futebolístico mais avançado que o nosso, levou uma certa vantagem em relação aos alvirrubros. Enquanto o Sport Recife fez 34 gols, o Náutico fez apenas 21. Mesmo com um saldo superior de gols, o Sport Recife só conquistou a vaga na final, em um jogo extra contra o Náutico. O Paulista e o Casa Forte foram apenas meros coadjuvantes. Em 19 de novembro, o Sport Recife aplicou a maior goleada do campeonato. Fez 10 a 0, no Casa Forte.

Após superar o Náutico em jogo extra, onde venceu por 3 a 1. O Sport Recife conquistou o Grupo B, e disputou a grande final contra o Santa Cruz, onde novamente foi o vencedor: 4 a 1. A campanha do Sport Recife foi a seguinte: 8 jogos, 7 vitórias e uma derrotas. Fez 41 gols e sofreu apenas 9 gols.
Alcindo Wanderley, o "Pitota", do Santa Cruz, foi o artilheiro e também, o melhor jogador do Campeonato.

As Grandes Goleadas: Grupo A- Flamengo 6 x 1 Peres; Santa Cruz 6 x 1 Torre e América 5 x 0 Peres. Grupo B- Sport Recife 10 x 0 Casa Forte; Paulista 7 x 0 Casa Forte; Náutico 6 x 0 Casa Forte; Sport Recife 5 x 0 e 5 x 0 Paulista; Náutico 5 x 0 Casa Forte e Náutico 4 x 0 Paulista.  

As Surpresas: Flamengo 1 x 0 América; América 1 x 1 Torre; Torre 2 x 1 Santa Cruz e Torre 1 x 1 Peres.

Os Clássicos: 6/8- Santa Cruz 6 x 2 América; 26/11- América 4 x 1 Santa Cruz; 21/5- Náutico 4 x 1 Sport Recife; 1/10- Sport Recife 8 x 0 Náutico; 17/12- Sport Recife 3 x 1 Náutico e 24/12- Sport Recife 4 x 1 Santa Cruz.

O Artilheiro do Campeonato: Pitota (Santa Cruz) não há registro dos gols marcados.

*Não houve a seleção do campeonato.

Classificação Final

GRUPO A
Santa Cruz - 12 pontos
América- 11 pontos
Flamengo- 10 pontos
Torre- 6 pontos
Peres- 1 ponto

GRUPO B
Sport Recife- 10 pontos (saldo de 27 gols)
Náutico- 10 pontos (saldo de 21 gols)
Paulista- 4 pontos
Casa Forte- Sem pontuação

Decisão do Grupo B

SPORT RECIFE 3 X 1 NÁUTICO
Data: 17/12/1916
Local: British Club
Árbitro: Gastão Bitencourt
Público e Renda: sem registro
Gols: Mota, Astrubal e Smith para o Sport, e Lelis para o Náutico.
Sport Recife venceu com: Luiz Cavalcante; Briant e Paulino; Smethurst, Robson e Anagan; Astrubal, Vasconcelos, Howkey, Mota e Smith. Náutico perdeu com: Euclides; Zemaia e Armínio; Bibi, Pontual e Petribu; Lelis, Rogger, Prado, Arruda e Máximo.

Jogo da Final

SPORT RECIFE 4 X 1 SANTA CRUZ
Data: 24/12/1916
Local: Bristish Club
Árbitro: Mister Bold
Público e Renda: Sem registro
Gols: Mota (2), Astrubal e Vasconcelos (Sport) e Pitota (Santa Cruz)
Sport Recife venceu com: Luiz Cavalcante; Briant e Paulino; Town, Robson e Smethurst; Astrubal, Mota, Anagan, Vasconcelos e Smith. Santa Cruz perdeu com: Ilo Just; Mangabeira e Reis; Valença, Teófilo e Manoel Pedro; Silva, Pitota, Zetasso, Alberto e Dória.

Outros campeões pelo Brasil: O América foi o campeão carioca, os campeões paulista foram o Paulistano e o Corinthians Paulista, já que existiam duas ligas. O campeão mineiro foi o América-MG, o Internacional de Porto Alegre foi o campeão gaúcho, o República de Salvador foi o campeão baiano, o Ceará foi o campeão cearense, o Coritiba foi o campeão paranaense e o Clube do Remo foi o campeão paraense.

Por: Jânio Odon de Alencar
Fonte: Wikipédia, Diário de Pernambuco e História do futebol em Pernambuco, de Givanildo Alves.

3 comentários:

  1. Um jogador de futebol chamado Limoeiro jogou em qual time pernambucano.

    ResponderExcluir
  2. O jogador Limoeirinho formado nas bases do Santa Cruz jogou nos anos de 1943,45. E jogou no Botafogo,RJ.O pai dele chamado Limoeiro jogou no Sport Recife?

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano. Jogou no Santa Cruz. Depois vou dar uma olhada nos arquivos.

    ResponderExcluir