Equipe do Sport Recife, Campeão Pernambucano de Futebol de 1916, formada por: Cavalcanti, Briant e Paulino; Town, Robson e Smethurst; Asdrubal, Mota, Anagam, Vasconcelos e Smith ( a formação não está de acordo com a fotografia).
Grandes acontecimentos de 1916: O Presidente da República Wenceslau Brás combateu e finalmente foi encerrada a Guerra do Contestado, conflito entre os estados do Paraná e Santa Catarina por disputa de terras. Manuel Borba, governador de Pernambuco e Moraes Rego, prefeito do Recife entram no segundo ano de mandato. Alemanha declara guerra a Portugal, a 1ª Guerra Mundial já durava três anos. Em 26/10- nascia François Miterrand, que foi presidente da França, entre 1981 e 1995. 12/11- Morria o astrónomo norte-americano Percival Lowell, que descobriu a existência do planeta Plutão.
No 2º Campeonato Pernambucano em 1916, participaram 9 equipes. As 5 que participaram do campeonato de 1915, que foram: Santa Cruz, América, Flamengo, Torre e Perez e os estreantes: Sport, Náutico, Paulista e Casa Forte. O Campeonato Pernambucano de Futebol, foi realizado entre 30 de abril e 24 de dezembro, em turno único, com jogos de ida e volta, dividido em dois grupos, no Grupo A ficaram as equipes que participaram do campeonato do ano anterior e no Grupo B as equipes estreantes.
O primeiro escudo do Sport Recife |
Todas as equipes que disputaram o Campeonato Pernambucano de 1916, eram do Recife e todos os jogos foram disputados no Campo do British Club, em Ponte d' Uchoa, no Recife. A grande polêmica do campeonato ficou por conta do jogador Paulino, do América do Rio de Janeiro, que o Sport contratou para jogar a final do Campeonato, e que a imprensa pernambucana criticou bastante, por considerá-lo atleta profissional.
No Grupo A, o Santa Cruz superou o América e o Torre, que nos anos seguintes seriam fortes equipes do campeonato e futuros campeões, bem antes da Cobra Coral. Mas o Santa Cruz revelou um grande jogador, Pitota, que foi o goleador do Campeonato e considerado pela imprensa pernambucana como o primeiro craque da história do nosso futebol. Já o Flamengo do Recife, que havia sido campeão pernambucano do ano anterior, ficou em terceiro no grupo.
No Grupo B, o grupo dos estreantes, o Sport Recife e do Náutico travaram um embate sensacional, disputando ponto a ponto. O Sport Recife que contava com a experiência de Paulino que veio de um centro futebolístico mais avançado que o nosso, levou uma certa vantagem em relação aos alvirrubros. Enquanto o Sport Recife fez 34 gols, o Náutico fez apenas 21. Mesmo com um saldo superior de gols, o Sport Recife só conquistou a vaga na final, em um jogo extra contra o Náutico. O Paulista e o Casa Forte foram apenas meros coadjuvantes. Em 19 de novembro, o Sport Recife aplicou a maior goleada do campeonato. Fez 10 a 0, no Casa Forte.
Após superar o Náutico em jogo extra, onde venceu por 3 a 1. O Sport Recife conquistou o Grupo B, e disputou a grande final contra o Santa Cruz, onde novamente foi o vencedor: 4 a 1. A campanha do Sport Recife foi a seguinte: 8 jogos, 7 vitórias e uma derrotas. Fez 41 gols e sofreu apenas 9 gols.
Alcindo Wanderley, o "Pitota", do Santa Cruz, foi o artilheiro e também, o melhor jogador do Campeonato.
As Grandes Goleadas: Grupo A- Flamengo 6 x 1 Peres; Santa Cruz 6 x 1 Torre e América 5 x 0 Peres. Grupo B- Sport Recife 10 x 0 Casa Forte; Paulista 7 x 0 Casa Forte; Náutico 6 x 0 Casa Forte; Sport Recife 5 x 0 e 5 x 0 Paulista; Náutico 5 x 0 Casa Forte e Náutico 4 x 0 Paulista.
As Surpresas: Flamengo 1 x 0 América; América 1 x 1 Torre; Torre 2 x 1 Santa Cruz e Torre 1 x 1 Peres.
Os Clássicos: 6/8- Santa Cruz 6 x 2 América; 26/11- América 4 x 1 Santa Cruz; 21/5- Náutico 4 x 1 Sport Recife; 1/10- Sport Recife 8 x 0 Náutico; 17/12- Sport Recife 3 x 1 Náutico e 24/12- Sport Recife 4 x 1 Santa Cruz.
O Artilheiro do Campeonato: Pitota (Santa Cruz) não há registro dos gols marcados.
*Não houve a seleção do campeonato.
Classificação Final
GRUPO A
1º Santa Cruz - 12 pontos
2º América- 11 pontos
3º Flamengo- 10 pontos
4º Torre- 6 pontos
5º Peres- 1 ponto
GRUPO B
1º Sport Recife- 10 pontos (saldo de 27 gols)
2º Náutico- 10 pontos (saldo de 21 gols)
3º Paulista- 4 pontos
4º Casa Forte- Sem pontuação
Decisão do Grupo B
SPORT RECIFE 3 X 1 NÁUTICO
Data: 17/12/1916
Local: British Club
Árbitro: Gastão Bitencourt
Público e Renda: sem registro
Gols: Mota, Astrubal e Smith para o Sport, e Lelis para o Náutico.
Sport Recife venceu com: Luiz Cavalcante; Briant e Paulino; Smethurst, Robson e Anagan; Astrubal, Vasconcelos, Howkey, Mota e Smith. Náutico perdeu com: Euclides; Zemaia e Armínio; Bibi, Pontual e Petribu; Lelis, Rogger, Prado, Arruda e Máximo.
Jogo da Final
SPORT RECIFE 4 X 1 SANTA CRUZ
Data: 24/12/1916
Local: Bristish Club
Árbitro: Mister Bold
Público e Renda: Sem registro
Gols: Mota (2), Astrubal e Vasconcelos (Sport) e Pitota (Santa Cruz)
Sport Recife venceu com: Luiz Cavalcante; Briant e Paulino; Town, Robson e Smethurst; Astrubal, Mota, Anagan, Vasconcelos e Smith. Santa Cruz perdeu com: Ilo Just; Mangabeira e Reis; Valença, Teófilo e Manoel Pedro; Silva, Pitota, Zetasso, Alberto e Dória.
Outros campeões pelo Brasil: O América foi o campeão carioca, os campeões paulista foram o Paulistano e o Corinthians Paulista, já que existiam duas ligas. O campeão mineiro foi o América-MG, o Internacional de Porto Alegre foi o campeão gaúcho, o República de Salvador foi o campeão baiano, o Ceará foi o campeão cearense, o Coritiba foi o campeão paranaense e o Clube do Remo foi o campeão paraense.
Por: Jânio Odon de Alencar
Fonte: Wikipédia, Diário de Pernambuco e História do futebol em Pernambuco, de Givanildo Alves.
Um jogador de futebol chamado Limoeiro jogou em qual time pernambucano.
ResponderExcluirO jogador Limoeirinho formado nas bases do Santa Cruz jogou nos anos de 1943,45. E jogou no Botafogo,RJ.O pai dele chamado Limoeiro jogou no Sport Recife?
ResponderExcluirSe não me engano. Jogou no Santa Cruz. Depois vou dar uma olhada nos arquivos.
ResponderExcluir