domingo, 30 de dezembro de 2018

Náutico retorna aos Aflitos em grande estilo


O prata da casa, Thiago, de 17 anos, marcou o único gol do jogo da reabertura dos Aflitos contra o Newll's Old Boys, da Argentina. Foto: Folha de Pernambuco.


16 de dezembro de 2018 (Domingo)

A sede do Náutico lotada. Copo de cerveja na mão, sorriso estampado no rosto. Abraços, muitos abraços. No bar do Americano, dezenas e dezenas de encontros e reencontros de gerações saudosas. No meio da tarde de domingo, avenida Rosa e Silva com trânsito intenso. Milhares de alvirrubros caminhando juntos com um só destino: os Aflitos. No fim, a história de fato. Com mais de 17 mil pessoas, a renda de R$ 1.576,220 é a maior de todos os tempos em Pernambuco.

Cinco anos após deixar o estádio para uma troca infeliz com a Arena de Pernambuco, a eterna casa do Timbu voltou à ativa. Mais moderna, organizada, reestruturada. A cereja do bolo neste domingo de estádio praticamente lotado veio com a vitória no amistoso internacional contra os argentinos do Newell's Old Boys, por 1 a 0, e o erguer da taça Gena - homenagem ao ídolo do hexacampeonato, falecido no mês passado.

Após abraçarem o histórico artilheiro Kuki na partida preliminar repleta de ídolos memoráveis do clube, com homenagens, shows e muita festa, o torcedor alvirrubro pôde ver de perto um esboço da equipe que fará a estreia oficial na temporada 2019 no dia 15 de janeiro, no mesmo palco deste domingo, contra o Fortaleza, pela Copa do Nordeste. Viu também um novo gramado, um verdadeiro tapete, nova pintura, novos banheiros, uma super organização que só não melhor vista em razão de pontos de falhas nos refletores, com muitas luminárias apagadas - o que deixou o campo mal iluminado. Apenas um detalhe em meio a tanto a comemorar.

Kuki marca um gol e comemora com Jorge Henrique, seu antigo parceiro de ataque que conquistou o Estadual de 2004. Foto: Peu Ricardo/Diário de Pernambuco.

A festa começou com uma grande preliminar envolvendo grandes estrelas alvirrubras do passado glorioso, na merecida homenagem ao artilheiro Kuki, marcando sua despedida oficial dos gramados como jogador profissional. A festa foi perfeita para Kuki que fez dois gols na partida, para delírio da torcida. Os times formaram da seguinte forma: Time listrados com a tradicional camisa alvirrubra: Goleiro Nilson; Rafael, Lima, André Turatto e Marquinhos; Wallace, Adilson e Adriano; Jorge Henrique, Thiago Tubarão e Kuki. Técnico: Roberto Fernandes. Time de camisa branca: Goleiro Ceará; Sidny, Everaldo, Sílvio e Jeff Silva; Luciano Totó, Nildo, Geraldo e Netinho; Acosta e Fumaça. Técnico: Muricy Ramalho. Os listrados venceram por 3 a 2. Os gols foram marcados por Kuki (2) e Thiago Tubarão. Para os camisas brancas, marcaram, Acosta e Geraldo.

No dia que celebrou o passado e o presente, também conheceu o futuro. Aos 3 minutos, após grande jogada, Wallace Pernambucano aproveitou o clima cordial da equipe de Rosário para, com força e velocidade, ir à linha de fundo e deu na medida para o prata da casa Thiago, apenas 17 anos, abrir o placar marcando história como o primeiro gol da volta aos Aflitos.

O gol veio sob comoção das arquibancadas. O torcedor timbu vibrou pelo gol, é claro, mas muito mais como oportunidade de simplesmente poder extravasar a emoção de poder estar ali nas arquibancadas. Por poder voltar a vibrar em casa, no seu aconchego. Aos 12, o primeiro susto. Marcioni passou como quis por Assis e soltou uma bomba no travessão. Na volta, Gonzalez bateu para boa defesa de Bruno. Aos 33, nova arrancada de Wallace Pernambucano, desta vez com finalização parando no goleiro Bustos.


Na volta do intervalo, as duas equipes trocaram de uniformes. O Timbu deixou as listras alvirrubras para ficar todo de branco. O Newell's Old Boys deixou o branco para o seu rubro-negro. Logo aos 3 minutos, Bruno precisou trabalhar após boa falta cobrada por Requena. Principal jogador da partida, Wallace Pernambucano quase amplia na resposta. Aos 5, de pé em pé, em belíssima jogada, Luís Felipe deixou Assis na cara do gol. A bola parou na rede pelo lado de fora.


O jogo ficou mais animado na etapa final, com a equipe argentina mais solta em campo. Gonzalez parou no paredão Bruno, com mais uma grande defesa, aos 11. Após a defesa, o goleiro saiu machucado. Aos poucos, o Timbu voltou a equilibrar o jogo novamente. Camutanga, Allan Patrick, Wallace, Hereda… O Timbu foi perdendo chances de ampliar o placar. Nada que fizesse diminuir a festa da torcida, em uma noite com clima diferente, especial. Memorável, para celebrar. Melhor ainda foi com a vitória ao apito final.

Náutico 1
Bruno (Luiz Carlos); Joazi (Hereda), Diego Silva, Camutanga e Assis; Josa, Rhaldney, Lucas Paraíba (Rafael Assis), Luis Felipe (Allan Patrick) e Wallace Pernambucano (Tarcysio); Thiago. Técnico: Márcio Goiano.

Newell's Old Boys 0
Brian Bustos; Francisco Manenti, Lucio Bagalá, Diego Gonzalez e Juan Dedouret; Juan Manuel Requena, Julian Marcioni, Mauro Vega e Nahvel Cisneros; Cisandro Cabrera e Francisco Gonzalez. Técnico: Hector Bidoglio.

Local: Aflitos, no Recife.
Árbitro: Péricles Bassols.
Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Vieira.
Gols: Thiago (3’ do 1ºT) (N).
Público: 17.357 pessoas
Renda: R$ 1.576.220,00

Por: Daniel Leal/Diário de Pernambuco. Adaptado por Jânio Odon/VOZES DA ZONA NORTE.

A FESTA DOS AFLITOS EM FOCO

Os gloriosos e vitoriosos veteranos que abrilhantaram a majestosa volta do Clube Náutico Capibaribe para sua verdadeira Arena chamada de Estádio Eládio de Barros, os Aflitos. Foto: Bobby Fabisak/Jornal do Commercio.

Kuki, o grande homenageado, marcou dois gols e saiu muito aplaudido. Foto: Bobby Fabisak/Jornal do Commercio.

Outro grande nome do passado glorioso do Náutico, foi o uruguaio Acosta, ganhou até a Bola de Prata da Revista Placar. Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press. 

Eles foram protagonistas dos melhores momentos vividos pela torcida alvirrubra. Da esquerda para direita: Jorge Henrique, Wallace, Kuki, Thiago Tubarão e Adriano, que também brilhou no Sport Recife. Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press.

Quem pode esquecer deste baiano chamado Sidny, que foi destaque do Náutico no Campeonato Brasileiro da Série A de 2007, juntamente com Acosta, quando acabou indo jogar na Itália. Foto: Bobby Fabisak/Jornal do Commercio.

Duas lendas do futebol pernambucano, o goleiro Nilson e o técnico campeão de 2004, Muricy Ramalho. Nilson foi ídolo também no Santa Cruz, que o sacaneou e o dispensou para ele ser campeão pelo Náutico. Foto: Peu Ricardo/Diário de Pernambuco.

A Torcida Timbu fez uma grande festa nos Aflitos. Foto: Folha de Pernambuco.

17.357 torcedores além de fazerem a festa no estádio, proporcionaram uma renda recorde no Estado. Foto: Gazeta Esportiva.

No jogo principal contra o Newll's Old Boys, o grande destaque foi Wallace Pernambucano. Foto: Jornal do Commercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário