
Você seria capaz de não aceitar uma convocação para jogar na Seleção Brasileira de Futebol, que se preparava para ir a segunda Copa do Mundo na Itália para realizar um sonho de seu pai em vê-lo formado em medicina? Pois bem, isso aconteceu com o pernambucano Antônio Dourado Cavalcanti, natural do município de Lajedo à 196 km do Recife. Antônio Dourado era meio-campista foi campeão pernambucano de futebol em 1928, jogando pelo Sport Recife, depois jogou pelo Vitória, Galicia-BA e Flamengo-RJ. Jogou ao lado de Leonidas da Silva, que considerava um grande craque, mas considerava Waldemar de Brito, ex-atacante do São Paulo, Flamengo e Palmeiras e descobridor do rei Pelé, o melhor jogador de sua época. Em 1934, foi campeão brasileiro de seleções jogando pela seleção baiana onde venceu a seleção paulista na final, torneio realizado pela Confederação Brasileira de Desportos, já que ouve um campeonato paralelo organizado pela Federação Brasileira de Futebol onde desta feita a seleção paulista venceu, coisas típicas do bagunçado futebol brasileiro.
Depois da excelente performance da seleção baiana, Antônio Dourado foi convocado para a seleção brasileira que em breve iria disputar a segunda Copa do Mundo, na Itália. Ele disse não, alegando que iria se formar em medicina, pois era vontade de seu pai vê-lo médico. Antônio Dourado além de ter se formado em medicina, foi prefeito do município de Lajedo-PE de 1953 à 1956, e deputado estadual por pernambuco em quatro mandatos.
Antônio Dourado é pai do atual deputado estadual-PE(2010) Antônio João Dourado, e faleceu em 16 de abril de 2010, aos 100 anos de idade.
Por: Jânio Odon de Alencar
muito boa a reportagem ,gostaria muito de ver novamente o vídeo você tem? poderia me ceder me emocionei muito com a história de antonio dourado . obrigado
ResponderExcluirPassou uma reportagem no Esporte Espetacular da Rede Globo. Não tenho nenhum vídeo, consulte o You Tube. Um abraço.
Excluirreportagem emocionante
ResponderExcluirPor favor eu sou de lajedo terra do dourado queria muito ver a matéria alguém tem
ResponderExcluir