quarta-feira, 13 de julho de 2011

Avião bimotor cai em Boa Viagem: 16 mortos

13/7/2011- Avião cai em Boa Viagem matando 16 pessoas.
Foto: Agência Press

Quarta- feira, 13 de julho de 2011

Uma tragédia como nunca se viu na história dos acidentes aéreos de Pernambuco. Por volta das 6h51, um avião bimotor modelo LET40, da companhia aérea Noar, deixou o Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Momentos depois da decolagem, os pilotos Rivaldo Cardoso e Roberto Gonçalves reportaram problemas na aeronave e tentaram voltar ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, na capital pernambucana. Sem sucesso na manobra, o avião terminou caindo em um terreno baldio em plena Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, assustando moradores e quem passava pelo local. Pelo menos três explosões foram ouvidas. Dezesseis vidas se perderam no acidente. Dor para as famílias e amigos das vítimas e um verdadeiro quebra-cabeças para ser montado pelos órgãos que vão se encarregar da investigação das causas da tragédia. Neste hotsite, você confere um infográfico sobre como o acidente aconteceu, conhece as vítimas desta tragédia e acompanha toda a cobertura do caso, em textos, fotos e vídeos.

O cenário no terreno baldio no bairro de Boa Viagem onde caiu esta manhã o avião da empresa Noar, matando 16 pessoas era devastador. Ao lado da aeronave totalmente destruída pelo fogo, podia ser vistos vários corpos, alguns queimados, outros carbonizados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, também havia vítimas dentro da aeronave, um turboélice LET/410 que seguia do Recife para Mossoró, com escala em Natal, no Rio Grande do Norte. 
Segundo os bombeiros, 11 viaturas participaram da operação, entre carros de resgate, salvamento e combate a incêndio. A ação de combate ao fogo foi concluída em 40 minutos, na tentativa de encontrar pessoas com vida, o que não aconteceu.
Quarenta e cinco agentes da polícia e três viaturas policiais também estiveram no local, além de cinco ambulâncias, equipes de investigação de acidentes aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Instituto de Medicina Legal (IML).

Os peritos do IML começaram a remoção dos cadáveres, que foram encaminhados para a sede do instituto, no bairro de Santo Amaro. A esposa do piloto da aeronave, identificado como o brigadeiro reformado da Aeronáutica Rivaldo, foi ao local do acidente. As famílias das demais vítimas estão se dirigindo para os aeroportos do Recife e de Natal.

A Noar Linhas Aéreas divulgou, no início da tarde de hoje, uma segunda nota oficial com os nomes de todas as vítimas do acidente registrado esta manhã no Recife e que causou a morte de 16 pessoas, sendo dois tripulantes e 14 passageiros.
Saiba mais sobre os 16 mortos na queda do voo 4896 da Noar:
- Piloto Rivaldo Paurílio Cardoso, 68 anos, brigadeiro reformado da Aeronáutica, com 40 anos de voo, com experiência em voos comerciais e de grande porte;
- Co- piloto Roberto Gonçalves, 55 anos, piloto civil há 20 anos e tinha duas mil horas de voo. De acordo com o irmão da vítima, o também piloto Jairo Gonçalves, Roberto estava de folga hoje e foi trabalhar para substituir um amigo; 
- Carla Suely Barbosa Moreira, 36 anos, era delegada Receita Federal de Mossoró e tinha vindo ao Recife participar de uma reunião;
- Antônia Fernanda Jalles era professora e trabalhava no Núcleo de Educação Infantil
da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); 
- Ivanildo Santos Filho, 46 anos, era pastor e funcionário da Faculdade Maurício de Nassau. Ele estava indo a Natal fazer uma avaliação de rotina na unidade do Rio Grande do Norte; 
- Natan Braga, 39 anos, era supervisor de frota da Supergasbras e estava indo a Natal para um treinamento. Deixa dois filhos gêmeos de um ano de idade e a esposa Ana Cláudia. Natan tinha outros dois filhos do primeiro casamento;
- André Louis Pimenta Freitas, 39, sócio-diretor da Imperjet, filho do presidente do CDL de Fortaleza, Francisco Freitas Cordeiro;
- Camila Marino, 28 anos, trabalhava na empresa Blackberry. Era casada sem filhos. Pais moram em São Paulo;
- Marcos Ely Soares de Araújo, 44 anos, diretor de Engenharia da Moura Dubeux. Ia para a cidade de Natal participar da entrega de um empreendimento. Trabalhava na empresa há 20 anos. Ingressou na construtora como estagiário. Deixa esposa e dois filhos;
- Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque, 41 anos, professor de odontologia. Seguiria para a cidade de Natal onde ministraria aulas em um curso de pós-graduação. Ele era professor daAssociação Caruaruense de Ensino Superior (Asces)há mais de 10 anos nos Cursos de Odontologia e de Pós-graduação em Ortodontia, possuía graduação pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (UPE) e mestrado em Ortodontia na Universidade Camilo Castelo Branco, além de atuar em outras Instituições no Nordeste. Bruno nasceu em Jaboatão dos Guararapes, morava em Olinda. Deixa mulher e dois filhos;
- Raul Farias, 24 anos, professor de odontologia. Era cirurgião destista e atuava no Recife na área de Odontologia Estética, Prótese e Cirurgia. Concluiu a graduação em Odontologia do Recife em 2009 na Faculdade de Odontologia do Recife. Viajava para Natal para dar aulas.
- Marcelo Campelo, 66, engenheiro, trabalhava na Marca Engenharia, empresa situada no Recife. Iria a Natal para acompanhar obras de uma concessionária de carros (Toyolex). Era casado, mas não tinha filhos. Voltaria hoje mesmo ao Recife;
- Maria da Conceição Oliveira, 46, engenheira também da Marca Engenharia. Acompanhava Marcelo Campelo na visita às obras da concessionária. Era solteira e não tinha filhos; 
- Débora Santos, deixa uma filha de quatro anos, era moradora de Boa Viagem. Trabalhava com processamento de dados;
- Johnsson Nascimento Pontes era caminhoneiro e tinha vindo ao Recife para fazer exames médicos e tirar documentos para viajar para Angola, onde pretendia trabalhar. Ele morava em São Paulo do Potengi (RN). Era casado e tinha dois filhos;
- Breno Faria era gerente da empresa Itambé e atuava no Recife. 


Confira histórico das quedas de aviões em áreas urbanas de Pernambuco nas últimas décadas:
22 de fevereiro de 2011
O bairro do Pina, na Zona Sul, por pouco não foi palco de uma tragédia. Por volta das 12h40, avião de pequeno porte, um ultraleve avançado modelo Vimana de Asa Alta, sobrevoava a área quando caiu sobre uma residência, após ter batido levemente em outras três, quando tentava pousar na pista do Aeroclube de Pernambuco. O piloto, o empresário Antônio Carlos de Carvalho, 42 anos, que estava sozinho na aeronave, sofreu lesões na cabeça e nas costas, mas sobreviveu. Ninguém ficou ferido.
1º de outubro de 2010
Um avião de pequeno porte, modelo Cessna182, com prefixo PR-HSS, realizou um pouso forçado no canteiro central da BR-101, no Ibura. De acordo com o piloto José Pedro Galdino Filho, o monomotor partiu de Patos (PB), em direção ao Recife. O piloto informou que o avião apresentou falha mecânica e, por isso, teve que fazer uma aterrissagem forçada. Ninguém ficou ferido 
21 de abril de 2010
Uma aeronave de pequeno porte caiu nas proximidades de um manguezal, no Recife, por volta das 8h40. Dois ocupantes ficaram feridos. O avião caiu perto do Aeroclube, no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade. As vítimas foram socorridas por tripulantes de um helicóptero da Polícia Militar e levadas para o Hospital da Aeronáutica, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Ninguém morreu 
23 de novembro de 2008
O avião Beech Super King Air 200, que pertencia à banda Calypso caiu na praça San Martin, no Recife. Quatro casas foram danificadas. A aeronave levava dez pessoas, que retornavam de um evento no emTeresina (PI). O piloto Eurico Pedrosa Júnior, 46 anos, morreu na hora. Gilberto Silva, produtor financeiro da banda, foi levado ao Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos 
14 de setembro de 2008
Um avião monomotor, de pequeno porte, caiu numa tarde de sábado sobre o telhado de um galpão localizado na Rua Amador Bueno. O piloto da aeronave sofreu ferimentos leves. O avião ia pousar no Aeroclube, mas caiu num trecho próximo ao Atacadão dos Presentes. O inquérito apontou falta de combustível 
Em 21 de abril de 2008
Um monomotor de instrução particular Paulistinha CAP-4 caiu no bairro do Pina, próximo ao Aeroclube. Não houve vítimas, apenas danos materiais. De acordo com o piloto, a queda ocorreu por causa de uma pane no motor, logo após a decolagem
11 de novembro de 1991
Um avião da Nordeste Linhas Aéreas, modelo EMB 110 Bandeirante, cai numa praça do bairro do IPSEP, no Recife, matando todos os seus 15 ocupantes (12 passageiros e três tripulantes), além de uma criança e um aposentado que estavam na praça. O avião seguia do Recife para Salvador. O desastre foi causado por uma falha no motor na decolagem. Foi o maior acidente registrado em área urbana no Recife.

Por: Diário de Pernambuco


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