30 de julho de 2013
A sexta-feira (30) em Nova York,
nos Estados Unidos, foi de muita pernambucanidade. Durante a manhã, um arrastão
com direito a muito frevo e bonecos gigantes invadiu a Times Square
distribuindo sombrinhas e camisas para as pessoas que pararam para ver, ouvir e
- porque não - dançar a cultura pernambucana.
Mais de cinquenta pessoas, todas
devidamente trajadas com uma camisa que faz alusão a Pernambuco como destino
turístico, ocuparam a escadaria da Times Square fazendo uma grande festa. O
apresentador Serginho Groismann, que vai novamente apresentar o Brazilian Day
em Nova York, marcou presença, bem como o seu boneco gigante.
Durante a tarde, a música de
Pernambuco ecoou também em Seaport, no sul de Manhattan. André Rio e sua banda
realizaram apresentações tocando variados ritmos típicos do Estado: frevo,
maracatu, forró e até Mangue, uma verdadeira mostra da diversidade musical de
Pernambuco. Os show tiveram também a presença de bonecos gigantes e passista.
A música contagiou muita gente
que passava pelo famosos ponto turístico de Manhattan. A israelense Gali
Rosenberg, que está passando uma temporada de dois meses nos Estados Unidos,
foi uma das pessoas que se arriscaram no passo do frevo. Ela, que nunca foi ao
Brasil, disse ter amigos brasileiros, mas não conhecer o ritmo tipicamente
pernambucano.
"O que eu gosto na cultura
brasileira é que ela é quente e as pessoas sabem como celebrar a vida",
disse a turista israelense, enquanto aprendia alguns passos do frevo empunhando
uma sombrinha. As atividades fazem parte da campanha Pernambuco é só chegar,
promovida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empetur, com o objetivo de
promover Pernambuco como destino turístico aproveitando o Brazilian Day, que
acontece no próximo domingo (1º).
Ao todo, 19 pessoas, incluindo o
secretário Alberto Feitosa e o presidente da Empetur, André Correia, e
jornalistas, além do cantor André Rio e sua banda, foram convidados pelo
governo estadual para o Brazilian Day. As atividades promovidas incluíram
encontro com agentes de turismo locais, shows de André Rio em Seaport e na
lavagem da Rua 46, cortejo ao som frevo até o palco principal do Brazilian Day
e um estande de Pernambuco no evento.
Bonecos de Olinda com ícones da cultura pernambucana, como o Cabloco de Lança e o Rei do Baião estavam presentes nos States. Foto: Felipe Mendes/LeiaJá.
"É uma grande ação de
marketing turístico", resume o secretário Feitosa, complementando:
"Quem não é visto, não é lembrado". O investimento total da ação foi
R$ 400 mil. Além das ações localizadas, o governo pernambucano é hoje um dos
patrocinadores do Brazilian Day, e pretende aumentar sua presença no maior
evento brasileiro realizado fora do país como parte da estratégia de incluir
definitivamente o Estado como destino preferencial para quem parte dos Estados
Unidos rumo ao Brasil.
Alberto Feitosa lista quatro
principais focos nas atividades realizadas durante o Brazilian Day pelo turismo
de Pernambuco. Cumprir as tratativas feitas com a American Airlines, que criou
um voo direto do Recife para os Estados Unidos é um deles. A companhia aérea é
hoje uma parceira, segundo o gestor. Divulgar o destino turístico Pernambuco
como um todo, chamando atenção para diferentes chamarizes de visitantes tembém
está na pauta. "O que se destaca é a pluralidade do destino turístico
Recife", opina o secretário.
Outro objetivo é conectar o
trabalho à divulgação do Recife para os principais emissores de turistas para a
região, que são brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Há
ainda, com a divulgação das ações realizadas em Nova York, a intenção de
"Aumentar a autoestima dos agentes do trade turístico pernambucano",
avisa Feitosa.
Resultados
Na visão do gestor, ações deste
tipo têm dado resultados concretos ao turismo pernambucano. Ele cita como
exemplo a participação crescente de agentes de viagens de Nova York nos eventos
de capacitação realizados pela Setur-PE e Empetur: "Em 2011, tivemos 6
pessoas no jantar de divulgação, no ano seguinte foram 32. Este ano foram 150
pessoas".
Ter um voo direto para os Estados
Unidos é fundamental para o desenvolvimento do turismo internacional de
Pernambuco. "Hoje, somos a capital do Nordeste com mais voos
internacionais", avisa Alberto Feitosa. O secretário cita dados da
American Airlines, que detectou um aumento de 34% de viagens ao Recife em
2013. "Destes, 10% são americanos", completa.
2013 foi o primeiro ano em que a
Setur-PE contratou uma equipe específica para amplificar suas ações no
Brazilian Day através das redes sociais. A intenção é voltar no próximo ano -
quando acontece a 30ª edição do Brazilian Day - com uma presença ainda mais
forte no evento.
Por: LeiaJá.
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