domingo, 5 de novembro de 2017

Em 1974, vereador foi criticado por querer trocar o nome da Rua Bomba do Hemetério

O vereador Ireno Tibúrcio queria substituir o nome da Rua Bomba do Hemetério pelo do jornalista Dias da Silva. Foto: Jânio Odon/2010.

No dia 1º de fevereiro de 1974, o Diário de Pernambuco em sua seção "Opinião" dedicada aos leitores do referido jornal, publicou uma crítica do Sr. Paulo do Couto Malta ao saudoso vereador do Recife, Ireno Tibúrcio Cavalcanti, onde o mesmo, havia encaminhado um projeto a Câmara Municipal no sentido de trocar o nome da Rua Bomba do Hemetério pelo do jornalista Dias da Silva. A contestação parece ter dado certo, pois até hoje permanece o antigo nome.

Acompanhe trechos da carta, que dizia o seguinte: COISAS DA CIDADE (o título). Está na resenha  dos trabalhos da Câmara Municipal projeto do vereador Ireno Tibúrcio, mandando substituir  o nome da Rua Bomba do Hemetério pela do jornalista Dias da Silva. A considerar ainda que a Bomba do Hemetério tem dimensões , hoje, de bairro.

Não queremos retirar a ninguém o mérito de ter nome em rua, principalmente quando o nome é de jornalista. Mas que não sacrifique um nome tradicional como da Bomba do Hemetério, pitoresco e certamente de significação local, para substituí-lo por outro.

Trecho da nota publicada no Diário de Pernambuco em 1º de fevereiro de 1974.

Jamais a Bomba do Hemetério seria Rua jornalista Dias da Silva, a não ser para correspondência postal entre os seus moradores e pessoas de fora. Agora, o vereador Tibúrcio quer o Dias da Silva no lugar da Bomba do Hemetério. O informal nas preposições desse teor é dar o nome a rua recém-construída ou a construir. Aprovado o projeto, o nome fica de remissa à espera de nova rua.

Pode demorar um pouco, mas a rua batizada com o nome a honrar, jamais perderá a designação original. Dias da Silva está a merecer a homenagem, mas, sem prejuízo de nomes já firmados e consagrados. Se a política da intocabilidade do nome "tombado" pelo povo não sofrer alteração, os futuros vereadores eximir-se-ão no futuro, de muitas falhas herdadas neste particular pelos predecessores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário